Prefeitura apoia carnaval nos bairros de São Luís

1comentário

fuzileiros

Uma grande festa com os ritmos e as tradicionais manifestações culturais espalhadas por vários bairros da cidade, onde as praças e as ruas se tornarão verdadeiros bailes a céu aberto. Assim será a folia de Momo na “Capital Brasileira da Alegria”. Entre os dias 09 e 12 de fevereiro, famílias inteiras poderão prestigiar e brincar o carnaval sem sair da sua comunidade, com uma programação voltada para atender públicos de todas as idades.

A Prefeitura terá como palco principal a Praça Maria Aragão, no entanto, apoiará diversos eventos comunitários na grande São Luís e zona rural. A programação acontecerá de 17h às 23h e, além de garantir apoio com infraestrutura (palco, sonorização, iluminação, banheiros químicos), atrações como tribos de índio, blocos tradicionais, blocos alternativos, bateria de escolas de samba, blocos afro, tambor de crioula e shows artísticos incrementarão as festividades locais.

“O nosso objetivo é fortalecer as manifestações carnavalescas espalhadas pelos bairros da capital e resgatar esse vínculo comunitário como aconteciam na década de 60, quando as pessoas brincavam o carnaval na sua própria comunidade”, destaca o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves.

A parceria entre diversas secretarias municipais e outros órgãos, como a Polícia Militar e a Cemar, garantirão a segurança, o conforto e o bem-estar do folião durante o Carnaval. Nos pontos em que acontecerão os eventos carnavalescos em parceria com a Prefeitura, haverá o disciplinamento do trânsito, do comércio informal, bem como, a limpeza dos logradouros públicos. A Guarda Municipal também estará presente para reforçar a segurança.

Passarela do Samba – Este ano, devido o contingenciamento financeiro enfrentado pela Prefeitura, que resultou na desistência das agremiações carnavalescas em desfilarem na Passarela do Samba, o Prefeito Edvaldo Holanda Júnior, destinou metade dos recursos para a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e os outros 50% foram mantidos para custear os bailes da cidade e apoiar os eventos comunitários.

Após o Carnaval, a Func e a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) promoverão um seminário para avaliar e planejar o evento, com base em uma política de sustentação das festas carnavalescas, envolvendo todos os atores que compõem a cadeia produtiva, exemplo das entidades, agremiações carnavalescas, empresários, produtores e poder público.

Confira a programação

Praça Maria Aragão – 9 a 12 de fevereiro
Dia 9 (sábado gordo)
Tambor de Crioula de Apolônio
Show Cantigas de Roda, com Rosa Reis
Banda Argumento
Banda Mix Brasil
Banda Jegue Folia
Banda Makina do Tempo

Dia 10 (domingo gordo)
Tambor de Crioula da Fé em Deus
Troupe Carnavalesca, com Sandra Cordeiro, Palhaço Irê, Silvana Cartágenes
Show com Mano Borges
Grupo de Pagode Vamu de Samba
Banda Big Band
Banda Baré de Casco

Dia 11 (segunda-feira)
Tambor de Crioula de Leonardo
Show com o Quinteto da Folia (Gilvan Mocidade, Jota Junior, Jailson Pereira, Wallace Godinho, Alessandra Loba)
Carnareggae com a banda Filhos de Jah, Zé Lopes, Santa Cruz, Célia Sampaio
Banda Vagabundos do Jegue

Dia 12 (terça-feira)
Afro Encanto (encontro dos blocos afros Akomabu, Abibimã, Juremê, Oficina Afro, Aruanda, Didara, Omnirá, Abi Iê Iê, Gdam, Netos de Nanã
Show com Tereza Cantu
Banda A Máquina de Descascar Alho
Bicho Terra
Trupiada da Ilha

Anjo da Guarda – 10 e 11 de fevereiro
Dia 10 (domingo gordo)
Baile/ Programação Comunitária
Grupo Zabumbaça
Banda Confraria do Copo
Bicho Terra
Dia 11 (segunda-feira)
Baile/ Programação Comunitária
Show Mano Borges
Grupo Madrillenus
Banda Jegue Folia

Cohab/Cohatrac – 10 a 11 de fevereiro
Dia 10 (domingo gordo)
Baile/ Programação Comunitária
Show de Ronald Pinheiro
Banda Vagabundos do Jegue
Banda A Máquina de Descascar Alho

Dia 11 (segunda-feira)
Baile/ Programação Comunitária
Bicho Terra
Banda Big Band
Banda Argumento

Desterro – 11 e 12 de fevereiro
Dia 11 (segunda-feira)
Baile/ Programação Comunitária
Show com o Grupo Lamparina
Banda Tirando Onda
Confraria do Copo

Dia 12 (terça-feira)
Baile/ Programação Comunitária
Sindicato do Samba
Show com o Quinteto da Folia (Gilvan Mocidade, Jota Junior, Jailson Pereira, Wallace Godinho, Alessandra Loba
Banda Bicicleta do Samba

1 comentário para "Prefeitura apoia carnaval nos bairros de São Luís"


  1. Lilian Matos

    O Carnaval este ano vai ser o mais triste pra mim. Faz 10 anos que não deixo de assistir os desfiles das Escola de Samba. Alias as duas noites que saiu de casa é domingo e segunda para sentar na arquibancada e ouvir a voz marcante do Locutor da Passarelo Frank Matos chamando para as escolas fazerem aquilo que prepararam o ano todo e mostrar para seus torcedores a beleza das escola e do nosso carnaval. É uma tristeza,não vou ter motivo para sair de casa para ver a minha escola desfilar. Quero deixar o meu rupúdio. Graças a Deus sou nova e quatro anos passa rapido.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: