O secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, representou a governadora Roseana Sarney, na instalação dos trabalhos legislativos de 2013 (3ª Sessão Legislativa da 17ª Legislatura) da Assembleia Legislativa do Maranhão. A solenidade, realizada nesta segunda-feira (4), no Plenário Nagib Haickel, foi coordenada pelo presidente da Casa, deputado Arnaldo Melo. Na ocasião, Luis Fernando fez a leitura da mensagem do Executivo, apresentando uma síntese da atual situação do Estado.
Segundo a governadora Roseana Sarney o Maranhão ultrapassou 2012 com segurança e inicia 2013 com entusiasmo. Ressalta a importância de trabalhar em conjunto com o Legislativo “com a perspectiva de superarmos os grandes desafios que se impõem ao desenvolvimento econômico e social do Maranhão”.
No discurso, destaque para o equilíbrio das contas públicas, o que garantiu ao Tesouro Estadual ampliar investimentos e implantar projetos estruturantes. A solidez econômica do Estado foi essencial para a elevação do nível de endividamento e a capacidade de pagamento do serviço da dívida pública. “Com o apoio da Assembleia Legislativa foi possível aprovar operações de créditos provenientes das linhas de financiamento do BNDES no valor de R$ 2,8 bilhões e do Programa de Apoio ao Investimento dos Estados e do Distrito Federal (Proinveste), no valor de R$ 1 bi, recurso referente ao Programa Viva Maranhão”, destacou Luis Fernando Silva.
A mensagem apresentou um balanço das ações realizadas nas áreas de saúde (implantação de 1.680 leitos, construção de novos hospitais e UPAs); infraestrutura (Adutora Italuis, asfaltamento de rodovias, investimentos no Porto do Itaqui, potencial energético do estado); agricultura (avanço na erradicação da febre aftosa e distribuição de sementes); segurança pública (aquisição de novos veículos e equipamentos, implantação do sistema de videomonitoramento, regionalização do sistema penitenciário); e cultura (investimentos para o Carnaval, Festejos do Divino, São João, comemorações dos 400 anos de São Luís).
Para a governadora Roseana Sarney, foi imprescindível a valorização do servidor público estadual com a criação do Plano de Carreira, Cargos e Salários para os servidores ativos, aposentados e pensionistas. “Prosseguiremos para tornar o Maranhão um estado mais forte econômica e socialmente a cada ano e com mais e melhores oportunidades para todos”.
Foto: Handson Chagas
Esse é o homem preparado para ser o novo governador do Maranhão e ele já provou quando foi prefeito de São José de Ribamar.