O ano de 2013 promete ser de grandes conquistas para o handebol maranhense. A primeira delas será a construção do Ginásio Poliesportivo da Barrigudeira, no bairro Monte Castelo. A obra, pertencente à Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), teve início de janeiro, mas somente nesta sexta-feira (1º), o secretário Joaquim Haickel irá lançar a pedra fundamental do mais novo ginásio de São Luís. A solenidade ocorre às 9h, ao lado da Unidade Integrada Barbosa de Godóis, no Monte Castelo.
De acordo com o secretário Joaquim Haickel, a construção do Ginásio da Barrigudeira atende a um pedido antigo da comunidade. Haickel explicou que o sonho da construção do novo espaço para a prática de esportes só foi possível de ser realizado devido à Lei de Incentivo ao Esporte. A construção do ginásio tem o patrocínio da Companhia Energética do Maranhão (Cemar).
“A obra está sendo feita com recursos da Lei de Incentivo ao Esporte. O Ginásio da Barrigudeira demonstra o quão importante é a parceria da iniciativa privada com o poder público. O dinheiro é público e estamos construindo o ginásio com o apoio da sociedade. O projeto que estamos desenvolvendo está indo em auxílio a uma escola pública que tem se notabilizado por seus atletas de handebol”, declarou.
E o desempenho dos alunos da U.I. Barbosa de Godóis na competições esportivas, principalmente, no handebol, realmente tem impressionado nos últimos anos. Mesmo sem contar com um local fixo para treinar, a garotada da escola sempre se superou para conseguir excelentes resultados tanto a nível Estadual como nacional.
Nos últimos anos, as equipes de handebol da U.I. Barbosa de Godóis estiveram nas finais das principais competições que disputaram como os Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e as Olimpíadas Escolares. Para o professor Eduardo Telles, o Ginásio da Barrigudeira será um patrimônio das escolas públicas estaduais do Estado.
“Esse é um sonho nosso desde 2009. A gente nunca teve um lugar próprio para treinar. Treinávamos em qualquer lugar. Os resultados começaram a aparecer e o secretário Joaquim Haickel se sensibilizou e nos ajudou por meio da Lei de Incentivo ao Esporte. Através da Lei, a Cemar acreditou na ideia e vamos ter o nosso ginásio. O Ginásio da Barrigudeira não será um patrimônio somente do Barbosa de Godóis, mas de todas as escolas públicas estaduais”, disse Telles.
A previsão é que a obra seja concluída em 90 dias. O Ginásio Poliesportivo da Barrigudeira está sendo construído em uma área com 585 m², e terá demarcações para atividades de handebol, futsal, basquete e vôlei incluindo redes, traves metálicas e placas com aro de basquete o que fortalecerá os treinos, as práticas esportivas e o desenvolvimento esportivo social.
Atualmente, o projeto esportivo da U.I. Barbosa de Godóis atende 280 alunos entre os 7 e 18 anos. Além dos alunos da própria escola, estudantes de outras quinze instituições da rede pública também frequentam as aulas de handebol.
Parabens secretariao Joaquim Haickel.O sr mesmo com pouco recurso conseguindo dar um impulso no esporte amador.Veja nosso moto clube e nossa piscina .peça apoio desses deputados que so aparecem quando algum time ganha titulo e se dizem apoiadores do esporte
Parabéns Joaquim Haickel 2013 começando muito bem e mostrando seu potencial como Secretário. Esta escola merece esta quadra…morei por muito tempo no Monte Castelo e observava como esses alunos tinham aula de educação física…muita das vezes no sol, sem condições alguma e os professores fazendo o que dava. Esta quadra beneficiará muitos do bairro Monte Castelo.