Por Zeca Soares • segunda-feira, 19 de novembro de 2012
Definidos os semifinalistas da Copa União. Na rodada desta segunda-feira, Imperatriz e Maranhão conquistaram as duas últimas vagas. Sampaio e Cordino já estavam garantidos.
O MAC se classificou ao empatar com o Cordino por 1 a 1, no castelão e ver o Sampaio despachar o Moto por 1 a 0, com gols de Wescley, aos 42 minutos do 2º tempo. Em Caxias, o Sabiá bateu o Imperatriz por 1 a 0, mesmo assim o time tocantino ficou com uma das vagas.
As semifinais da Copa União começam na próxima quinta-feira. O MAC recebe o Cordino, às 20h15, no Nhozinho Santos. O Imperatriz recebe o Sampaio, no Frei Epifânio D’Abadia.
Classificação
1º Cordino – 30 ponto
2º Sampaio – 28 pontos
3º Imperatriz – 23 pontos
4º Maranhão – 23 pontos
5º Moto – 20 pontos
6º São José – 17 pontos
7º Sabiá – 17 pontos
Semifinais
22/11 – Quinta-feira
20h15 – Maranhão x Cordino
20h15 – Imperatriz x Sampaio
26/11 – Segunda-feira
16h – Cordino x Maranhão
20h15 – Sampaio x Imperatriz
Categoria Futebol
Por Zeca Soares • segunda-feira, 19 de novembro de 2012
A Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) realiza, nesta terça-feira (20), reunião com pais e responsáveis dos atletas que irão representar o Maranhão nas Olimpíadas Escolares, categoria infantil (de 15 a 17 anos), que ocorrerá a partir do dia 25 em Cuiabá. A reunião será realizada no Ginásio Castelinho, a partir das 18h, e tem o objetivo de esclarecer detalhes da viagem e apresentar os dirigentes e acompanhantes da delegação.
Segundo o secretário-adjunto de Desporto Educacional, Alim Maluf Neto, a reunião será uma forma de esclarecer aos pais e atletas todo decorrer da viagem e explicar como será todo procedimento adotado pela Sedel. “Não medimos esforços ao proporcionar aos nossos atletas uma viagem tranquila e segura. Espero que tudo dê certo, e que os atletas que seguirão para Poços de Caldas possam proporcionar grandes conquistas ao nosso Estado”, destacou,
Os representantes do Maranhão foram campeões de modalidades disputadas nos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs 2012), categoria Infanto. Outras informações sobre as Olimpíadas Escolares estão disponíveis no site da Sedel (www.esporteelazer.ma.gov.br).
Categoria Jogos Escolares
Por Zeca Soares • segunda-feira, 19 de novembro de 2012
Quem esteve hoje no Seminário de Integração promovido pelo governo do Estado e que reuniu prefeitos e vereadores eleitos em todo o Maranhão pode perceber o constrangimento que passou o presidente em exercício da Câmara de São Luís, vereador Astro de Ogum.
Mesmo estando afastado para tratamento médico, o presidente da Câmara, Isaías Pereirinha compareceu ao evento e foi chamado para o palco assim como outras autoridades e ficou logo na primeira cadeira.
Astro de Ogum que é o presidente em exercício do legislativo municipal ficou sem entender o que estava acontecendo. Será que foi um erro do cerimonial?
O fato é que, Pereirinha está afastado da Câmara por motivo de saúde e o presidente em exercício é Astro de Ogum. A menos que Pereirinha tenha tornado à Casa antes do evento e ninguém tenha tomado conhecimento.
Tanto Astro como Pereirinha são candidatos à presidência da Câmara. Outro provável candidato, o vereador Ivaldo Rodrigues também compareceu ao evento.
(Foto: Biné Morais/ O Estado)
Categoria Notícias • Política
Por Zeca Soares • segunda-feira, 19 de novembro de 2012
Era tudo o que a Prefeitura de São Luís queria.
Com a Câmara de Vereadores que temos que não debate os problemas da cidade e que em momento algum nestes quase quatro anos questionou o prefeito João Castelo…
A Prefeitura que nunca explicou para a sociedade o que fez com o dinheiro já pode dar por encerrado o debate sobre o empréstimo de R$ 73,5 milhões.
O Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) concedeu mandado de segurança ao Município de São Luís, impedindo os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) instalada pela Assembleia Legislativa, que visava apurar supostas irregularidades cometidas pelo Executivo Municipal em três convênios assinados com o Estado em 2009, num total de R$ 73,5 milhões.
O entendimento da maioria dos desembargadores foi de que o Legislativo Estadual não goza de competência para instalar a CPI, que é uma atribuição da Câmara de Vereadores, com o auxílio do Tribunal de Contas do Estado, de acordo com normas das constituições Federal e Estadual. O parecer da Procuradoria Geral de Justiça também foi pela concessão da ordem.
O município ingressou com mandado de segurança contra ato da mesa diretora da Assembleia e ato da CPI do Legislativo estadual que investigava a celebração, execução e destino dos recursos dos convênios 04/2009, 05/2009 e 07/2009.
O Executivo Municipal também alegou não existir “fato determinado” a ser investigado pela CPI, uma vez que a nulidade dos convênios em questão já foi declarada pelo Judiciário, que determinou que os valores disponibilizados pelo Estado do Maranhão fossem devolvidos aos cofres estaduais por meio de retenção mensal da parcela do ICMS destinada ao repasse ao município.
Em seu pedido, o município considerou, ainda, irregular a determinação de quebra de sigilo bancário do Executivo. A decisão do TJMA também determina ao Legislativo Estadual que se abstenha de proceder a devassa no sigilo bancário das contas do Executivo Municipal ou atos similares e, em consequência, tornar sem efeito os mandados de notificação emitidos em 2011.
Leia mais
Categoria Notícias • Política
Por Zeca Soares • segunda-feira, 19 de novembro de 2012
Blog do Marcial Lima
Magno Bacelar Junior, de 24 anos de idade, filho do deputado estadual Magno Bacelar, foi preso no início da madrugada desta segunda-feira, em frente à Choppana, no Parque Shallon, na capital maranhense.
Magno Bacelar Junior, pelas informações das polícias Militar e Civil, ameaçou três pessoas. As vítimas foram ao plantão do Cohatrac e confirmaram que o filho do deputado estava armado com uma pistola calibre 380.
Os primeiros ameaçados foram o comerciário Raimundo Neto e Leandro Marcelo. A terceira vítima que não teve o nome revelado, foi um flanelinha que também foi ameaçado pelo filho do parlamentar.
Magno Bacelar Junior, que estava completamente embriagado, foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma, ameaça e disparo em via pública. As pessoas que estavam no local reivindicaram a autuação também por tentativa de homicídio, já que o autor disparou várias vezes em via pública e apontava a arma para as pessoas.
Magno Bacelar Junior, foi candidato derrotado nas eleições municipais deste ano no município de Aldeias Altas. A mãe dele, Fernanda Bacelar, é ex-prefeita.
Categoria Polícia • Política