Repercussão no Jornal Nacional

5comentários

Veja a reportagem exibida no Jornal Nacional sobre a doação de alimentos para o hospital Socorrão I, em São Luís.

5 comentários »

Governo reafirma parceria

3comentários

socorrao

O governo do Maranhão divulgou nota nesta sexta-feira (11), onde reafirma que continua à disposição da Prefeitura de São Luís para dar prosseguimento à parceria institucional na área da saúde, iniciada ainda na gestão anterior, e comunica que permanece funcionando normalmente o serviço de transferência de pacientes entre as unidades municipais e estaduais.

Esclarece, porém, que com a mudança de comando na administração, não recebeu o detalhamento de ações a serem desenvolvidas, como vinha ocorrendo e que possibilitou, por meio da atuação da Secretaria de Estado de Saúde (SES), a limpeza e higienização das unidades municipais, com doação de roupas de cama, equipamentos e medicamentos, transferência de pacientes, realização de cirurgias e de mutirão de procedimentos na área da ortopedia no Hospital Geral.

No início desta semana, em reunião com o prefeito Edivaldo Holanda Junior, a governadora Roseana Sarney solicitou o encaminhamento de uma proposta detalhada de parceria e trabalho. A partir do documento, será estudada a melhor forma de dar continuidade ao trabalho que já vinha sendo realizado, com elogios da população.

Sabedor de que a nova gestão preparou-se para assumir a Prefeitura da Capital, inclusive com uma Comissão de Transição criada para conhecer a realidade da cidade, em números e ações, o Governo do Maranhão espera urgência na decisão da Prefeitura, que só trará benefícios aos cidadãos usuários dos serviços públicos de saúde.

3 comentários »

Apresentação oficial

1comentário

maranhaobasquete

Uma equipe forte e focada em um objetivo: fazer uma grande Liga de Basquete Feminino (LBF). Com esse espírito, a equipe do Maranhão Basquete foi apresentada oficialmente na noite de quarta-feira (9), no Hotel Praia Mar, em São Luís. Ao todo, treze jogadoras estiveram presentes na solenidade além dos integrantes da comissão técnica do time maranhense. Apenas a ala/pivô colombiana Yanet Arias não participou da apresentação. Ela deve chegar a São Luís nos próximos dias.

Desta forma, o Maranhão Basquete contará com a presença de cinco atletas maranhenses: Iziane (ala), Maria Cláudia (ala/pivô), Rayana (armadora), Alyne (ala/pivô) e Dalina (armadora). Além das jogadoras de casa, o MB terá ainda Cacá (armadora), Bethânia (armadora), Plutin (pivô), Roberta (armadora), Damires (ala/pivô), Patrícia Chuca (ala), Kelly (pivô), Mônica (pivô) e Yanet (ala/pivô).

Fora de quadra, o time será comandado pelo técnico Betinho Lima que terá Paulo Cesár e Simone Paiva como seus assistentes. O fisioterapeuta Murilo Dias e o preparador Fabiano Furtado também compõem a comissão técnica do MB. E, como manager, o Maranhão Basquete contará com o ex-técnico da Seleção Brasileira Feminina, Antônio Carlos Barbosa.

A estreia do Maranhão Basquete na Liga de Basquete Feminino (LBF) será no próximo dia 27 deste mês. A equipe maranhense terá pela frente o Sport-PE, em jogo que será realizado no Ginásio Castelinho, em São Luís. A partida começa às 9h (horário de São Luís) e terá transmissão ao vivo do canal SporTV.

1 comentário »

Diálogo e transparência

2comentários

felipe

O secretário municipal de Urbanismo, Felipe Costa Camarão, participou na manhã desta quinta-feira (10), de uma reunião promovida pela Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Maranhão (Ademi-MA). O objetivo da conversa é aprimorar as interfaces das incorporadoras, imobiliárias e escritórios de arquitetura que militam no setor da construção civil em São Luís.

Na pauta da reunião, os seguintes assuntos: desburocratização, descentralização, novo plano diretor de São Luís, bem como sua infraestrutura (lixo, esgotamento sanitário, abastecimento de água, drenagem pluvial e vias urbanas).

“Essa reunião é importante para demonstrar a transparência das ações que estão sendo realizadas e o diálogo, no sentido de ouvir as sugestões e as colaborações de diversos segmentos da sociedade, que são as marcas da gestão do prefeito Edivaldo Holanda Junior”, ressaltou o secretário.

O encontro contou ainda com a participação do secretário adjunto de Urbanismo, Antônio Araújo Costa, dos secretários de Habitação, Geraldo Castro Sobrinho, de Desenvolvimento Econômico e Social, Eduardo de Carvalho Lago Filho, de Meio Ambiente, Rodrigo Maia Rocha, além do Presidente do Sinduscon, João Alberto Mota Filho.

2 comentários »

Empréstimo consignado

4comentários

fabiogondimServidores públicos civis, militares, aposentados e pensionistas do Poder Executivo do Estado do Maranhão e empregados das empresas públicas e de sociedade de economia mista do Sistema de Gestão da Folha de Pagamento do Estado já podem contratar empréstimos consignados na instituição financeira que desejar.

A quebra da exclusividade do Banco do Brasil na contratação de empréstimos consignados é respaldada pelo Decreto n° 28.798 do Governo do Estado e na Instrução Normativa n° 001, assinada pelo secretário de Estado da Gestão e Previdência, Fábio Gondim, que estabelece normas operacionais sobre as consignações em folha de pagamento.

“Essa medida beneficia diretamente quase 100 mil servidores no Estado do Maranhão que, a partir de agora, podem selecionar a instituição financeira que quiser para contrair empréstimos ou financiamentos, renegociar ou reescalonar dívidas em até 96 meses e taxas de juros de, no máximo, 1,6% ao mês”, enfatizou o secretário.

Gondim disse ainda que a Segep vai disponibilizar no Sistema Informatizado de Consignações Facultativas a margem consignável de cada um dos servidores para que ele saiba o valor da transação que pode contratar nos empréstimos consignados. “Dessa forma, o servidor terá um acompanhamento maior sobre o volume de dinheiro que pode contratar ou financiar, controlar melhor o seu orçamento e planejar suas receitas e despesas”, afirmou.

Ele destacou ainda que as instituições financeiras credenciadas, de acordo com Instrução Normativa, têm que orientar, prestar consultoria, prevenir e solucionar possíveis fraudes, além de administrar e buscar soluções em processos administrativos ou judiciais que tenham sua origem nos descontos facultativos do servidor. “Todas as medidas cabíveis foram adotadas para assegurar ao servidor segurança e confiabilidade ao contrair o empréstimo consignado em folha”, assegurou Gondim.

A Instrução Normativa estabelece “a suspensão imediata da consignação na qual seja constatado o seu processamento em desacordo com a legislação vigente e que caracterize a utilização ilegal da folha de pagamento”. Nesse caso, Gondim relatou que a instituição financeira deverá informar à Segep acerca do ocorrido em um prazo máximo de uma hora após a constatação para que sejam adotadas as medidas cabíveis.

O secretário informou também que a Instrução Normativa estabelece o prazo máximo de dois dias úteis para o fornecimento de informações, como o valor da quitação antecipada do contrato, valor total antecipado, valor do desconto, número de parcelas pendentes, bem como planilha demonstrativa do cálculo do saldo devedor, dados bancários para liquidação da dívida quando solicitadas por meio de requerimento da instituição financeira autorizada pelo servidor para a compra de débitos.

“A instituição financeira que comprar débito de algum servidor terá que efetuar o pagamento do saldo devedor informado no sistema, no prazo máximo de dois dias úteis e instituição financeira vendedora deve proceder ao encerramento do desconto, no prazo máximo de um dia útil”, enfatizou Gondim.

A medida garante ainda ao servidor a liberação do empréstimo contratado em no máximo 48 horas. Os limites estabelecidos como margem para as consignações facultativas são de 40% para empréstimos, sendo reservado 10% para cartão de crédito, com juros limitados em até 4% ao mês. Caso o servidor não faça opção pelo cartão, essa reserva de 10% pode ser utilizada em outro desconto facultativo.

Em caso de cartão de crédito, a instituição financeira não pode cobrar ao servidor taxa de manutenção ou anuidade, taxa de abertura de crédito e quaisquer outras taxas administrativas, aplicar juros sobre o valor das compras pagas com cartão de crédito quando o servidor efetuar o pagamento no valor total da fatura, em uma única parcela na data de vencimento.

“Esse é mais um benefício para o servidor. Todas as medidas foram adotadas com total garantia e de forma que cada um possa fazer a sua opção e ter uma vida com uma saúde financeira muito melhor”, finalizou Fábio Gondim.

4 comentários »

Agilidade no Detran

2comentários

detran1

O diretor geral do Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA), André Campos, visitou, na manhã desta quinta-feira (10), os setores de atendimento, vistoria, credenciados, leilão, custódia e liberação de veículos da sede do departamento, na Vila Palmeira, em São Luís, que trabalham diretamente com o atendimento ao usuário.

A visita do diretor geral teve como objetivo principal abrir o diálogo com os usuários e funcionários, visando melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. “Essa foi uma forma encontrada por nós para conhecer a realidade de cada setor que atende o usuário, inclusive ouvindo os usuários e detectando as principais dificuldades e as particularidades do atendimento de cada setor”, destacou o diretor geral.

André Campos fez questão de visitar os guichês de atendimento e de ouvir tanto os funcionários quanto os usuários, esclarecendo e, ao mesmo tempo detectando as dificuldades dos mais diversos setores e dos usuários.

“O tempo de espera é razoável e os atendentes prestam um serviço de qualidade. O único problema que vejo é a questão da senha que a máquina quebra com certa frequência”, destacou o usuário e agente de logística, Leonardo Barros, 27 anos, que achou importante essa visita do diretor geral ao atendimento.

detran2
A comerciante Eliana Maria, 40 anos, também elogiou a atitude do novo gestor. “Acho importante para o novo diretor conhecer a realidade do atendimento que pode melhorar ainda mais”.

O chefe do setor de atendimento, Franklin Pacheco Jr., também, avaliou como positiva a postura do novo gestor de ouvir dos próprios usuários uma avaliação do atendimento. “Creio que estamos fazendo um bom trabalho, existem pontos que precisamos melhorar e o novo diretor tem o atendimento como meta o que é muito importante e exige muito mais da gente”, enfatizou Júnior.

Acompanharam o diretor geral do Detran-MA nesta visita, a chefa de Gabinete da Diretoria Geral, Cristina Farah, o assessor de comunicação do Detran-MA, Leonardo Sampaio e o assessor Márcio Cavalcante.

A próxima etapa da gestão do diretor geral é realizar reuniões setoriais com cada equipe de trabalho para detectar as dificuldades e realizar melhorias.

2 comentários »

Busca e apreensão em Pinheiro

1comentário

Pinheiro

O juiz titular da 1ª. Vara da Comarca de Pinheiro, Anderson Sobral de Azevedo, concedeu liminar em Ação de Busca e Apreensão de documentos pertencentes ao Município de Pinheiro, que foram levados para uma residência no centro da cidade. A ação foi realizada, na manhã desta quinta-feira, na rua Albino Paiva.s/n, um imóvel de propriedade do ex-secretário de Educação, Ribamar Ribeiro Dias.

Um total de quase mil volumes foi apreendido na casa. O ex-prefeito de Pinheiro, Zé Arlindo (PSB), chegou a encaminhar ofício ao juiz, alegando que os documentos relativos aos anos 2010, 2011 e 2012 foram retirados da Prefeitura para que fosse realizada a prestação de contas ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). Mas o juiz considerou: “documentos são bens públicos de propriedade do Ente Federativo Municipal, não podendo, então, permanecerem na posse de particular, mesmo que sob fundamento da necessidade da prestação de contas”.

Os documentos apreendidos são das Secretarias de Saúde, Educação e Administração e da Comissão de Licitação, além de farta documentação referente a prestações de contas, do Fundeb, processos de licitações, notas de empenho, ofícios, extratos bancários, extratos de repasses do Fundo de Participação, ordens de pagamento, editais, processos já concluídos e alguns sendo ‘montados’, além de um aparelho de ar condicionado, bebedouro elétrico e calculadoras.Só da Comissão Permanente de Licitação foram apreendidas 406 pastas do tipo AZ. Da Administração são 242 pastas. E da Saúde, uma média de 150 por ano.

Com mais este escândalo, o ex-prefeito de Pinheiro, Zé Arlindo (PSB), aumenta a lista de irregularidades cometidas no cargo, demonstrando que fez da Prefeitura do município uma verdadeira “casa da Mãe Joana”.

Desde que tomou posse, o atual prefeito, Filuca Mendes (PMDB), vem enfrentando uma série de problemas. Contas de energia no valor de 300 mil reais, que não foram pagas na gestão do antecessor, sumiço e aparelhos celulares e ar condicionado, transferências bancárias agendadas até no último dia do ano, beneficiando aliados políticos do ex-prefeito Zé Arlindo, parentes do suplente de deputado Luciano Genésio (PSB) e outras falcatruas contabilizam o prejuízo milionário ao Erário Municipal.

No primeiro dia útil, a nova administração não encontrou sequer o servidor municipal, contendo todos os dados relativos ao funcionalismo público. A velha prática de confundir o público com o privado, em Pinheiro ganhou uma nova modalidade, a de levar para casa os bens públicos. Enquanto prefeitos que agem assim, continuam a solta, se refestelando com os recursos públicos, os ladrões de galinha lotam as penitenciárias.

1 comentário »

Retrocesso na FMF

7comentários

evandro2 O novo diretor de competições da Federação Maranhense de Futebol (FMF) é Antônio Henrique Farah de Moraes Rego. Aos 61 anos ele volta ao cargo que ocupou por 13 anos após o pedido de afastamento de Evandro Marques (foto).

Evandro Marques Já não se afinava muito bem com Antonio Américo.

– Ele já havia pedido a saída, pois está em outro projeto. Acho que ele está trocando o certo pelo duvidoso – disse Antônio Américo, que convidou Evandro Marques para continuar na FMF com assessor da presidência. A resposta será dada na segunda-feira.

O diretor de competições que já foi também presidente do Moto Club. foi apresentado, em coletiva de imprensa, nesta quinta-feira e agradeceu o convite.

– Agradeço a confiança em mim depositada. É um prazer inestimável voltar a uma casa, um órgão que tive o prazer de dirigir por exatos 13 anos. Retorno com o prazer e satisfação, tendo ciência que vou contar com a participação e colaboração de cada um dos senhores que aqui estão assim como cada um também poderá contar comigo – disse Antônio Henrique.

Dos 13 anos que Antônio Henrique.passou como diretor da FMF foi no período em que Alberto Ferreira estava como presidente.

Continuo afirmando o que tenho dito aqui. O atual presiidente Antonio Américo Lobato Gonçalves está jogando fora uma oportunidade única de mudar o futebol maranhense. A dua decisão é um grande retrocesso. Ele se arrependerá amargamente da decisão equivocada que acabou de tomar.  Ou não… Deve saber muito bem quem está levando para dentro da casa do futebol.

…Puro retrocesso.

Leia mais

7 comentários »

Apelo na web

7comentários

printpost

O diretor do Hospital Municipal Djalma Marques (Socorrão I), em São Luís, Yglesio Moyses, fez um apelo por doações de alimentos para o hospital na noite desta quinta-feira (10). Em texto publicado em sua página pessoal no Facebook junto com a fotografia de uma lista de gêneros alimentícios básicos como tomate, cebola, batata e etc. (confira a lista abaixo), ele pediu que as doações fossem entregues a partir desta sexta-feira (11), diariamente, das 8h às 17h, na portaria do hospital.

Em entrevista ao G1, Yglesio Moyses revelou ter doado quase 100 quilos de alimentos “do próprio bolso” para evitar mais problemas para fornecer alimentação aos pacientes. Ele disse que a Secretaria Municipal de Saúde (Semus) tem condições de reverter a situação de calamidade em que se encontram os hospitais municipais, mas isso deve levar alguns dias ou semanas por questões burocráticas. Até lá, o Socorrão I vai precisar de doações.

“O prefeito Edivaldo Holanda encontrou uma prefeitura falida, sem capacidade de responder ao caos da saúde deixado por Castelo. O governo do Estado retirou a ajuda emergencial que tinha dado no final da gestão Castelo e não deu um tempo suficiente para a Secretaria de Saúde do Município ter as ferramentas para reverter a situação”, lamentou.

“É apenas um pedido e, ao mesmo tempo, uma tentativa de conscientizar as pessoas do estado em que o ex- prefeito deixou a cidade e do quanto é importante que as pessoas se sensibilizem com o problema. O fornecimento de alimentos logo será regularizado, mas eu mesmo tirei do próprio bolso quase 100 kg de mantimentos. Temos que fazer o máximo que podemos com a melhor ajuda que tivermos e olhar pra frente”, finalizou.

Leia mais

7 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS