A primeira turma selecionada pelo Estágio Viva Primeiro Emprego inicia atividades na segunda-feira (10). A solenidade de assinatura dos contratos entre as empresas e os estagiários aconteceu nesta quarta-feira (5), no Palácio Henrique de La Rocque, com a participação da governadora Roseana Sarney. O programa do governo estadual, realizado sob a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), contou com a presença dos secretários de estado Luis Fernando Silva (Casa Civil) e Rosane Guerra (Sectec), além de representantes de instituições de ensino.
“Temos feito um grande esforço para atrair investimentos para o Maranhão e esperamos que as empresas aproveitem a mão de obra maranhense”, declarou Roseana Sarney. Ela lembrou que o programa, idealizado no seu primeiro mandato, foi suspenso, mas, agora, volta com a determinação de abrir vagas no mercado de trabalho para jovens que ainda não tiveram a oportunidade de mostrar o seu potencial.
Na ocasião, também foi assinado termo de cooperação técnica com as instituições de qualificação profissional que participam do programa: Instituto Federal do Maranhão (Ifma), Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade federal do Maranhão (Ufma), entre outras.
Para o secretário chefe da Casa Civil, Luis Fernando Silva, o Programa Primeiro Emprego é exemplo para o Brasil. “É dever do Estado, ajudar os jovens a ingressarem no mercado de trabalho. São eles que contribuem para o desenvolvimento do país. Nossa expectativa é de que após o estágio, a maioria seja absorvida pelas empresas”, ressaltou.
Os editais para cadastro de empresas e seleção de estagiários continuam abertos na página do Primeiro Emprego (www.primeiroemprego.ma.gov.br). A nova chamada para as empresas fica aberta até o dia 1º de março.
Esta lorota é antiga…
Foi através desse programa que consegui o meu emprego e até hoje trabalho numa rede de farmácias de São Luís.