Maranhão Basquete

2comentários

maranhaobasquete

O Maranhão Basquete deu início aos trabalhos físicos visando a disputa da Liga de Basquete Feminino (LBF), que para o time maranhense começará no dia 27 deste mês diante do Sport-PE, no Ginásio Castelinho, em São Luís. Após se apresentarem na terça-feira (8), as atletas do MB já foram direto para a Academia Estação Saúde para começarem os testes físicos acompanhadas de perto pelo fisioterapeuta Murilo Dias e pelo preparador físico Fabiano Furtado, ambos integrantes da comissão técnica do time maranhense. Outra sessão de testes foi realizada na quarta-feira (9) no Laboratório de Fisiologia da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).

Neste primeiro momento, foi feito um levantamento sobre as condições físicas de cada atleta individualmente. As jogadoras do Maranhão Basquete passaram por diversos tipos de testes que avaliaram o condicionamento físico, o esforço, o valgismo do joelho, entre outros aspectos. Todos os dados das atletas do MB serão úteis para que a comissão técnica possa estabelecer trabalhos físicos e de prevenção individual para cada jogadora.

“A importância destes testes é para que nós consigamos fazer uma triagem da parte física, de lesões ou de algum tipo de desconforto das atletas. A partir disso, temos como fazer um trabalho para melhorar o condicionamento físico das atletas, além de um trabalho preventivo de lesões”, explicou o fisioterapeuta do MB, Murilo Dias.

Dias mostrou-se satisfeito com os resultados dos primeiros testes das jogadoras do Maranhão Basquete. Segundo o fisioterapeuta, as atletas deverão atingir o auge do condicionamento físico com a sequência dos jogos.

“Temos um grupo homogêneo. O tempo de preparação é curto, mas o nosso papel é condicionar as atletas para o jogo de estreia respeitando as condições de cada atleta. Para o jogo contra o Sport-PE, atingir o auge do condicionamento físico é impossível. O certo mesmo é que nós vamos crescer durante a competição. Esse é o objetivo”, analisou Murilo.

A dupla Murilo Dias e Fabiano Furtado está mais uma vez junta no Maranhão Basquete. Na temporada passada, os dois, que são maranhenses, também comandaram a parte de fisioterapia e preparação física do MB, onde desempenharam um trabalho elogiado pelas atletas e pela comissão técnica.

2 comentários »

Reconhecimento em Portugal

0comentário

samirA Câmara Municipal de Mação e o Instituto Terra e Memória, ambos situados em Portugal, concederam ao advogado ambiental maranhense Samir Jorge Murad o prêmio “Verde Horizonte”, pelos serviços prestados em defesa do meio ambiente e do desenvolvimento dos territórios. A premiação foi entregue durante o Congresso Luso-Brasileiro de Interfaces Multidisciplinares do Direito para a Gestão Integrada do Território e do ano de Portugal e Brasil, ocorrida no final de dezembro passado.

“Recebi o prêmio com grande satisfação, pois como presidente da Comissão de Meio Ambiente da seccional maranhense da OAB, de 2004 a 2012, desenvolvi um trabalho cuja principal característica foi o entendimento de que é plenamente possível a harmonização do desenvolvimento econômico e da inclusão social com o uso responsável dos recursos naturais, tornando a seccional maranhense uma referência em direito ambiental e sustentabilidade”, declarou ele.

No encontro, também foi destacado o inegável trabalho do advogado maranhense no fortalecimento da advocacia ambiental, tornando o estado do Maranhão um polo de referência do direito ambiental no Brasil e no exterior, além de sua luta na defesa do meio ambiente.

Ainda no âmbito nacional, Samir Murad recebeu uma moção de aplausos do Conselho Federal da OAB, pela brilhante organização da Conferencia Internacional de Direito Ambiental ocorrida em São Luís ainda no primeiro semestre de 2012.

Graduado pela Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e pós-graduado em Direito Ambiental e Desenvolvimento Sustentável pela Universidade de Brasília (UNB), Samir Murad atua como advogado e consultor ambiental empresarial, é autor de diversos artigos publicados em livros das editoras Forum, Saraiva, Lumen Juris e Fiuza, além de ter sido palestrante em congressos e seminários nacionais e internacionais.

sem comentário »

Realidade em Coroatá

1comentário

coroata3A “herança” recebida por Teresa Murad, a nova prefeita de Coroatá, da administração municipal anterior foi no mínimo assustadora. O estado caótico em que se encontrava Coroatá em todos os níveis levou a prefeita a decretar estado de emergência no município para enfrentar os inúmeros problemas com que se defrontou ao assumir a Prefeitura no dia 1º de janeiro.

“Eu sabia que a situação era grave, mas nunca pensei que assumisse proporções tão graves”, afirmou Teresa Murad, que continua a ser diariamente confrontada por situações inimagináveis deixadas pela administração anterior, cujas contas bancárias foram bloqueadas pela justiça e levaram o ex-prefeito Luís Amovelar a receber da Justiça medidas restritivas à sua liberdade de movimentos e o obrigaram a prestar contas de suas atividades periodicamente.

coroata2A prefeita denuncia que os ex-gestores levaram da prefeitura todos os dados e informações da contabilidade, as fichas dos funcionários, os contratos e convênios, além de deixarem todos os saldos bancários zerados. “É como se a prefeitura não existisse”, lamenta Teresa Murad, que ordenou de imediato a realização de uma rigorosa e exaustiva investigação que permita também identificar e esclarecer as suspeitas que recaem sobre os ex-gestores de terem realizado negócios privados à custa do patrimônio municipal, com terrenos doados a secretários  e revendidos “a preço de banana” a empresários amigos em troca de sítios e outros bens para o antigo prefeito, além de terem dado sumiço a dezenas de motos.

A par dessa investigação, a nova administração municipal está promovendo uma auditoria em todos os atos da gestão anterior e que conduziram a cidade ao caos em que se encontrava no momento da transição: “A saúde municipal pura e simplesmente não funcionava, com um hospital de portas fechadas e  postos de saúde encerrados; o  lixo se amontoava nas ruas; as escolas não tinham condições de funcionamento, com equipamento destruído e fossas sanitárias a céu aberto; a cidade estava sem iluminação pública, enfim Coroatá estava pura e simplesmente abandonada por quem tinha o dever e a obrigação de administrar a cidade”, refere Teresa Murad. “Podem estar certos que não iremos descansar um minuto até responsabilizar quem provocou deliberadamente este caos!”, garante ela.

coroata1A nova gestão municipal de Coroatá está firmemente decidida a dar um novo rumo ao município. Teresa Murad afirma que vai “restituir a dignidade perdida” e colocar o município na rota do progresso e do desenvolvimento, com responsabilidade, justiça e fundamentalmente com verdade.

“É isso que incomoda quem se habituou a viver na impunidade e à margem da lei e das regras da democracia, quem vê acabarem os privilégios obtidos à custa do povo; quem receia o resultado da auditoria independente que está sendo feita nas contas da gestão anterior; quem só sabe fazer política usando a mentira, a calúnia e o insulto”, afirma a prefeita. “Por muito pesada que seja a herança recebida, nós temos a capacidade de resolver os problemas de Coroatá!”, finaliza.

1 comentário »

Calendário escolar em debate

0comentário

reuniao

O promotor de justiça de Defesa da Educação de São Luís, Paulo Silvestre Avelar Silva, se reuniu na manhã desta terça-feira (8), na sede das Promotorias de Justiça da Capital, com a secretária adjunta municipal de educação Kariádine Maia e a presidente do Sindicato dos Profissionais do Magistério do Ensino Público Municipal de São Luis (Sindeducação), Elisabeth Ribeiro, para debater propostas que garantam o cumprimento do calendário escolar de 2012 na rede municipal de ensino. A vereadora Rose Sales (PC do B) também participou da reunião, representando o Poder Legislativo.

“Existem realidades diversas dentro do universo das escolas municipais. Por isso, é preciso adotar uma recomposição curricular que dê condições ao aluno iniciar o novo ano letivo e resgatar o anterior”, destacou Rose Sales. Na avaliação da presidente do Sindeducação, Elizabeth Ribeiro, o principal desafio é garantir a continuidade dos estudos.

A Secretaria Municipal de Educação (Semed) encaminhou ao MPMA proposta para recuperação dos dias letivos atrasados. Na próxima segunda-feira, 14, às 16h, será realizada uma reunião com a Semed e o Sindeducação que também vai apresentar uma proposta para adequação do calendário escolar.

“Com base nessas propostas, vamos debater as alternativas para assegurar o cumprimento dos 200 dias letivos de aula, conforme determina a Lei de Diretrizes e Bases da Educação”, informou Paulo Avelar. O promotor de justiça destaca, ainda, que o direito à educação dos alunos será garantido e resguardado. “Os pais devem ficar tranquilos porque a continuidade das aulas está garantida”.

sem comentário »

Choque de gestão

1comentário

reuniao

A Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema) e a Prefeitura Municipal de São Luís (PM-SL) firmaram uma parceria para dar suporte e consultoria na preparação do plano municipal de gestão.

O acordo foi confirmado nesta terça-feira (8), no palácio La Ravardiere, durante a visita do Presidente da Fiema, Edilson Baldez das Neves, e do diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e superintendente do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), Marco Antônio Moura, ao prefeito da capital, Edivaldo Holanda Júnior.

A parceria prevê que a Fiema custeará a consultoria Macroplan Prospectiva Estratégia & Gestão, que irá ajudar a nova administração municipal a montar um plano de gestão estratégico e de alinhamento dos secretários municipais para dar suporte ao início da gestão do prefeito recém-empossado. “O empresariado do setor industrial está empenhado em contribuir, de maneira decisiva, com o desenvolvimento da cidade”, afirmou Baldez.

A Macroplan já presta serviço para Fiema e para a Confederação Nacional da Indústria e foi a empresa responsável por dar suporte na elaboração do Plano Estratégico de Desenvolvimento Industrial do Maranhão (PDI), lançado pela Fiema, em 2009; na construção do atual mapa estratégico da federação e pela confecção dos relatórios Norte Competitivo e Nordeste Competitivo, ambos lançados pela CNI em parceria com as federações das industrias dos estados das duas regiões. “Foram experiências bastante exitosas e que deram bons frutos”, observou o presidente da Fiema.

No campo da administração pública, a consultoria contratada já prestou serviço ao governo mineiro, quando o senador Aécio Neves assumiu para seu primeiro mandato como governador, depois dando suporte à gestão do prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e ao governador pernambucano Eduardo Campos.

O prefeito de São Luís disse que o apoio dado pela Fiema é resultado dos canis de diálogo que foram abertos com representantes da sociedade civil organizada, entidades empresariais, universidades, com o governo estadual e governo federal.

“A ajuda é muito bem vinda. Vamos trabalhar por um projeto de gestão profissional, com metas, focado em resultados e com transparência. É o primeiro passo concreto para reconstruir São Luís”, comentou Holanda Junior.

Além do prefeito, do presidente da Fiema e do diretor do Senai, estiveram presentes o secretário municipal de Governo, Rodrigo dos Santos Marques, secretário municipal de Comunicação, Márcio Jerry, e o secretário adjunto de Comunicação, Robson Paz.

1 comentário »

Eleição na Famem

1comentário

famem

O prefeito reeleito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), é o candidato único à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM) para o biênio 2013/14.

O registro da chapa, cujo nome é “Futuro em Foco”, aconteceu na manhã desta terça-feira (08) na sede da entidade, no Calhau, e foi feito por volta das 11h30 – dez minutos antes do prazo final para inscrição dos interessados em participar do pleito, conforme determinou edital divulgado pela entidade no dia 18 de dezembro.

Gil Cutrim, que exerce o cargo de vice-presidente da Federação, terá a sua eleição aclamada no próximo dia 20 de fevereiro.  “O lançamento de uma chapa de consenso só ratifica o sentimento de união dos prefeitos maranhenses. Nossa gestão à frente da FAMEM, a exemplo do que foi praticado pelo prefeito Júnior Marreca, não terá coloração partidária. Defenderemos, tão somente, o fortalecimento do municipalismo”, declarou Cutrim, que registrou a candidatura acompanhado dos prefeitos Sérgio Ricardo Bogéa (Primeira Cruz), Hernando Dias de Macedo (Dom Pedro), Juran Carvalho de Sousa (Presidente Dutra), Germano Martins Coelho (Loreto) e Augusto Inácio Pinheiro Júnior (Poção de Pedras), todos integrantes da chapa única.

A chapa “Futuro em Foco” reúne prefeitos, entre eleitos e reeleitos, de todas as regiões do Maranhão e, de acordo com Gil Cutrim, foi construída a partir de um sentimento que une todos os gestores municipais maranhenses. “Não existe Estado forte sem municípios fortes. Estamos [prefeitos] unidos e iremos buscar, junto aos Governos do Estado e Federal, parcerias que possibilitem desenvolver as cidades maranhenses e levar mais qualidade de vida para suas populações”, disse.

O prefeito ribamarense informou que já possui uma série de reivindicações dos municípios maranhenses catalogadas durante algumas visitas que ele fez ao interior do Estado. E garantiu que este trabalho continuará até o dia 20 de fevereiro. “Já nesta sexta-feira, realizaremos mais uma grande reunião com prefeitos do interior onde ouviremos as reivindicações dos gestores e dos munícipes”.

Além de buscar mais parcerias institucionais com o governo do Estado e governo Federal, Gil Cutrim afirmou que também mobilizará a bancada federal do Maranhão (formadas por senadores e deputados federais) para que, juntamente com os prefeitos maranhenses, possam pressionar o Congresso Nacional sobre a redistribuição correta e igualitária dos royalties do petróleo. “Não iremos admitir que os municípios do Maranhão, que perderam recursos, em 2012, por conta da queda do FPM, sejam penalizados com esta distribuição que aí está”, finalizou.

1 comentário »

Em busca de novas conquistas

5comentários

sampaio

De olho em novas conquistas, o Sampaio Corrêa inicia sua pré-temporada nesta quarta-feira. A equipe Tricolor apresenta sua nova comissão técnica e o elenco de 2013 ao torcedor na manhã de hoje, quando os atletas farão exames e trabalhos físicos.

A direção anunciou nesta semana o fim do ciclo de contrações e anunciou a lista do elenco que iniciará o ano de 2013. Para a temporada, o Tricolor contará com 30 nomes.

O time Sampaíno manteve quase todo o elenco de 2012. Da equipe que terminou o Campeonato Brasileiro da Série D como titular, apenas o lateral-direito Roniery deixou o clube, sendo emprestado ao Mogi Mirim até o fim do Paulistão.

Além de primar pela base de 2012, o Tricolor também fez contrações para esta temporada. No total, a equipe fechou com oito nomes.

Os novos nomes para a temporada 2013 são: Raniere e Gustavo, goleiros, Ley e João Gabriel, laterais, Yuri, zagueiro, Jonas, volante, Danilo Cruz, meia e Léo Paraíba atacante.

Além dos jogadores, a comissão técnica também foi renovada. Chegam como o novo técnico Everton Goiano, o preparador físico, Sérgio Antunes, o auxiliar Romeu Rodrigues e o treinador de goleiros Tobias.

A estreia do Sampaio na temporada será no Campeonato Maranhense. A equipe Tricolor enfrenta o Imperatriz, no Estádio Nhozinho Santos, no dia 17 de fevereiro

Goleiros
Rodrigo Ramos, Raniere, Jean e Gustavo

Laterais
Ley, Denilson, Deca e João Gabriel

Zagueiros
Mimica, Robinho, Joíldo, Germano, Wallax e Yuri

Volantes
Robson Simplício, Arlindo Maracanã, Alex, Dudu e Jonas

Meias
Eloir, Kléo, Cleitinho e Danilo Cruz

Atacantes
Célio Codó, Júnior Chicão, Wescley, Edgar, Pimentinha, Léo Paraíba e Thiago Miracema

Leia mais

5 comentários »

Reunião de trabalho

3comentários

edivaldo

O prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Junior, estará reunido nesta quarta-feira (09), a partir das 8h, no Grand São Luís Hotel para definir as prioridades do Plano de Ação Municipal para os primeiros 120 dias de governo. A reunião terá a participação de secretários e secretários adjuntos, presidentes de órgãos e instituições vinculadas à administração municipal.

A iniciativa da Prefeitura tem como objetivo elaborar um plano de ações emergenciais em todas as áreas da administração municipal.

“Essa agenda de trabalho visa assegurar o alinhamento dos secretários e de toda a equipe de governo, as prioridades da nova gestão. O nosso compromisso é com uma gestão profissional, transparente, meritocrática e orientada para resultados. Por isso, estamos estudando ações consistentes, integradas e factíveis, que iniciem a mudança esperada pela população de São Luís”, afirmou Edivaldo Holanda Júnior.

Antes do início da reunião, os secretários estarão à disposição da imprensa por 30 minutos para explanar sobre a realidade de cada pasta e suas prioridades. A seguir, começará a reunião de trabalho que se estenderá até as 17 horas.

Pacto por São Luís

No próximo dia 16, a Prefeitura de São Luís lançará o Pacto por São Luís. A iniciativa do prefeito Edivaldo Holanda Júnior é integrar governos, municipal, estadual, federal e sociedade civil, visando desenvolver ações compartilhadas em favor da população de São Luís.

3 comentários »

Tempo de parceria

0comentário

foto3

A governadora Roseana Sarney garantiu nesta terça-feira (8) que o Governo do Estado está aberto a parcerias com a Prefeitura de São Luís nas diversas áreas da administração pública, tais como saúde, educação e cultura. Ela recebeu o prefeito Edivaldo Holanda Júnior em audiência no Palácio dos Leões, e ficou definido que os termos dessa parceria institucional ainda serão discutidos em uma nova reunião, ainda a ser agendada. Participaram do encontro, o secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, e o secretário municipal de governo, Rodrigo Marques.

“Inauguramos efetivamente, nesta tarde, o diálogo e os entendimentos para que possamos alcançar a parceria institucional que defendemos durante a nossa campanha. A governadora Roseana Sarney nos recebeu no palácio do governo, ouviu nossos pleitos e determinou encaminhamentos, de modo que foi uma conversa boa e um encontro bastante positivo”, afirmou o prefeito.

“Da nossa parte somos favoráveis a essa parceria, mas vamos aguardar que prefeito nos apresente uma proposta concreta de trabalho. Faz-se necessário também, que se entenda o termo parceria, como uma relação de co-participação entre as duas esferas de governo. Na área da saúde, entregamos a ele informações oficiais sobre os recursos repassados pelo Ministério da Saúde para o município de São Luís, para que ele possa ter conhecimento da real situação financeira do sistema municipal”, declarou a governadora.

“Priorizamos a saúde e a educação, que são as áreas mais sensíveis, mas também propusemos uma cooperação na área da cultura, tendo em vista a proximidade do Carnaval, para que a Prefeitura e o Governo do Estado, trabalhando de forma conjunta, possam inclusive impulsionar o turismo, neste período de festas populares em nossa capital”, declarou Edivaldo Holanda Júnior.

Para manter ações e serviços de média e alta complexidade, o Município de São Luís recebeu este mês o repasse de R$ 17.411.764,20. Esses recursos são destinados a assistência ambulatorial e hospitalar que deve ser prestada a moradores de São Luís e dos municípios que têm a capital como referência, incluindo os incentivos permanentes de custeio. Essas e outras informações estão incluídas no quadro financeiro do relatório entregue ao prefeito pela governadora.

Dentre outros pontos apresentados no relatório, há informações que o Município de São Luís receberá em 2013, recursos em torno de R$ 240 milhões, montante que supera o total de repasse do SUS previsto para o próprio Estado do Maranhão, que receberá em torno de R$ 218 milhões este ano. Com esses recursos, é de esperar que a Prefeitura desenvolva uma gestão que seja capaz de recuperar o setor de saúde do município.

O secretário-chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, disse que agora o Governo do Estado aguarda uma proposta concreta por parte da prefeitura de São Luís para se avançar nessa parceria institucional. “Parceria é uma filosofia do governo Roseana, que tem acontecido em todos os municípios, mesmo com aqueles que não integram a base do governo”, declarou Luis Fernando.

foto2
Plano de ação

A governadora comunicou também ao prefeito que por meio da Portaria  nº 3.101, de  28 de dezembro de 2012, do Ministério da Saúde, foi aprovado o Plano de Ação da Rede de Atenção às Urgências (PAR/São Luís), que compreende São Luis, São José de Ribamar, Alcântara, Raposa e Paço do Lumiar. Nela estão previstos incentivos financeiros do SUS, da ordem de R$ 77.176.077,80, para que esses municípios possam desenvolver essas ações emergenciais de forma integrada, articulada, regulada, com definição clara das responsabilidades de cada um deles e do Estado.

A parceria entre a Prefeitura de São Luís e a Secretaria de Estado da Saúde (SES) teve início no final do ano passado, quando a SES desenvolveu ações emergenciais na rede municipal de urgência e emergência. Foram beneficiadas com essa ação cinco unidades municipais de saúde para que pudessem receber os pacientes que estavam nos corredores dos hospitais Djalma Marques (Socorrão I) e Clementino Moura (Socorrão II) e, assim, desafogar o atendimento nestas unidades.

Além dos Socorrões, que foram limpos, desinfectados e receberam material, medicamentos, equipamentos e rouparia necessários ao seu pleno funcionamento, foram estruturados o Hospital da Mulher, o da Criança e as unidades mistas Itaqui-Bacanga, Bequimão e São Bernardo.

As unidades receberam equipamentos, equipes médicas, gêneros alimentícios, reparo nas instalações elétricas e hidráulicas, material médico-hospitalar, camas, colchões e enxovais médicos de acordo com a demanda. Também como medida emergencial para desafogar o Socorrão II, o secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad determinou a realização do mutirão de cirurgias ortopédicas no Hospital Geral.

“É fundamental que esta parceria, que já existe na área de urgência e emergência da saúde, desde o final da última gestão, continue e se amplie para outras áreas”, afirmou o prefeito Edivaldo Holanda Júnior, após o encontro com a governadora.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS