“Você nem me conhece, mas pode salvar a minha vida”. Com esta temática e com o objetivo de enfatizar e divulgar a importância do ato de doar sangue para salvar vidas, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) iniciará na segunda-feira (26), a programação da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que se estende até 30 deste mês.
A campanha, que é alusiva ao Dia Nacional do Doador de Sangue (25 de novembro) e é realizada anualmente na última semana de novembro, terá veiculação institucional em rede nacional de emissoras de TV e de rádio, além de outras peças publicitárias (cartazes e back-bus).
O objetivo é divulgar para a população a importância da doação de sangue como ato de solidariedade e cidadania, e ressaltar a necessidade de doadores para manutenção de estoque adequado ao atendimento da demanda transfusional dos hospitais, no período próximo ao fim do ano, data em que é previsível a diminuição do número de doadores por causa de férias e festas .
A participação da população, especialmente neste período, é de extrema importância para que o estoque esteja garantido, bem como a adesão de novos voluntários e o retorno dos doadores regulares, aumentando a média diária de comparecimentos.
Para doar sangue, basta estar bem de saúde, ter peso acima de 50 kg, idade de 18 a 67 anos e apresentar documento de identificação. Menores de 18 anos necessitam ser acompanhados do responsável legal para autorização formal. Também é preciso estar alimentado, dormir no mínimo 6 horas na noite anterior e não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas que antecedem a doação.