Datinha é escolhido o atleta do ano

3comentários

trofeu_premiados

Conhecidos os melhores atletas de 2012 no esporte maranhense em 23 modalidades. A noite de premiação do Troféu Mirante foi realizada nesra quinta-feira, no Teatro Athur Azevedo.

O prêmio de atleta do ano ficou com Datinha, jogador da Seleção Maranhense e Brasileira de Beach-Soccer. No futebol, o prêmio foi para o craque Arlindo Maracanã (Sampaio). O prêmio para a federação do ano ficou com o Beach-Soccer.

Veja os vencedores
Luis Alberto “Datinha” (beach soccer e Atleta do Ano)
Larisse do Nascimento de Sousa (Atletismo e Jovem Talento de 2012)
Alim Maluf (Homenagem especial)
Federação Maranhense de Beach Soccer (Federação em destaque)
Igor Gabriel (automobilismo)
Thierike Oliveira (badminton)
Raissa Leite (basquete)
Francisco de Assis Costa Frazão (ciclismo)
Cláudio César ‘Minotauro’ (fisiculturismo)
Arlindo Maracanã (futebol)
Mateus Estrela Campos (futsal)
Edson Alves Gomes (Ginástica)
Lucas Castro (Handebol)
Daniel Santos (Jogo de Dama)
Ítalo Mazzili (Judô)
Josléa Rodrigues (Jiu-jitsu)
Kawã Jader (Caratê)
Sérgio Frota (Dirigente do Ano)
Ana Beatriz (Natação)
Flávio Henrique Marão (Surf)
Jaynara de Sousa Macedo (Tênis de Mesa)
Rafael D’Alessandro (Tênis de Quadra)
José Augusto dos Reis (Tiro Esportivo)
Dilson Pará (Triathlon)
Yulia Rosa Madalena (Vôlei)
Bergson Fernandes (Xadrez)
Débora Raquel Freire Pereira (Karatê/Melhor Voto Popular)

Foto: Bruno Alves/ GE Maranhão

3 comentários »

Camarão quer discutir Plano Diretor de São Luís

1comentário

fiema

O presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, recebeu a visita do secretário municipal de Urbanismo, Felipe Camarão, nesta terça-feira (15). O encontro aconteceu na Casa da Indústria Albano Franco, sede da entidade empresarial. Na ocasião, os dois discutiram formas de trabalho em conjunto para o desenvolvimento da cidade. Entre os assuntos em pauta estava a revisão do Plano Diretor da capital.

Segundo o presidente da Fiema, a falta de revisão da principal lei urbanística da cidade, o Plano Diretor Municipal, já criou alguns entraves para a instalações de novos projetos industriais na cidade e colocou a estrutura da Federação disposição do executivo municipal para apoiar qualquer iniciativa da prefeitura para reformulação desta lei.

“Esse é um assuntos de muita importância para o empresariado. A Fiema é um fórum de discussão permanente sobre o desenvolvimento do estado. Queremos encontrar soluções que possam alavancar o desenvolvimento da cidade e do Maranhão.”, disse Baldez.

Por sua vez o secretário Felipe Camarão informou ao presidente da Fiema que a o executivo municipal pretende promover a revisão do plano diretor da cidade dentro dos primeiros 120 dias da nova gestão.

“Já temos uma proposta e deveremos desencadear as primeiras audiências públicas em breve, como manda o rito legal. Com isso queremos garantir a previsibilidade e a segurança jurídica para atrair novos investimentos para a cidade”, afirmou Camarão.

O presidente da Fiema colocou a disposição toda a infraestrutura da Fiema para dar suporte as ações que o município fará para fazer a revisão do Plano Diretor. “A relação entre o poder público e iniciativa privada é importante, porque em separado o alcance das ações se torna um tanto limitada. Porém, juntos poder público e iniciativa privada podem fazer muito e aqui mesmo no Maranhão temos bons exemplos disso”, afirmou o presidente da Fiema.

Estiveram presentes na reunião o presidente do Sebrae, secretário de estado de Agricultura e diretor da Fiema, Cláudio Azevedo; o presidente do Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresa da Fiema, Celso Gonçalo, e o secretário adjunto de Urbanismo, Antônio Costa Araújo.

1 comentário »

Ministério da Saúde sinaliza com parceria em Ribamar

0comentário

tecnicos

Técnicos do Ministério da Saúde visitaram, nesta última terça-feira (15), o município de São José de Ribamar e conheceram o funcionamento do Hospital Municipal e da Maternidade Municipal, ambos situados na sede da cidade.

Na oportunidade, além de elogiar o funcionamento das duas unidades de saúde, mantidas pela administração do prefeito Gil Cutrim, Anderson Messias Silva Fagundes (coordenador substituto de Atenção Hospitalar) e Liana Guterres Ribeiro (apoiadora da rede de urgência e emergência para o Maranhão) disseram acreditar que o município tem todas as condições de obter, junto ao Governo Federal, mais parcerias que possibilitem a elevação do teto dos repasses na área da saúde.

Os técnicos do MS foram recebidos pelo secretário municipal de Saúde de São José de Ribamar, Rodrigo Valente; pela secretária municipal adjunta, Maria Cristina Moreira Lima; e pelos diretores do Hospital e Maternidade. Eles fizeram uma série de indagações sobre o atendimento, bem como o funcionamento de diversos programas e a forma como os leitos e os equipamentos são utilizados.

A cada resposta dada por Rodrigo Valente, eles mostraram concordância e apontaram algumas pequenas sugestões que podem ajudar na consolidação de novas parcerias e, posteriormente, aumento no valor dos repasses federais.

“Conhecemos uma parte da rede e o que vimos nos deixou muito animados no sentido de encaminhar aos nossos superiores os pleitos de São José de Ribamar”, afirmou Liana Ribeiro, que esteve no Maranhão avaliando a crise pela qual passa o setor público de saúde da capital São Luís.

De acordo com ela, o trabalho que vem sendo realizado na área da saúde pública de São José de Ribamar está dentro dos parâmetros preconizados pelo MS, mas com alguns ajustes uma série de novos serviços podem ser oferecidos e outros ampliados. “Avaliamos que Ribamar pode até dar suporte a São Luís que vive a sua pior crise na saúde”, frisou.

Rodrigo Valente explicou que a prefeitura irá elaborar um miniprojeto contendo as sugestões e irá encaminhá-lo, o mais rápido possível, ao Ministério, uma vez que a saúde em São José de Ribamar é feita com poucos recursos federais, sobrecarregando o tesouro municipal. “A visita foi muito proveitosa, visto que, os técnicos tiveram a oportunidade de conferir de perto a qualidade dos nossos serviços. Faremos tudo o que for necessário para disponibilizar ao Ministério toda a documentação exigida para o atendimento dos nossos pedidos”, salientou Valente.

sem comentário »

Sampaio pode acertar amistosos

6comentários

sampaio_de_jesus_1O Sampaio Corrêa segue realizando sua pré-temporada de olho nas competições de 2013. Direcionado para os trabalhos físicos, a equipe ainda não realizou nenhum coletivo.

Esse é um planejamento da comissão técnica do clube, que prevê essa forma de treino só após os dez primeiros dias de preparação. A ideia é que essas movimentações possam acontecer a partir da próxima semana, onde o time já vai ter ultrapassado o prazo de trabalhos físicos dado pela comissão técnica.

No entanto, além dos coletivos, o pensamento do time é realizar amistosos antes da semana que precede a estreia no Estadual, que acontece no dia 17 de fevereiro, diante do Imperatriz, em jogo válido pelo Campeonato Maranhense.

A ideia, segundo a direção Tricolor, é realizar no mínimo duas partidas com este caráter. Ainda conforme a diretoria do clube, algumas equipes já demonstraram interesse em realizar partidas com o Sampaio Corrêa.

Os times interessados seriam o Flamengo-PI e o River-PI. Mas ainda persiste o desejo da direção do Sampaio Corrêa em fechar um amistoso com o Goiás. O pensamento da diretoria Tricolor seria realizar uma troca de faixas, já que em 2012, o time Esmeraldino foi campeão da Série B, e a equipe Sampaína da Série D.

– Fui procurado pelo Flamengo-PI e pelo River-PI, mas ainda tenho que acertar, vamos aguardar o que podemos ganhar com isso. Mas ainda penso mesmo é em fazer aquele jogo das faixas com o Goiás. É complicado, acaba sendo caro, mas vamos tentar fechar essa partida – revelou o presidente do Sampaio Corrêa, Sérgio Frota.

As partidas amistosas do Sampaio Corrêa deverão ser agendadas a partir do dia 20 de janeiro. Nesta quarta-feira, a equipe segue trabalhando no CT José Carlos Macieira, onde realiza treinamento em dois períodos.

Leia mais

6 comentários »

Cid Costa define prioridades para Buriti Bravo

2comentários

buriti1

Para fazer nascer uma nova cidade, o prefeito de Buriti Bravo, Cid Costa, levantou a bandeira do compromisso com o desenvolvimento, iniciando o seu mandato trabalhando pelo município, com o objetivo de resgatar a beleza da cidade e proporcionar o bem-estar a população.

Logo no primeiro dia útil de 2013, o prefeito se reuniu com os novos secretários municipais e definiu metas a serem alcançadas.

Educação
Após uma reunião com os gestores municipais de ensino, o prefeito juntamente com o secretário de Educação, Sabastião Costa, definiu o calendário escolar de 2013. As aulas da rede municipal de ensino terão inicio no dia 18 de fevereiro.

Agricultura
Através da parceria do Governo do Estado e da Prefeitura Municipal de Buriti Bravo, o prefeito Cid Costa fez a entrega de 6.000 kg de sementes de milho e arroz, para os produtores rurais, sábado (12), no auditório do NIT. (Núcleo de Informação Tecnológica). O evento contou com a participação do secretário Petrônio Coelho e do adjunto Zé Picica (Agricultura), além de vários produtores rurais.

Na terça-feira (15), o prefeito esteve reunido no Incra em São Luís, com o diretor Regional do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Ney Jerferson, onde foi garantido o empenho para a aquisição de 40 barracas e 40 balanças para a Feira Livre Municipal e um caminhão para o transportes dos produtos agrícolas. Foi discutido também a proposta para analisar o projeto de aquisição de uma patrol para o município.

buriti2

Obras
A primeira ação executada foi a realização do mutirão da limpeza, o prefeito estipulou que  no prazo de 30 dias, o secretário de Obras e Infraestrutura, Fernando Brito, coordene  os serviços de  limpeza de todo o entulho da cidade, capina, varrição, recuperação da malha asfáltica, iluminação, recuperação e pintura de meio fio, tapa buracos nas Avenidas: Laranjeiras, Wilson Costa e Central.

Carnaval
A prefeitura está preparando através da Secretaria de Cultura, um dos melhores carnavais da região. O secretário Hidelvan Melo, prepara novidades e inovação que irão marcar o carnaval 2013 do município.

Cultura e comércio
O prefeito Cid Costa, esteve reunido na quarta-feira (16), com o presidente da FIEMA (Federação das Indústrias do Estado do Maranhão), Edilson Baldez, o secretário Estadual de Indústria e Comercio, Mauricio Macedo e o superintendente da Fiema, José Azzoline.

O prefeito Cid Costa, solicitou o apoio da FIEMA para o desenvolvimento do Município. O secretário Mauricio Macedo, garantiu que será implantado o Polo Industrial no município de Buriti Bravo.

E o presidente da FIEMA, assegurou que irá fazer grandes parcerias com o município, iniciando pela contemplação dos projetos : CINE SESI (que tem o objetivo de proporcionar a experiência cinematográfica dentro da comunidade a partir do contato com a arte), que estará em Buriti Bravo nos dias 25,26 e 27 de janeiro de 2013. E o projeto SESI INDÚSTRIA DE CONHECIMENTOS (centros multimeios, contendo biblioteca, DVDteca, CDteca, gibiteca e Internet, onde os usuários terão a oportunidade de acesso à informação e à apropriação do conhecimento. Onde serão realizados cursos para a capacitação profissional).

Buriti Bravo estará abrindo a temporada do projeto Indústria do Conhecimento no ano de 2013.

Compromisso
O prefeito Cid Costa, declarou em seu discurso de posse que está preparado para realizar a melhor gestão que o município de Buriti Bravo já teve.

“Tenho certeza que teremos grandes desafios pela frente, mais tenho coragem e a confiança do povo que me elegeu para trabalharmos pelo nosso município. Quero firmar o compromisso com o desenvolvimento da nossa querida cidade”, declarou o prefeito Cid Costa.

2 comentários »

GDAM pode retornar ao Parque do Bom Menino

2comentários

gdam

Em reunião entre o Secretário Municipal de Desportos e Lazer, Raimundo Penha, a equipe de trabalho da Semdel, representantes do Impur e integrantes do GDAM – Grupo de Dança Afro-malungos, o Coordenador do GDAM, Cláudio Adão da Silva relatou a situação de despejo a que o grupo foi submetido, com a reforma do Parque do Bom Menino realizada na administração do ex-prefeito João Castelo.

Durante a reunião, que aconteceu nas instalações do Parque, Cláudio Adão contou que por ocasião da reforma o Grupo remanejado do local com a garantia da administração municipal de que se tratava de um afastamento temporário. Segundo Cláudio Adão, o acordo foi selado pela palavra da administração municipal, já que o documento de concessão do uso do espaço encontrava-se vencido. “Após a reforma, conta Cláudio Adão, a resposta de João Castelo foi  contrária ao que tinha prometido. O posicionamento dele foi de que o grupo não voltaria para o Parque e sim, para outro espaço físico”, finalizou. O GDAM chegou a entrar com uma petição pública pela internet, reinvindicando ao ex-prefeito que cumprisse a sua promessa e autorizasse a volta das atividades do GDAM no Parque.

Integrante do Movimento Negro do Maranhão,  durante 15 anos o Grupo GDAM esteve instalado no Parque do Bom Menino em sistema de comodato, tendo conquistado o espaço na época do, então, Prefeito de São Luís, Jackson Lago. Antes de ser retirado do Parque, o GDAM desenvolvia o Projeto Orquestra Batuque que atendia a 70 crianças e adolescentes com idade entre 12 a 18 anos, além de abrigar os instrumentos do Bloco tradicional Os Brasinhas que utilizavam o espaço para a realização de seus ensaios.

O Parque do Bom Menino atualmente é administrado pela Secretaria Municipal de Desportos e Lazer, cujo titular da pasta é Raimundo Penha. A reunião no parque com as autoridades municipais aconteceu com a intermediação da Vereadora Rose Sales e foi finalizada com uma visita à área que antes da reforma era utilizada para as atividades do GDAM.  No local há pelo menos quatro salas, além do anfiteatro.

Após a reunião, o Secretário Raimundo Penha, informou que vai encaminhar um documento ao Prefeito Edivaldo Holanda Júnior relatando a situação. De acordo com Penha a decisão sobre o uso do Parque pelo GDAM  será tomada pelo Prefeito.

2 comentários »

Escolas e blocos não vão desfilar no Carnaval

6comentários

925Blocos_se_preparam_p

As escolas de samba e os blocos tradicionais de São Luís anunciaram, nesta quarta-feira (16), que não vão desfilar no carnaval deste ano. O motivo seria o corte do cachê pago pela prefeitura, que já avisou que, este ano, só vai oferecer serviços de infraestrutura como a montagem e manutenção da passarela, higienização e segurança. Segundo a Secretaria Municipal de Cultura, a própria União das Escolas de Samba do Estado do Maranhão prevê apenas o oferecimento destes serviços.

A secretaria garante ainda que não vai desembolsar mais que R$ 2 milhões este ano. Ano passado, na gestão do ex-prefeito João Castelo (PSDB), foram gastos R$ 6 milhões – R$ 350 mil só em “quentinhas”. “Nesta ano, a prefeitura mantém a decisão de organizar toda a estrutura necessária para a realização do carnaval. Agora, cabe às escolas de samba e aos blocos organizados decidir se  vão ou não participar”, avisou o secretário municipal de Cultura, Francisco Gonçalves.

A reação dos blocos foi imediata. “Não vamos participar. A gente sempre teve [o cachê], ao longo de muitos anos, e a gente tava esperando que fosse saneado os problemas da crise”, reclamou o presidente da Associação Maranhense dos Blocos Carnavalescos, Brasa Santana.

“Temos que ser solidários com aquilo que a União das Escolas decidiu. Foi o colegiado das escolas que decidiu não desfilar nesse carnaval, tendo em vista que, ao longo de todos os anos, sempre, o sacrifício, foi por parte das escolas. Então, esse é um momento de parar, repensar e voltar em 2014 com um grande carnaval de passarela”, disse o presidente do Conselho Fiscal da União das Escolas de Samba, Celso Azevedo.

Leia mais

6 comentários »

Noite dos melhores no esporte maranhense

0comentário

trofeumiranteesporte

A noite de premiação dos melhores do esporte maranhense em 2012 acontece hoje, às 20h, no Teatro Artur Azevedo. O Troféu Mirante Esporte chega a sua 8ª edição e se fortalece como a melhor e mais importante premiação esportiva do estado.

Serão premiados premiará 23 atletas, em 23 modalidades distintas, que se destacaram no ano passado nas seguintes modalidades: atletismo, automobilismo, badminton, basquetebol, beach Soccer, ciclismo, fisiculturismo, futebol, futsal, ginástica, handebol, jogo de damas, judô, jiu-jitsu, karatê, natação, surf, tênis de quadra, tênis de mesa, tiro esportivo, triathlon, vôlei e xadrez. Ao todo, estão concorrendo 69 atletas, 3 por modalidade.

Os atletas foram escolhidos por meio de votação popular e júri oficial composto pelas federações. O voto popular foi feito no site da premiação ou por meio do cupom no jornal O Estado.

Além dos melhores atletas por modalidade, serão premiados o Atleta do Ano e a Federação Destaque, entre outras homenagens especiais.

A cobertura ao vivo da premiação do Troféu Mirante você poderá acompanhar pela Rádio Mirante AM, Globoesporte Maranhão e Imirante.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS