Francisco Gonçalves deve assumir a Func

17comentários

O jornalista e professor da UFMA, Francisco Gonçalves da Conceição pode assumir a Fundação Municipal de Cultura. Francisco Gonçalves tem mestrado e doutorado em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Foi líder estudantil e é um dos fundadores do Partido dos Trabaalhadores (PT) no Maranhão, ele já teria recebido o convite do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

Francisco Gonçalves foi diretor da Rádio Universidade FM num dos melhores momentos da emissora. Fui testemunha até porque durante mais de dois anos trabalhamos juntos. Um ser humano maravilhoso. Homem de muito diálogo e sem dúvida sensível às causas culturais.

Se Francisco Gonçalves é uma das apostas do prefeito eleito diria desde já que poderá vir a ser uma grata surpresa. Com a competência que tem não tenho dúvida que vai desenvolver um grande trabalho desde que a administração municipal consiga dotar a cultura dos recursos necessários para que isto ocorra.

Nelson Brito, o Nelsinho que chegou a ser especulado para assumir a pasta deverá ser adjunto de Cultura.

Informação e tecnologia

A ex-presidente do Impur, Tati Lima será a nova secretária municipal de Informação e Tecnologia. Ela também foi convidada e já aceitou o convite do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.

O blog conseguiu apurar também que o PDT ficará com uma pasta da Juventude.

Veja os nomes dos possíveis secretários:

Func – Francisco Gonçalves
Informação e Tecnologia – Tati Lima
Saúde – Ana Emília Figueiredo de Oliveira
Criança e Assistência Social – Deborah Baesse
Educação – Professor Lisboa
Trânsito e Transporte – Miriam Aguiar
Comunicação – Márcio Jerry
Esporte – Albino Soeiro
Governo – Rodrigo Marques
Urbanismo – Felipe Camarão
Fazenda – José Azzolini
Procurador do Município – Marcos Braide
Turismo – Lula Fylho
Habitação – Geraldo Castro Sobrinho

17 comentários »

Albino Soeiro pode ser secretário de Esporte

34comentários

O prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) define ainsa esta semana o nome do secretário de Esporte. A indicação do nome seria feita pelo PCdoB, mas o partido acabou abrindo mão da pasta.

O nome preferido de Edivaldo Holanda Júnior seria o do vereador Albino Soeiro.

Bom, tenho dito aqui que os nossos gestores precisam dar ao esporte o valor que ele realmente tem. Os governos não podem mais tratar o esporte como uma área qualquer. Ele tem a sua importância tão quanto as outras.

Albino Soeiro é notadamente um grande nome para ocupar o cargo. Como homem de imprensa é um dos mais sérios profissionais da crônica esportiva. Como repórter esportivo ganhou a simpatia e respeito de todos que militam no futebol profissional e ainda tem um trabalho invejável no esporte amador.

Se confirmada a escolha de Albino Soeiro não tenho a menor dúvida que Edivaldo Holanda Júnior como gostamos de dizer na linguagem do futebol estará marcando um gol de placa e comunidade esportiva vai aplaudir a escolha.

34 comentários »

Atendimento de urgência em São Luís em debate

1comentário

O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, diretores das Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) em São Luis e do Hospital de Alta Complexidade Tarquínio Lopes Filho (Geral), reuniram-se na manhã desta terça-feira (4) com a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Ana Karizia Teixeira Nogueira, para discutir o atendimento de urgência e emergência na capital. Os gestores estaduais relataram a precariedade do atendimento nos Socorrões I e II e vão documentar a assistência dada aos pacientes graves que deveriam estar sendo atendidos pela rede municipal.

Ricardo Murad mostrou o mapa de atendimento dos pacientes vítimas de traumas que estão sendo acolhidos nas UPAs e encaminhados ao Hospital Geral, por não serem recebidos pelos hospitais municipais de urgência e emergência. “Tivemos que suspender as cirurgias eletivas no Hospital Geral, para que pudéssemos instalar 10 leitos de enfermarias porque o município de São Luís não está cumprindo sua obrigação. Os hospitais Socorrões I e II não têm médicos, remédios e estrutura para atender. Os pacientes estão chegando e não podemos deixar que as pessoas morram nas portas das nossas unidades”, disse o secretário.

O Hospital Geral realiza uma média de 30 cirurgias eletivas por dia. Atualmente 1.625 pacientes aguardam na fila para serem operados na unidade de saúde, mas essas cirurgias estão suspensas até que a situação seja normalizada, já que os leitos estão ocupados por pessoas que necessitam de atendimento de urgência e emergência.

Ricardo Murad informou que 80% dos pacientes internados no Geral são provenientes das UPAs do Itaqui Bacanga, Parque Vitória, Aracagy, Cidade Operária e Vinhais, que estão trabalhando com sua capacidade máxima de atendimento em todos os leitos clínicos. “Quero deixar bem claro que não estamos aqui reclamando da superlotação nas UPAs. O que não temos mais condições de atender, são os pacientes vítimas de trauma (fraturas expostas causadas por acidentes de trânsito, ferimentos a bala e faca, etc) e que precisam de tomografias, ressonâncias e atendimento cirúrgico”, ressaltou.

A procuradora Ana Karizia Nogueira disse que reconhece o caos da saúde pública em São Luís devido à falta de médicos e insumos na rede municipal, e comprometeu-se a intervir na situação. Ela informou ter conversado sobre essa situação com o secretário municipal de Saúde, Santiago Servin, e ele informou que somente agora os médicos dos Socorrões receberam o salário referente ao mês de outubro, e que os vencimentos de novembro e dezembro serão pagos pelo futuro prefeito.

Uma equipe de técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) ficou responsável por encaminhar, o mais breve possível, um relatório detalhado com números e imagens dos atendimentos de traumas realizados no Hospital Geral e nas UPAs para a Procuradoria Federal. Com base nessas informações, a procuradora tomará as medidas legais cabíveis para garantir a normalidade do atendimento de urgência e emergência na capital maranhense. (Foto: Nestor Bezerra)

1 comentário »

Olimpíadas Escolares

0comentário

A terça-feira (4) foi de conquistas para o Maranhão nas Olimpíadas Escolares 2012 – categoria Infanto (de 15 a 17 anos), competição que está sendo disputada na cidade de Cuiabá (MT). As equipes maranhenses de futsal feminino e masculino conseguiram subir no pódio. As meninas da Escola São José foram derrotadas por 3 a 2 para a o Colégio Mundo Moderno (ES) e ficaram com a medalha de prata. Já os meninos do Colégio Upaon-Açu, superaram o Colégio Dr. André Cortez (MG) por 2 a 1 e ficaram com o bronze.

Com estes resultados, o Maranhão já contabiliza seis medalhas nesta edição das Olimpíadas Escolares sendo dois bronzes no judô, uma prata e um bronze no taekwondo, além das medalhas de prata e bronze do futsal.

Outros resultados

A terça-feira também foi das estreia de outras duas modalidades: handebol e basquete. No entanto, o Maranhão não foi bem neste primeiro dia de disputas destes esportes. No handebol masculino, a equipe do Colégio Upaon-Açu foi derrotada por apenas um gol. Após empate no tempo normal contra o Colégio Santa Mônica (RJ), os maranhense perderam na prorrogação por 30 a 29.

No basquete masculino, o Colégio Crescimento estreou com derrota diante do Colégio Geração (PR): 51 a 37. E, no basquete feminino, o Reino Infantil perdeu para o Colégio Padre Achieta (MT): derrota por 77 a 35.

Nesta quarta-feira (5), as equipes maranhenses voltam à quadra. Às 8h30, o Liceu Maranhense enfrenta o CED (DF) pelo handebol feminino. Na sequência, às 9h45, as meninas do Reino Infantil encaram o Cetec (SP) pelo basquete feminino. Ainda pela manhã, às 11h, o Colégio Crescimento tenta a primeira vitória no basquete masculino diante do Colégio Evangélico Jaguará (SC).

À tarde, a garotada do o Colégio Upaon-Açu tenta a reabilitação no handebol masculino. O jogo será contra o Colégio Arquidiocesano às 16h30.

Outras informações sobre as Olimpíadas Escolares estão disponíveis no site da Sedel. O endereço é www.esporteelazer.ma.gov.br.

sem comentário »

Conhecidos alguns nomes da equipe de Edivaldo

8comentários

Pelo menos nove nomes da equipe do prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) já são conhecidos. Os nomes já vem sendo divulgados desde a semana passada. O anúncio oficial deve ser feito até sexta-feira.

O blog conseguiu apurar que faltam pequenos detalhes para o prefeito fechar o secretariado.

O jornalista Márcio Jerry deverá ser mesmo secretário de Comunicação.

O procurador Federal, Felipe Camarão (foto) deve assumir a Secretaria de Urbanismo.

O suplente de vereador, Geraldo Castro Sobrinho que inicialmente estava cotado para a Secretaria de Esportes deve assumir a Secretaria de Habitação que ainda será criada.

Veja os nomes dos possíveis secretários:

Comunicação – Márcio Jerry
Governo – Rodrigo Marques
Urbanismo – Felipe Camarão
Trânsito e Transporte – Roseane Nina de Araujo Costa
Cultura – Nelsinho
Fazenda – José Azzolini
Procurador do Município – Marcos Braide
Turismo – Lula Fylho
Habitação – Geraldo Castro Sobrinho

8 comentários »

Justiça bloqueia recursos de São Vicente Férrer

1comentário

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) determinou nesta terça-feira (4) o bloqueio das verbas públicas do município de São Vicente Férrer, após denúncia do Ministério Público Estadual contra o prefeito João Batista Freitas, acusado de lesar o erário público por meio de convênio. A decisão foi encaminhada por ofício às instituições bancárias responsáveis pelas referidas contas.

No processo – que tem como relator o desembargador Bayma Araújo – o proprietário da empresa Mar Azul Comércio e Representações, Pedro de Alcântara Raposo Masullo, foi acusado de dispensar licitação fora das hipóteses previstas em lei, deixando de observar as formalidades pertinentes à mencionada dispensa.

Conforme consta nos autos, em 2006, o prefeito celebrou convênio com a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), no valor de R$ 2.120.665,91, para construção de 25 poços artesianos em povoados daquele município, visando desenvolver ações de abastecimento de água e rede de esgoto sanitário para controle de esquistossomose mansônica.

Após perícia feita pelo Instituto de Criminalística (Icrim), foi constatado que entre os 25 poços apenas um foi concluído de acordo com as especificidades técnicas do projeto, tendo um custo de R$ 38.147,40. Quatro poços destinados aos povoados Garrida, Itabiguari, Tabocal e Monte Aires não foram executados, embora tenham sido repassado R$ 320.956,01.

Mesmo com oito perfurações nos povoados de São Marcos, Pascoal, Buenos Aires, Soares, Cantagalo, Conceição, Taboca e São Joaquim e o repasse de R$ 662.109,84, o prefeito não concluiu as obras.

Em relação aos 11 poços restantes – que atenderiam às localidades de Vista Alegre, Juçara, Cantanhede, Goiabal, Itapecuru, Baixa Grande, São Pedro, Água Limpa, Teso Alto, Limão e Bom Viver – foram verificados problemas técnicos que impediam o funcionamento, mesmo com repasse de R$1.033.101,80.

O Icrim constatou também que o poço construído no povoado de Santa Teresa, no valor de R$ 69.950,84, apresentou problemas técnicos, embora tenha sido declarado como concluído.

Em relação ao segundo denunciado, Pedro Alcântara, recai o fato de ter realizado as obras sem processo licitatório, recebendo pelas mesmas R$ 1.608.000, mesmo sabendo da necessidade desse procedimento legal por se tratar de obra paga pela Prefeitura Municipal.

Em seu voto, Bayma Araújo também ressaltou o fato de não pedir o afastamento do prefeito, diante do impedimento do vice-prefeito por outras denúncias promovidas em seu desfavor.

Os desembargadores Raimundo Melo e Cleonice Freire acompanharam o relator.

1 comentário »

MPT bloqueia bens de pecuarista no Maranhão

0comentário


Uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho no Maranhão (MPT-MA) – com pedido de tutela antecipada – resultou no bloqueio de bens do pecuarista Francisco Gil Alencar. Ele poderá pagar R$ 3 milhões por danos morais coletivos, por ter mantido 12 trabalhadores em condições análogas à de escravo na fazenda “Coronel Gil Alencar”, na cidade de Santa Inês. Além de gado, o empresário cria, na mesma propriedade, centenas de animais silvestres, em um zoológico chamado de “Gilrassic Park”.

Os homens tinham sido contratados para preparar o pasto do gado, a cerca de cinco quilômetros de distância do zoológico. O Grupo Especial de Fiscalização Móvel, formado pela procuradora do Trabalho, Christiane Nogueira, por auditores fiscais e policiais rodoviários federais, identificou várias irregularidades trabalhistas, como a falta de registro na carteira profissional, o atraso no pagamento de salário, a ausência de equipamentos de proteção individual, o descaso com a saúde dos funcionários e o total desrespeito à dignidade dos 12 trabalhadores.

Foram lavrados 26 autos de infração e MPT-MA também denunciou a inexistência de alojamento adequado, a escassez de alimentos e a falta de higiene. Os homens dormiam no mesmo terreno da pastagem dos bois. O alojamento funcionava em um barraco feito de lona e palha, sem paredes laterais contra animais peçonhentos, chuva e outras intempéries. Não havia local para guardar roupas e objetos pessoais, já que esses materiais ficavam pendurados ou eram armazenados em sacos de ração.

“A mesma água do igarapé, que servia o gado, era utilizada pelos homens para beber, tomar banho e cozinhar. O líquido era armazenado em embalagens de agrotóxicos. Não havia instalações sanitárias. O quadro era de total violação aos direitos fundamentais daqueles trabalhadores”, explicou Christiane.

Outra constatação que chocou o grupo responsável pelo resgate, foi a disparidade entre o tratamento dado aos trabalhadores e aos animais silvestres criados no parque. O fazendeiro possui 900 bichos de 100 espécies diferentes, que recebem alimentação balanceada, água mineral e acompanhamento de zootecnista.

Aos homens, pela manhã, era fornecido café preto com uma massa de farinha de milho cozida. No almoço, eles tinham direito a feijão e arroz – às vezes só um ou outro. O jantar era a repetição do almoço.

Na ação, a procuradora citou a poesia de Manuel Bandeira, “O Bicho”, para retratar a situação degradante na qual os trabalhadores se encontravam. “Vi ontem um bicho […] catando comida entre os detritos. Quando achava alguma coisa, não examinava nem cheirava: engolia com voracidade. O bicho não era um cão. Não era um gato. Não era um rato. O bicho, meu Deus, era um homem”.

Depois do resgate, os 12 trabalhadores receberam carteiras de trabalho, foram encaminhados a um alojamento apropriado e tiveram acesso ao seguro-desemprego. O fazendeiro Gil Alencar teve que desembolsar quase R$ 40 mil pela rescisão contratual desses funcionários.

A ação foi protocolada na Vara do Trabalho de Santa Inês (MA). O juiz Carlos Eduardo dos Santos decidiu pela concessão de liminar em razão do dano moral coletivo. Ele determinou o cumprimento de 27 medidas em defesa dos trabalhadores e bloqueou 14 bens do réu, entre prédios, fazendas, casas, lotes e um sítio – localizados nas cidades de São Luís, Santa Inês, Zé Doca, Paço do Lumiar e Juazeiro do Norte (CE).

“Implantar no inconsciente de um trabalhador que sua alimentação é menos importante que a de animais criados em cativeiro, e arriscar a saúde dessas pessoas pelo não fornecimento de condições mínimas de higiene me parece aviltar o imponderável”, disse o juiz.

O pecuarista maranhense poderá ser incluído na “lista suja” do trabalho escravo, que reúne os empregadores que já exploraram esse tipo de mão-de-obra. O caso está sendo acompanhado pela Procuradoria do Trabalho no Município (PTM) de Bacabal.

Informações e fotos da Assessoria de Comunicação do MPT-MA

sem comentário »

Fique sabendo…

11comentários

Presente

O prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) esteve presente na solenidade de entrega de medalhas à presidenta Dilma Rousseff, ontem, no Palácio dos Leões. (Foto: Paulo Soares).

Edivaldo confirmou a divulgação esta semana dos nomes que irão compor o seu secretariado e reforçou que pretende manter parcerias institucionais com o governo do Estado.

Sobre a posse no dia 1º de janeiro, o prefeito eleito deve confirmar o horário de 17h.

Críticas

Pelo menos seis deputados (Eduardo Braide, Tatá Milhomem, Marcelo Tavares, Rogério Cafeteira, Magno Bacelar e Graça Paz) criticaram ontem à tarde, na sessão rápida na Assembleia Legislativa, o veto da presidenta Dilma Rousseff projeto de divisão de royalties do petróleo. Antes, a Assembleia concedeu a medalha Manoel Bequimão à presidenta no Palácio dos Leões. Os deputados estiveram lá aplaudindo a presidenta e nenhum se arriscou a falar sobre o assunto.

Lamentação

A deputada Graça Paz (PDT), que lamentou que os deputados não tivessem a oportunidade “de chegar e levar esses problemas que tanto nos angustia” à presidente em visita a São Luís. Ora bolas, o que fazia o presidente Arnaldo Melo ao lado de DIlma Rousseff?

Ocorrência

Três funcionários do Samu registraram ocorrência no Plantão Central da Reffsa denunciando a existência de apenas uma ambulância para atendimento de todos os chamados de urgência e emergência em São Luís. Em decorrência desta situação, os funcionários afirmam que as dependências do Samu tem sido invadida por pessoas que precisam utilizar o serviço. Segundo eles, as ameaças são constantes. Com a palavra a Secretaria Municipal de Saúde.

Gabarito

A Fundação Getúlio Vargas divulgou o gabarito do concurso para os cargos da Segurança Pública do Maranhão. Clique aqui.

Casa própria

Divulgada a lista dos beneficiários sorteados para contratação das unidades do Residencial Nova Terra (I – V), em São José de Ribamar. Sorteio realizado pela Caixa Econômica Federal no último dia 27. Veja a relação.

11 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS