Cinco das dez escolas públicas com o pior desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no país estão são do Maranhão. A triste realidade veio à tona ontem com a divulgação do resultado pelo Ministério da Educação (MEC) e poucos especialistas sequer sabem explicar o que significa e para que serve.
O que faz a melhor escola com o primeiro lugar no Enem? E a última?
Mas a presença de cinco escolas maranhenses virou motivo de alegria e orgulho para muita gente. E é claro uma bela bandeira política. Vejamos que bem aqui ao lado, o Piauí possui escolas entre as melhores do país, mas é preciso lembrar, também que o estado vizinho possui também a 2ª pior escola do país. Nem por isso, a divulgação lá provocou tanta onda como por aqui.
Os “críticos de plantão” que após a divulgação dos números de 2011, passram a comemorar o resultado negativo nunca estudaram em escola pública. Deixaram na sua maioria o interior do Maranhão e vieram para São Luís estudar naquelas escolas que aparecem no ranking como as melhores.
Agora, para esses “críticos de plantão” é conveniente por algum motivo falar de uma realidade da qual fugiram no passado.
A discussão é válida e os números devem provocar a nossa indignação sim, mas não a ponto de serem exibidos como um grande troféu.
A Falência educação no Maranhão é histórico, não adianta oposição, governo criticar.
Era no governo Jackson, Roseana, Zé Reinaldo, Cafeteira, Rocha, emfim… é o sujo falando do mal lavado.
Lembro-me que no governo Rocha, a única coisa que ele fez foi distribuir uns caderno com capa de pedaço de revista…
Por que? simplesmente a educação no Maranhão sempre ficou em segundo ou terceiro plano. Aqui, na escola publica não estão preocupado com a qualidade e sim com a quantidade, o negócio é: Analfabeto funcional. pronto!!! soube escrever o nome, tá na estatística.
A culpa é da oposição agora? Não, pera.
PROCURANDO CHIFRE EM CABEÇA DE BURRO?
Esse resultado do Enem mostrando que no Maranhão temos as piores escolas públicas é o retrato dos governos que o povo escolhe e merece ter. Todos nós somos responsáveis por este resultado que nos denigri ainda mais perante o resto do país.
Esse Enem é uma forma do Governo Federal encobrir os desmandos que existem na educação do Brasil há muitos anos, porém fica mais gostoso, principalmente para o pessoal do Centro Sul, apontar as piores escolas do Brasil ou do mundo para o Nordeste, aliás para o a nossa região pode tudo, sacanear, mandar empreiteiras fazer serviços como da tranposição do semiárido e roubar verbas etc, discriminar e tudo que não presta. O Brasil só vai avançar na educação quando o ensino for federalizado, ou seja a União tomar conta, fazendo com que o aluno que esteja lá no extremo Norte, tenha o mesmo ensino de qualidade igual ao aluno do extremo Sul do Brasil, não deixando de lado a regionalidade de cada local e com a criação do Ministério da Escola, onde o professor de nível fundamental começe a carreira com um salário de 7.000,00, o professor de nível médio com um salário inicial de 10.000,00 e de nível superior com um salário inicial de 14.000,00 e com auxiliares da educação também com salários dignos, esse argumento se justifica, haja vista que do profissional da limpeza ao Ministro do STF, passam pelas mãos do professor, assim esse novo Ministério atrairia muitas pessoas qualificadas para o magistério, com isso o Brasil em médio prazo daria saltos de qualidade em tudo, melhorando não só a educação, más também a saúde, a violência iria diminuir, os juízes, delegados e a polícia certamente trabalharia menos, por causa da diminuição do número de bandidos.
A TURMA DO CAOS TORCE PELO PIOR SEMPRE.
Como educadora gostaria de dizer a você jornalista Zeca Soares que estou triste com esses números, mas isto tem muito a ver realmente com a falta de participação e interesse de todos, especialmente dos políticos e aí são todos e não apenas um.
ANA LUCIA, discordo quando você diz que o problemas são os políticos. O grande problema é a falta de capacitação e do prazer dos professores em ensinar. Veja só o que diz o Gilberto Leda:http://gilbertoleda.com.br/2012/11/24/enem-pior-escola-do-brasil-tem-ate-salas-climatizadas/
Ô meu filho, acorda!!! Não é só com um prédio com ar condicionado que se faz uma escola. Para ter professores motivados, capacitados, etc… precisa sim ter políticas públicas efetivas voltadas pra isso… Vai dizer agora que a culpa é dos alunos!!!
Zeca,
Essa oposição aqui no Maranhão torce pelo pior sempre para ganhar dircurso para a campanha. Não vejo ninguém apontar caminhos ou soluções para o problema na educação que entendo ser responsabilidade de todos nós e digo dos alunos até os governantes, sem deixar de fora nenhum político, mesmo aquele que não é governador.
o denfesor da familia sarney sempre tem o argumento pra esconder os faots voces da mirante são assim so podem criticar quando e oposição são atrelados ao governo so muito oleo de peroba na tua cara