A 3ª Liga de Basquete Feminino começa neste sábado, às 12h, logo com o confronto entre Sport Recife e Americana, na Ilha do Retiro – o SporTV transmite. São duas das três equipes favoritas ao título – a outra é o Maranhão Basquete – apontadas pelos especialistas ouvidos pelo SPORTV.COM: os comentaristas Byra Bello e Renatinho, do Canal Campeão, e Hortencia.
– Três equipes têm chances reais: Maranhão, Sport e Americana – aponta Carlos Renato dos Santos, o Renatinho.
– A campeã paulista Americana vem com a experiência de várias competições e uma base formada. Vai lutar contra a força do Nordeste, Sport Recife e Maranhão, que terão jogadoras experientes, de seleção, e que individualmente podem decidir um jogo. Além da força da torcida.
O número de equipes baixou de nove para sete – além das três favoritas, Ourinhos, Guarulhos, Santo André e São José disputam a competição. Mas o trio é unânime em afirmar que o nível técnico aumentou em relação à edição passada.
– É a liga mais forte de todas, com todas as jogadoras da seleção em quadra. Está muito melhor do que o ano passado – disse Hortencia, diretora de seleções femininas da Confederação Brasileira de Basquete.
Além das jogadoras que estiveram nos Jogos de Londres, atletas experientes como Kelly, Iziane e Êga, e estrangeiras, como as americanas Alex Montgomery e Sandora Invin, e a cubana Plutin Tizon vão garantir o nível técnico. Porém, dentre as atletas a serem observadas, Byra Bello chama atenção para o futuro do basquete brasileiro.
– A Clarissa, de Americana, vem evoluindo e já é uma realidade. A Damiris também, assim como a Babi. São meninas que podem compor a espinha dorsal da seleção na Copa América e, quem sabe, na Olimpíada de 2016 – disse Byra Bello.
Basquete – Iziane Blumenau (Foto: Divulgação) Iziane: de volta ao Brasil depois do corte da seleção
antes dos Jogos de Londres (Foto: Divulgação)
Hortencia também bota fé nas meninas que estão chegando, como Izabella Sangalli, de Americana, destaque da seleção brasileira sub-16 na Copa América em 2011, além de Damiris, Isabela Ramona e Sassá. Para Renatinho, Damiris poderá ganhar mais tempo de quadra no Maranhão Basquete, e Ramona continua sendo uma jogadora promissora.
– E vamos ver como a Iziane vai se comportar depois do caso das Olimpíadas de Londres. A LBF também será boa para observar jogadoras experientes, como Alessandra, Kelly e Érika.
Mas favorito sem técnico???????