A Prefeitura de São Luís, por meio da Secretaria Municipal de Desportos e Lazer (Semdel), realiza nesta quinta-feira (31), a solenidade de lançamento do Programa São Luís Saudável, a partir das 16h, no Parque do Bom Menino. O programa é destinado, principalmente, às classes de menor poder econômico que não podem pagar para ter acesso à academia ou outro espaço para a prática de atividades físicas.
O São Luís Saudável consiste em proporcionar ações nas áreas esportiva, recreativa e de lazer para as comunidades que residem nas áreas próximas ao Parque do Bom Menino, bem como demais membros da sociedade ludovicense e turistas.
A proposta é oferecer opções de atividades que possam ser realizadas no momento de lazer da comunidade, aproveitando os espaços públicos que ela dispõe, incentivando a prática esportiva, recreativa, cultural, enfatizando a importância da manutenção da saúde e da cidadania.
As atividades do Programa serão, inicialmente, realizadas no Parque do Bom Menino com a assistência de profissionais especializados que estarão disponíveis para dar suporte aos usuários do local. As atividades serão disponibilizadas em horários diferentes, com modalidades variadas de esporte e lazer com o intuito de estimular a prática esportiva voltada para uma vida saudável.
Metas
O “São Luís Saudável” visa atender aproximadamente 800 pessoas, entre crianças, jovens, adolescentes e adultos, durante as oito horas de realização diária do projeto.
As atividades serão divididas em: Estações de Alongamento e Ginástica, com a orientação e acompanhamento de exercícios, alongamentos, caminhadas e corridas; Estações de Recreações, com atividades voltadas a crianças, envolvendo o uso de bolas, bambolês, cordas e jogos populares e a Estação Esportiva, que contempla a área de prática de esportes, incluindo as modalidades de futsal, voleibol, handebol, basquetebol e capoeira. Outras atividades serão oferecidas como aulões de ginástica, aeróbica e oficinas de artesanato.
Além do Parque, outros núcleos serão criados em São Luís no decorrer do ano, tendo como objetivo a expansão do programa a toda a capital. De acordo com o secretário de Desportos e Lazer, Raimundo Penha, “é determinação do prefeito Edivaldo Holanda Júnior a revitalização das praças esportivas da capital, a criação de mais praças esportivas além da expansão dos serviços da secretaria à população. Estamos incluindo algumas dessas ações ao plano 120 dias de governo municipal, mas outras ações virão do decorrer desta gestão”, explicou.
Gostyaria de pedir ao Sr. secretario de esporte Raimundo Penha que inclua nesse programa o conjunto Planalto vinhais II, pois o mesmo possui muitas quadras e praças que servem a penas para muitos jovens do bairro e de outras redondezas consumirem drocas , não temos como fazer caminhadas e nem levas as nossas crianças para brincarem de bicicleta não iluminação púlblica no local , temos em todas as quadras areas livres para ser exploradas pelos moradores mas não temos uma conservação dos mesmo. espero que essa gestão venha fazer a diferença.