Lançada a 9ª edição do Festival Geia de Literatura

1comentário

geia

Lançada, nesta sexta-feira (25), na sede do Liceu Ribamarense I, a 9ª edição do Festival Geia de Literatura. O evento contou com a presença do secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva; do presidente do Instituo Geia, Jorge Murad e do prefeito de Ribamar, Gil Cutrim; de associados, patrocinadores, professores e estudantes. “O festival tem como objetivo despertar o hábito da leitura, o que tem contribuído para a melhoria da qualidade do ensino em Ribamar”, declarou Luis Fernando Silva, que é ex-prefeito da cidade.

O secretário chefe da Casa Civil destacou que a iniciativa já apresenta resultados, de acordo com os índices do Ministério da Educação. “O Liceu Ribamarense I registrou Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 6,8% e o Ribamarense II, alcançou 6,6%, ficando entre as melhores escolas maranhenses. O resultado se deve em parte a iniciativas como essa, além de outros investimentos que contribuem para uma educação pública de qualidade é possível”.

O Festival Geia de Literatura é realizado anualmente, sempre na última semana de agosto, em São José de Ribamar. A 9ª edição ocorrerá nos dias dias 28, 29 e 30 de agosto e englobará a V Gincana Geia do Conhecimento, com o V Desafio de Literatura, em parceria com a Faculdade Atenas Maranhense (Fama); a IV Olimpíada de Matemática, com a colaboração da Faculdade Pitágoras; o IV Concurso Professor Pesquisador; e o III Prêmio Geia de Monografia.

As inscrições estarão abertas a partir do dia 1º de março pelo site do instituto (www.geia.org.br). Segundo o presidente do Instituto Geia, Jorge Murad, já são nove anos contribuindo para o reforço escolar e incentivando o gosto dos alunos pela leitura. “Nesse período, temos aprimorado o festival, lançando novas atividades e gincanas, valorizando a literatura, especialmente os autores maranhenses”, explicou Jorge Murad. Este ano, a gincana cultural vai trabalhar as obras “A bolsa amarela”, de Lygia Bojunga; e “O cortiço”, do maranhense Aluízio Azevedo.

Durante os três dias do evento, intelectuais, escritores, romancistas, cronistas e poetas vão manter contato direto com a população de Ribamar, participando de palestras, feira de livros e oficinas literárias, valorizando a cultura e a tradição literária.

Para o prefeito Gil Cutrim, os alunos são os mais beneficiados com a iniciativa. “O festival vem fomentar a leitura trazendo mais conhecimentos sobre a literatura brasileira e maranhense. Estamos satisfeitos com essa parceria e esperamos que o festival seja um sucesso”, ressaltou.

1 comentário »

Prefeitura apoia carnaval nos bairros de São Luís

1comentário

fuzileiros

Uma grande festa com os ritmos e as tradicionais manifestações culturais espalhadas por vários bairros da cidade, onde as praças e as ruas se tornarão verdadeiros bailes a céu aberto. Assim será a folia de Momo na “Capital Brasileira da Alegria”. Entre os dias 09 e 12 de fevereiro, famílias inteiras poderão prestigiar e brincar o carnaval sem sair da sua comunidade, com uma programação voltada para atender públicos de todas as idades.

A Prefeitura terá como palco principal a Praça Maria Aragão, no entanto, apoiará diversos eventos comunitários na grande São Luís e zona rural. A programação acontecerá de 17h às 23h e, além de garantir apoio com infraestrutura (palco, sonorização, iluminação, banheiros químicos), atrações como tribos de índio, blocos tradicionais, blocos alternativos, bateria de escolas de samba, blocos afro, tambor de crioula e shows artísticos incrementarão as festividades locais.

“O nosso objetivo é fortalecer as manifestações carnavalescas espalhadas pelos bairros da capital e resgatar esse vínculo comunitário como aconteciam na década de 60, quando as pessoas brincavam o carnaval na sua própria comunidade”, destaca o presidente da Fundação Municipal de Cultura (Func), Francisco Gonçalves.

A parceria entre diversas secretarias municipais e outros órgãos, como a Polícia Militar e a Cemar, garantirão a segurança, o conforto e o bem-estar do folião durante o Carnaval. Nos pontos em que acontecerão os eventos carnavalescos em parceria com a Prefeitura, haverá o disciplinamento do trânsito, do comércio informal, bem como, a limpeza dos logradouros públicos. A Guarda Municipal também estará presente para reforçar a segurança.

Passarela do Samba – Este ano, devido o contingenciamento financeiro enfrentado pela Prefeitura, que resultou na desistência das agremiações carnavalescas em desfilarem na Passarela do Samba, o Prefeito Edvaldo Holanda Júnior, destinou metade dos recursos para a Secretaria Municipal de Saúde (Semus), e os outros 50% foram mantidos para custear os bailes da cidade e apoiar os eventos comunitários.

Após o Carnaval, a Func e a Secretaria Municipal de Turismo (Setur) promoverão um seminário para avaliar e planejar o evento, com base em uma política de sustentação das festas carnavalescas, envolvendo todos os atores que compõem a cadeia produtiva, exemplo das entidades, agremiações carnavalescas, empresários, produtores e poder público.

Confira a programação

Praça Maria Aragão – 9 a 12 de fevereiro
Dia 9 (sábado gordo)
Tambor de Crioula de Apolônio
Show Cantigas de Roda, com Rosa Reis
Banda Argumento
Banda Mix Brasil
Banda Jegue Folia
Banda Makina do Tempo

Dia 10 (domingo gordo)
Tambor de Crioula da Fé em Deus
Troupe Carnavalesca, com Sandra Cordeiro, Palhaço Irê, Silvana Cartágenes
Show com Mano Borges
Grupo de Pagode Vamu de Samba
Banda Big Band
Banda Baré de Casco

Dia 11 (segunda-feira)
Tambor de Crioula de Leonardo
Show com o Quinteto da Folia (Gilvan Mocidade, Jota Junior, Jailson Pereira, Wallace Godinho, Alessandra Loba)
Carnareggae com a banda Filhos de Jah, Zé Lopes, Santa Cruz, Célia Sampaio
Banda Vagabundos do Jegue

Dia 12 (terça-feira)
Afro Encanto (encontro dos blocos afros Akomabu, Abibimã, Juremê, Oficina Afro, Aruanda, Didara, Omnirá, Abi Iê Iê, Gdam, Netos de Nanã
Show com Tereza Cantu
Banda A Máquina de Descascar Alho
Bicho Terra
Trupiada da Ilha

Anjo da Guarda – 10 e 11 de fevereiro
Dia 10 (domingo gordo)
Baile/ Programação Comunitária
Grupo Zabumbaça
Banda Confraria do Copo
Bicho Terra
Dia 11 (segunda-feira)
Baile/ Programação Comunitária
Show Mano Borges
Grupo Madrillenus
Banda Jegue Folia

Cohab/Cohatrac – 10 a 11 de fevereiro
Dia 10 (domingo gordo)
Baile/ Programação Comunitária
Show de Ronald Pinheiro
Banda Vagabundos do Jegue
Banda A Máquina de Descascar Alho

Dia 11 (segunda-feira)
Baile/ Programação Comunitária
Bicho Terra
Banda Big Band
Banda Argumento

Desterro – 11 e 12 de fevereiro
Dia 11 (segunda-feira)
Baile/ Programação Comunitária
Show com o Grupo Lamparina
Banda Tirando Onda
Confraria do Copo

Dia 12 (terça-feira)
Baile/ Programação Comunitária
Sindicato do Samba
Show com o Quinteto da Folia (Gilvan Mocidade, Jota Junior, Jailson Pereira, Wallace Godinho, Alessandra Loba
Banda Bicicleta do Samba

1 comentário »

Bethânia quer seis mil no Castelinho

0comentário

bethaniaO Maranhão Basquete inicia, neste domingo (27), sua caminhada na Liga de Basquete Feminino (LBF). O primeiro desafio do time maranhense será diante do Sport-PE, uma das equipes mais fortes desta edição da LBF. Por esse motivo, o apoio do torcedor será fundamental para que o MB estreie com uma vitória na competição nacional. Para a armadora Bethânia, que chegou ao Maranhão Basquete nesta temporada, é importante que o Ginásio Castelinho, palco do duelo contra o Sport-PE, esteja com sua capacitação máxima: 6 mil torcedores.

“Eu, particularmente, gosto de ginásio cheio. Vamos jogar na nossa casa e com tudo a nosso favor. Pior é jogar contra. Vamos jogar com muita alegria. Para o basquete, isso é excelente. Nenhuma jogadora gosta de entrar em quadra e ver o ginásio vazio. Tem lugar em outros times que você vê meia dúzia de pessoas e, aqui, vamos ter um público grande. São Luis está de parabéns”, destacou a armadora.

Na última edição da LBF, Bethânia esteve muito perto de liderar a equipe de Ourinhos-SP ao título. A equipe paulista ficou com o vice-campeonato em 2012, enquanto a armadora foi a terceira principal jogadora em número de assistências, tendo uma média de 4,6 assistências por jogo. E se não bastasse a qualidade individual, a atleta do MB é só elogios para o entrosamento da equipe dentro de quadra.

Em apenas três semanas de treinos, Bethânia avalia que o MB está em uma crescente. Por isso, para o jogo contra o Sport-PE, o time maranhense estará bem para jogar de igual para igual.

“A gente está um pouco ansiosa para estrear dentro de casa. Acho que o pessoal de São Luís vai encher o ginásio para ajudar a gente. A equipe está numa crescente e já vai pegar uma das favoritas ao título logo de cara, mas nossa equipe está bem para jogar essa partida no domingo”, destacou.

E a armadora do MB completou: “o Sport, a gente respeita o lado de lá, mas nossa equipe é forte apesar de a gente estar pouco tempo treinando junto. Eu e mais algumas atletas jogávamos na mesma equipe. Então, a gente tem entrosamento. A gente conhece a Iziane, algumas por seleção, a Kelly também. O grupo é um grupo legal, o tempo todo querendo vencer. Joga sempre para vencer e não gosta de perder. Vamos lutar o tempo todo”, finalizou Bethânia.

Maranhão Basquete e Sport-PE entram em quadra no domingo (27) às 9h. A partida será realizada no Ginásio Castelinho, em São Luís.

sem comentário »

Gil autoriza construção de creches em tempo integral

2comentários

gilcutrim
O prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), autorizou, nesta sexta-feira (24), a construção de cinco Creches Municipais em tempo integral nos bairros São José dos Índios, Novo Cohatrac, Alto do Turu, Matinha e Miritiua. Gil Cutrim também entregou duas novas ambulâncias que irão reforçar o atendimento no setor municipal de saúde.

As obras de construção das unidades públicas educacionais terão duração de um ano e estão sendo custeadas com recursos federais (cerca de R$ 5 milhões), através do Ministério da Educação. Cada Creche Municipal terá capacidade para atender até 120 alunos, com idade variando entre quatro meses e cinco anos, e será dotada de toda a infraestrutura necessária (salas de aula, anfiteatro, playground, pátio coberto, refeitório, acessos para portadores de necessidades especiais, dentre outras) para oferecer educação de qualidade aos ribamarenses.

A construção das novas Creches Municipais reforça, ainda mais, o sistema educacional em tempo integral de São José de Ribamar, que já possui as Escolas Municipais Liceu Ribamarense I e Liceu Ribamarense II, construídas, equipadas e mantidas com recursos próprios da prefeitura e que formam a primeira rede de ensino público em tempo integral de São José de Ribamar e do Maranhão.

“Nossa administração continuará buscando parcerias com os Governos do Estado e Federal no sentido de formalizar mais parcerias que beneficiem o povo ribamarense”, afirmou Gil Cutrim.

“O Gil é um gestor sério e que aplica muito bem os recursos públicos. São por estas e várias outras ações que a administração municipal de São José de Ribamar é reconhecida nacionalmente”, garante o presidente da Câmara Municipal de Ribamar, vereador Beto das Vilas.

Também participaram da solenidade de assinatura das ordens de serviço os vereadores César Vieira (PSDC), Antônio Augusto (DEM), Negão (PMDB), Valberlena (PSDC) e Lindoso (PT do B).

Foto: Oswaldo Ceará

2 comentários »

Barreiras eletrônicas voltam a funcionar em São Luís

0comentário

Já estão em pleno funcionamento todas as barreiras eletrônicas que fazem o serviço de redução de velocidade nas principais avenidas da cidade, gerando maior disciplina e segurança no trânsito de São Luís. A titular da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), Myrian Aguiar, explica que o processo de reativação do contrato do serviço de fiscalização eletrônica foi retomado no primeiro dia da nova gestão.

De acordo com Myrian Aguiar, a utilização dos redutores de velocidade é de fundamental importância para a segurança do trânsito na capital. As barreiras foram instaladas nas principais avenidas de São Luís, em pontos estratégicos, após estudo técnico feito pela Coordenação de Estudos e Projetos de Engenharia de Tráfego da SMTT levando em consideração o índice de acidentes e a velocidade da via.

Existem 15 barreiras eletrônicas (redutores de velocidade) instaladas em São Luís.  O equipamento monitora a velocidade através de sensores instalados sob o asfalto (laços indutivos) que captam a presença da massa metálica do veículo. O aparelho mede o tempo que o veículo demora a passar do primeiro sensor até o segundo sensor, obtendo assim o cálculo da velocidade do veículo. A velocidade calculada é mostrada ao condutor de cada faixa de tráfego através de um painel de leds.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS