Reconhecimento de um ex-aluno

10comentários

Por Yglésio Moises
Médico

Sentindo um orgulho enorme do meu antigo colégio, Reino Infantil, onde uma das minhas mães, Maria do Socorro Campos Náufel fez florescer uma grande escola não somente de conteúdos, mas de construção de pessoas de bem.

Por alguns anos, o Reino teve dificuldade de se adaptar a essa nova metodologia do ENEM, mas mesmo assim sempre se manteve nas primeiras colocações no Estado.

Agora que conseguiu se adaptar, fica o orgulho de ver que o Reino superou os desafios de modificar a metodologia para o ENEM, ficando com a primeira colocação, literalmente deixando os outros colocados comendo poeira.

Esse post não tem nenhuma intenção de diminuir as demais escolas, na verdade é só mesmo um desabafo de quem tem um orgulho imenso de cada dia vivido naquele colégio, onde fiz amigos, sejam eles colegas de classe, professores, coordenadores ou diretores. São amigos para a vida toda.

Você que estudou em outra escola, espero que tenha a mesma paixão pelo lugar que estudou que eu tenho. Posso dizer que fui uma pessoa abençoada por ter estudado ali dos meus 2ano e meio até os 17 e só posso agradecer a cada funcionário do Reino por tudo o que conquistei na vida e pelo que com muita fé ainda há de vir por aí.

Quando se é pequeno, geralmente a gente não fala com orgulho o nome Reino Infantil, prefere dizer somente “Reino”, mas a verdade é que a mágica da escola é justamente ser um lugar onde cada um pode estudar, pode sonhar em ser mais maduro, mas não tem que ter vergonha de ser vez ou outra “infantil”. São fases da vida que temos que respeitar.

Obrigado Socorro, obrigado família Reino Infantil. Esse primeiro lugar no ENEM é de vocês e dos alunos de hoje, mas também de certa forma ainda é meu orgulho, muito orgulho mesmo. Meu amor eterno à essa família maravilhosa chamada Centro Educacional Montessoriano Reino Infantil.

10 comentários para "Reconhecimento de um ex-aluno"


  1. José Filho

    Se um dia a escolar pública do Maranhão puder reproduzir vários Yglesios nesse dia talvez eu se possa reproduzir um texto bem escrito delas por enquanto é só um sonho. Por enquanto fico indignado com os textos Maranhão a fora QUE em entre dez das pioreS escolas classificadas no ENEM cinco ainda não se “adaptem” a nova metodologia do ENEM, detalhe são do MARANHÃO.

  2. Maranhense Envergonhado – Desabafo!!!

    Como comemorar? Não entendo como um colégio que se quer está entre os 100 melhores do país pode fazer festa. Vocês são os melhores do pior. Pior estado em educação, pior em informação, tecnologia…
    Se fossem mais humildes estariam como vergonha de estudar no Maranhão. Como no momento estou envergonhado de ter nascido nesse estado. Pior de tudo é que moro fora e tenho que ouvir esse tipo de gozação. Mas a Sarneilândia tá orgulhosa de ser assim!! Façam mil favores…..desisto.

    • Paulo

      MARANHENSE QUE MORA FORA, tu deveria era ficar calado, pois começa por ti, em abandonar o teu Estado e produzir e contribuir para a riqueza de outro estado, talvez tu moras em São Paulo. Gastando teus míseros reais aí onde tu moras. Tu calado ainda tá errado, mané!!!

    • Luís

      Você tem tanta razão que o primeiro parágrafo escrito pelo Doutor não faz sentido algum, não tem uma conclusão de uma possível idéia ou argumentos. ” Sentindo um orgulho enorme do meu antigo colégio … ” e a idéia não se completa. Assim são nossos políticos e candidatos. Não sabem o que pensam.
      E ainda recebe elogios … Explica-se então para onde vai nossa educação…

  3. Samyr

    Na vida pra dar-se destaque ao que é feito busca-se sempre o que é mais conveniente, é o famoso top 5, top 10 , top 100 e nem no top 400 o Reino estar, na minha concepção ser o melhor entre os medíocres não é relevante, se diretor de escola fosse teria a humildade de ir bem aí no PI ou no CE buscar os exemplos próximos ou até mesmo SP, pq como na matéria que li no G1 nacional, o Objetivo criou uma turma “especial” de 45 alunos foi por pedido dos alunos e tornar essa turma um colégio em separado é só a título de avaliação, que pelo visto de certo. TODOS no Maranhão devem procurar a excelência pq é por esse comodismo e da exaltação do pouco que estamos na situação que estamos nos mais variados setores.

  4. YGLESIO

    Caro Leonardo, não sei onde você estudou, mas pelo jeito sua escola não te ensinou a ter respeito por quem não conhece. Julgar os valores de uma pessoa que não se conhece é falha grave. Acho que faltou você ler um pouco da questão do “comer poeira”, talvez tenha te faltando interpretação textual, para ver que 10% de diferença numa média final pro 2o colocado é um número expressivo. Se fosse uma competição qualquer e a torcida do time estivesse comemorando seria apenas uma brincadeira sem maldade, mas a palavra recalque foi utilizada (e pela sua preocupação em me desqualificar, bem utilizada) porque existe muita gente por aí que é recalcada mesmo com o Reino. Se tem uma coisa que aprendi na vida foi a ser sincero. Tenho orgulho da minha escola, mas em nenhum momento debochei das outras, inclusive escrevi isso no texto. Outra, querer que o Reino melhore mais ainda sua nota e que todos os outros colégios se esforcem para chegar ao nível do Reino revela apenas o desejo de que o ensino público e privado no Maranhão melhor. Não sou perfeito nem professor de vida como você quer ser. Considerando o seu “nível”, acho que interpretação textual faltou na sua escola. Parabéns por distorcer um desabafo de quem ficou, mesmo 15 anos depois de sair da sua escola, feliz com um excelente resultado para o ensino no Maranhão.

  5. Leonardo

    Caro Yglesio, pelo visto, o Reino não lhe ensinou alguns valores importantes para a vida. Elogie seu colégio, é direito seu, mas aprenda a respeitar a opinião dos outros, como a do Clayton. “Recalque”, “Comendo poeira”, “esforcem pra chegar no nível” mostra um pouco da tua personalidade, que o Reino ajudou a formar. Considerando seu “nível”, tu vais entender a mensagem como um todo. Parabéns ao Reino e ao IFMA!

    • luis henrique

      perfeito comentário…

  6. Yglesio

    A redação não fez parte da classificação por motivos especificados pelo Ministro da Educação.
    A expressão comer poeira foi por conta dos 10% de diferença da nota do Reino para o 2o colocado. Imagina comparado ao restante. Mas também foi usada sem maldade, basta reler o texto.
    Reconhecimento à minha escola e a cada pessoa que trabalha ali não há anos, mas sim há décadas, meu caro.
    E detalhe : o Reino não tem turma especial como muitos colégios lá fora que participam com 45 alunos. A nota foi uma média da turma toda, com os excelentes e com os medianos.
    Não precisa ficar chateado por conta da minha homenagem eterna ao meu ex-colégio. Que as escolas aqui precisam melhorar todos sabemos, agora muito do problema está na capacitação dos professores e na nossa cultura de estudar menos que o PI e CE.

    Reino, a despeito do recalque de uns e outros por aí, você continua sendo a melhor escola, a que mais participa da vida do alunos e com 1o lugar ou não no ENEM, sempre vai ser um pedaço incrível e inestimável na minha vida.

    Obrigado por tudo mais uma vez. Que o Reino tire uma nota maior ainda no próximo ENEM e que os outros se esforcem pra chegar no nível do Reino ao invés de tentar diminui-lo.

    Yglésio

  7. Clayton

    Olha, mérito mesmo e destaque de verdade deve ser dado aos alunos do IFMA que conseguiram se destacar apesar de todas as dificuldades. Pelo preço que se paga nas mensalidades dessas escolas particulares essas notas deveríam ser bem maiores. Não ng “comendo poeira” nessa lista. Inclusive a nota de redação do Crescimento é maior que a do Reino.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: