No último dia de 2012 e antes da posse do prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior, o ainda secretário de Saúde de São Luís, Santiago Servin (Foto: A. Baeta) divulgou uma carta à imprensa. O secretário considerou “período sofrido, difícil”, os sete meses que esteve à frente da Secretaria de Saúde na gestão do prefeito João Castelo.
Disse ter tabalhado com gente “subutilizadas por questões políticas, já outras despreparadas para os cargos que exerciam mais ocupando estes por exigência política de outros mais poderosos”.
Santiago disse que nunca pensou em ocupar o cargo, mas aceitou o desafio por acreditar em dias melhores para a saúde. E garantiu que a parceria com a Secretaria de Estado da Saúde foi um pedido seu “um pedido de socorro”. Veja o documento na íntegra:
Socorro aos Soccorões
Amanhã completo quase sete meses como secreáario, período sofrido, difícil, mas com algumas conquistas, conheci muitas pessoas algumas muito preparadas, inteligentes e bem intencionadas, porém subutilizadas por questões políticas, já outras despreparadas para os cargos que exerciam mais ocupando estes por exigência política de outros mais poderosos, realmente uma pena, pois isto dificulta muito o andamento do sistema dentro da secretaria.
Na lista dos meus sonhos a serem realizados nunca esteve o de ser secretario municipal ou de qualquer cargo político, mas aconteceu por vários motivos e principalmente pelo desejo de querer fazer alguma coisa pela saúde, tentar deixar uma marca, algo quase que impossível quando as intenções são boas.
Entrei com vontade, querendo tudo para ontem, como bom cirurgião que sou, mas me deparei não com uma muralha e sim com várias de vários tamanhos, algumas muito altas e lógico com bendito período eleitoral, que não permite que se tome praticamente nenhuma medida política ou administrativa de grande porte. Descobri assim, que as coisas não são como eu imaginei e logo de inicio encontrei um longo e difícil caminho que em vários momentos me levaram a pensar em desistir, mas me mantive firme apesar das pressões que sofri, apesar da politicagem a qual a saúde é submetida, apesar dos políticos irresponsáveis que só pensam em manter o mandato e não se preocupam com a vida das pessoas. Alem de que eu tinha dado a minha palavra, de que me manteria firme ate o final.
A ajuda dada pela secretaria estadual de saúde foi uma decisão minha, foi um pedido de socorro, pois o risco que corríamos em prejudicar um inocente era grande, alem de levar a culpa por isto. Estávamos sozinhos apagando incêndios que estavam cada vez mais difíceis de serem controlados, os políticos não entendem e nunca vão entender isto, só quem é técnico e trabalha na ponta sabe do que estou falando. O estado demonstrou ser efetivo e preciso, ajudou muita gente necessitada, nós estávamos quase que impossibilitados de resolver os problemas destas pessoas, acredito que a única forma que o governo tem de fazer saúde sem misturar com a política é dar as mãos e trabalhar juntos.
Muitos falaram mal da minha pessoa por ser paraguaio ou por ser mais técnico do que político, político não sou mesmo, mas paraguaio sou e com orgulho, mas também sou brasileiro naturalizado há quase 10 anos, sou casado com uma maranhense e tenho uma filha maranhense (sou maranhense de coração, quem me conhece sabe muito bem disso), formei na UFMA há mais ou menos 18 anos, sou especialista em cirurgia geral pela UFMA e especialista em Coloproctologia, sou cria do Socorrão (adoro emergência); ando pelo socorrão há quase 22 anos, sei de todos os problemas destes hospitais, pena que não tive tempo e nem autonomia de pelo menos tentar resolver alguns deles. Estes problemas podem ter piorado no ultimo ano, mas sempre existiram e todos sabem quais são (superlotação, falta de autonomia da direção destas unidades, subfinanciamento, manipulação política da emergência, etc.), os políticos parecem não querer ou pode também não ser de interesse deles resolver estes problemas, talvez manter estes pacientes no fio da navalha, seja mais beneficioso politicamente, sinceramente não consigo entender; espero sinceramente que o novo prefeito e a nova equipe da secretaria de saúde (tenho Fé nesta nova equipe)tenham consciência e deixem a política de lado ao cuidar da saúde, elas duas não devem ser misturadas de forma alguma, talvez esta seja uma das soluções para o problema da saúde do município, negociar sem querer tirar vantagem e pensar nas pessoas que precisam destes serviços.
Finalizando queria agradecer as pessoas que me tiveram paciência me apresentaram e ensinaram sobre algumas coisas das quais realmente não tinha nem ideia da sua existência e muito menos como funcionava (SUS, política de saúde, gerenciamento de pessoal, ministério da saúde, conselho municipal de saúde, comissão intergestora regional, CIB, etc.), não é tão difícil quando se tem as pessoas certas do seu lado, praticamente me pegaram pela mão. Não vou citar nomes, pois posso esquecer injustamente alguns. Do fundo do meu coração agradeço a todos com quem trabalhei durante estes sete meses e peço desculpas a quem dei mais trabalho.
Dr. Santiago Servin
Secretário Municipal de Saúde de São Luis
São Luis, 31 de dezembro de 2012.
Nenhum outro aliado do prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior (PTC) emplacou tantas indicações quanto o deputado federal Weverton Rocha (PDT) na futura administração.
São indicações de Rocha os secretários do Trabalho, Jerry Abrantes; da Juventude, Olímpio Cruz; e dos Esportes, Raimundo Penha.
Além disso, o próprio Weverton foi beneficiado com o mandato de deputado federal após a eleição de Holandinha.
Foi Weverton Rocha o principal articulador da candidatura de Edivaldo Júnior, ainda em junho de 2011. Ele tentou, inclusive, filiar o então deputado no PDT para viabilizar sua candidatura.
Coube a Weverton garantir o apoio pedetista – sem o qual, o candidato não teria tempo suficiente de televisão.
Também conseguiu convencer a maioria do PDT a seguir com Holanda e não com Castelo.
Com o apoio pedetista, Edivaldo Júnior garantiu, além do tempo de TV, também estrutura de campanha e militância nas ruas.
Coisas que nem um outro partido – nem o PCdoB de Flávio Dino e muito menos o PSB de Roberto Rocha- garantiriam de forma conjunta.
Como recompensa, além do mandato na Câmara Federal, Weverton Rocha garante espaço de poder no futuro governo.
E passa a ser o homem forte da adminsitração…
Definidos mais dois secretários do prefeito Edivaldo Holanda Júnior.
Os nomes serão divulgados numa lista completa (a 4ª lista), incluíndo inclusive o nome do secretário de Cultura, Francisco Gonçalves que está confirmado, mas não foi anunciado oficialmente em nenhuma das listas anteriores.
Os dois novos secretários são os do vereador Osmar Filho que não conseguiu se reeleger oara a CÂmara Municipal e será o titular da Secretaria de Articulação Política
O outro nome é José Luís Lago, que assume a Secretaria de Orçamento Participativo.
Os nomes de Osmar Filho e José Luís Lago foram confirmados pela assessoria de comunicação do prefeito.
Vejam só o resultado que se alcança com os grandes shows que o governo do Maranhão vem oferecendo à população de São Luís.
As atenções da grande mídia nacional se voltam para cá o que demonstra que o governo acertou em cheio.
Desde ontem, o portal G1, da Globo destaca em sua capa principal a grande festa da Virada do Ano na Lagoa da Jansen que terá a dupla Victor e Leo.
Shows como Roberto Carlos e Zeca Pagodinho, na festa dos 400 anos de Aniversário de São Luís levaram mais de 100 mil pessoas à Lagoa da Jansen. A dose se repetiu no último sábado, quando das apresentações de Paralamas do Sucesso e Roupa Nova.
E como o show não pode parar, a festa vai continuar em 2013.
O governo prepara uma grande surpresa ao público e deverá anunciar hoje à noite, no telão da Lagoa da Jansen uma grande festa que será feita durante o periodo carnavalesco.
Teremos todas as principais brincadeiras do Carnaval Maranhense tocando com grandes nomes nacionais.
Vamos aguardar!!!!
A chegada de 2013 será celebrada com grandes shows em São Luís. A dupla sertaneja Victor e Leo é a principal atração do Show da Virada do dia 31, quando também se apresentam a Banda A5, Bicho Terra e Arlindo Cruz. A programação começa às 21h, na Lagoa da Jansen, e tem entrada franca.
Victor & Leo devem apresentar os grandes sucessos da carreira, além das novidades do DVD “Ao Vivo em Floripa”. Uma verdadeira multidão é aguardada para o último dia dos Shows da Virada, promovidos pelo Governo do Estado como forma de encerramento das comemorações pelos 400 anos de fundação de São Luís.
Os irmãos têm 10 cd’s, três dvd’s ao vivo e um Blu-ray lançados, além de dois dvd’s documentários: “Nada Es Normal”, em espanhol, lançado em 2008, e “Victor & Leo – A História”, lançado em dezembro de 2010. Eles representam a continuidade renovada da música sertaneja, com um estilo que mescla folk, pop, romantismo e sertanejo de raiz.
Antes da dupla sertaneja, sobem ao palco os maranhenses Mano Borges, Chiquinho França, Betto Pereira, Carlinhos Veloz e Erasmo Dibell, do grupo A5. A alegria do Bicho Terra também vai contagiar o público. Para quem gosta de samba, Arlindo Cruz é a garantia de diversão.
Os Shows da Virada foram realizados durante quatro noites, que começaram no dia 21 de dezembro, com o Padre Fábio de Melo, seguido da cantora gospel Aline Barros, na sexta-feira (28), pelos grupos Paralamas do Sucesso e Roupa Nova, no sábado (29). O encerramento será nesta segunda-feira (31), com Victor e Léo e Arlindo Cruz.
Uma falha incrível do prefeito eleito Edivaldo Holanda Júnior.
Por meio de sua assessoria, o prefeito que assume o cargo nesta terça-feira (1º) utilozou três listas para anunciar o seu secretariado e por mais incrível que possa parecer, ainda assim cometeu um grande equívoco ao não incluir na lista o nome do secretário de Cultura;
O jornalista e professor da UFMA, Francisco Gonçalves teve o nome confirmado para a pasta no início do mês, ainda assim não foi incluído em nenhuma lista;
Seria isto esquecimento ou a pasta não teria tanta importância assim na futura administração? Quem vai saber?
O certo é que, a secretaria de Cultura fará parte da nova estrutura administrativa uma vez que teve aprovada a transformação da Fundação Municipal de Cultura (Func) em Secretaria de Cultura, ainda no apagar das luzes do governo Castelo.
Em tempo, faltando um dia para a posse de Edivaldo Holanda Júnior e dois para a posse do secretário Francisco Gonçalves, a assessoria do prefeito deveveria corrigir o “esquecimento” e demonstrar que a cultura será importante na nova administração de São Luís.
Definitivamente 2012 foi um um ano marcante nas carreiras de dois grandes nomes da nova geração da música maranhense: Pepê Júnior e Fabrícia.
Os dois tem uma fórmula e repertório bem parecidos: cantam aquilo que o povão gosta. Como alguém que conhece um pouco de música fico feliz por esses dois jovens talentos que sabem como poucos fazer a alegria do público.
No último sábado, o cantor Pepê Júnior soube como poucos artistas maranhenses aproveitar a presença de mais de 100 mil pessoas para dar e muito bem o seu recado.
Rock, samba, MPB, música maranhense, forró, enfim, Pepê Júnior cantou de tudo e encantou a todos que foram à Lagoa da Jansen.
A noite que antecipadamente seria dos famosos Paralamas do Sucesso e ROupa Nova, foi também, a noite de Pepê Júnior que simplesmente arrebentou.
Ah, digno de registro, também a evolução das bandas que acompanham Pepê e Fabrício. São artistas talentosos demais e que andam tocando muito.
Feliz por vocês amigos. Quem em 2013 vocês continuem a brilhar. Nós é que vamos ganhar ainda mais.
A secretaria de Estado de Educação (Seduc) prorrogou, até às 23h59 (hora local) de sexta-feira (4), o prazo para a inscrição on line no processo classificatório dos alunos das redes pública e particular que desejarem ingressar na 1ª série do ensino médio e na modalidade Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas da rede estadual, da unidade regional de educação de São Luís. O prazo, que encerraria nesta segunda-feira (31) foi adiado devido as feriados de Natal e Ano Novo.
O governo do Estado, por meio da secretaria de Educação (Seduc), está ofertando 23.950 vagas. Até agora, mais de 10 mil candidatos estão aptos a participar do processo. A inscrição é gratuita. Só serão aceitas inscrições via internet no site www.educacao.ma.gov.br/matricula2013. O estudante sem acesso à internet deverá procurar uma das 13 escolas de apoio (confira quadro abaixo).
As vagas no primeiro ano do ensino médio e no EJA são ofertadas à comunidade escolar para o ano letivo de 2013. O cartão de inscrição será emitido após a conclusão da inscrição. Todos os alunos inscritos terão vagas asseguradas nas escolas da rede estadual de ensino de São Luís. As matriculas serão acompanhadas pelo Sistema Integrado de Administração de Escolas Públicas (Siaep)
Nas escolas onde o número de alunos inscritos superar o número de vagas ofertadas, o estudante interessado participará das provas do processo classificatório que acontecerão no dia 20 de janeiro, entre 13h e 17h, em locais a serem definidos pela Seduc.
Os testes serão compostos de 40 questões de múltipla escolha (20 de Matemática e 20 de Português), com cinco alternativas cada uma. Os resultados serão divulgados no dia 31 de janeiro. A lista dos estudantes por local de prova será divulgado até 14 de janeiro no endereço eletrônico da Seduc.
Somente poderá participar do processo classificatório para a 1ª série do ensino médio regular diurno o candidato com idade menor ou igual a 18 anos, completados até 06/02/2013. Os candidatos maiores de 18 anos somente deverão concorrer para o turno noturno.
O candidato que completar 18 anos ou mais, a partir de 06/02/2013, terá como opção de matrícula, no turno noturno, cursar o ensino médio regular ou a modalidade Educação de Jovens e Adultos (supletivo). Os candidatos com deficiência poderão optar pelo turno de sua preferência, considerando suas necessidades educacionais especiais.
No ato da inscrição, o candidato fará opção por três escolas da rede pública estadual de ensino da Ure da região metropolitana de São Luís, que disponham da modalidade de ensino desejada, e pelo turno pretendido para cursar a 1ª Série do ensino médio no ano de 2013. Não será permitida a escolha das escolas, onde é grande a demanda, para segunda e terceira opção.
O regulamento do processo classificatório está afixado nas escolas da rede estadual de ensino e disponível para os candidatos através do portal da Universidade Estadual do Maranhão (Uema) e site da Seduc (www.educacao.ma.gov.br/matrícula2013). Os interessados poderão baixar o edital do processo classificatório e obter maiores informações.
ESCOLAS DE APOIO AO SELETIVO
1 UI Haideé Chaves – Avenida. 4, s/n – Angelim2 CE São Cristovão (sede) – Av. Guajajaras, nº90 – São Cristovão
3 CE São José Operário – Av. Divina Providência Nº 100 – Cidade Operária
4 UI Professora Maria Pinho – Rua O – QD. 12 – S/N – Cohatrac I
5 UI Joaquim Gomes de Souza
6 CE Cidade de São Luis
7 CE Bernardo Coelho de Almeida
8 CE Margarida Pires Leal
9 CE Lucia Chaves
10 CE Gonçalves Dias
11 UI Anjo da Guarda
12 UI Poeta Gonçalves Dias – Caic
13 CE Estado da Guanabara
Mais de 100 mil pessoas, de acordo com dados da Polícia Militar, cantaram e dançaram na terceira noite dos Shows da Virada, neste sábado (29), na Lagoa da Jansen. Os embalos ficaram por conta dos hits musicais de Paralamas do Sucesso e Roupa Nova, atrações da noite, ao lado do maranhense Pepê Junior e banda.
O evento, realizado pelo Governo do Estado para marcar o fim das comemorações aos 400 anos de São Luís e a chegada do novo ano, tem patrocínio Banco do Brasil, Ambev, CitéLuz, Companhia Energética do Maranhão (Cemar) e Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap). E a programação continua na noite de Reveillon, nesta segunda-feira (31), com apresentações da dupla Victor e Léo, do sambista Arlindo Cruz, A5 e Bicho Terra.
A governadora Roseana Sarney participou das comemorações. “Essa festa é para o maranhense, para São Luís e para quem visita a nossa cidade e vem para participar da alegria das festas de final de ano”, declarou. Roseana Sarney afirmou estar feliz ao constatar que as pessoas estão apreciando os shows com tranquilidade e aproveitou para deixar uma mensagem de fim de ano aos maranhenses. “Desejo a todos um feliz ano de 2013, muita saúde, paz e sucesso”.
Na noite, que reuniu público de todas as idades, Pepê Júnior e Banda fizeram o aquecimento da plateia com um repertório variado, de pop rock nacional. Em pouco tempo o espaço na arena da Lagoa ficou lotado. Famílias, muitas com crianças, grupos de amigos e fãs foram buscando o melhor espaço para assistir aos shows.
A professora Leila Matos trouxe a mãe, o filho de 10 anos e outros parentes. “Essa é uma festa inesquecível, o local do show é maravilhoso e estou feliz de vir com minha família com tranquilidade e segurança”, ressaltou.
Jeferson Brandão saiu de Teresina (PI) para participar das festas de fim de ano em São Luís. “A organização do evento está de parabéns, não podia perder a oportunidade de assistir a shows maravilhosos, sem pagar nada e com tanta segurança”, ressaltou.