O deputado Jota Pinto (sem partido) anunciou da tribuna da Assembleia, na sessão desta quarta-feira (14), que a União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale) vai lançar uma campanha nacional em defesa da unificação das eleições. “Vamos coletar um milhão e meio de assinaturas para propor ao Congresso Nacional que as eleições, que hoje são de dois em dois anos, passe a ser de quatro em quatro anos, para todos os níveis”, afirmou.
Segundo o deputado, no próximo dia 3 de dezembro, em Brasília, a Unale vai reunir seu colegiado de presidentes para definir a estratégia da campanha e deflagrá-la, acrescentando que a sociedade civil organizada será envolvida no processo de mobilização para a coleta das assinaturas que subscreverão a proposta.
“Agora, no próximo dia 23, o presidente Arnaldo Melo já vai participar de uma reunião para que possamos iniciar essa grande campanha no Brasil com as assembleias legislativas, com as câmaras municipais, com os prefeitos, com a Câmara Federal para que possamos unificar as eleições no Brasil. O mais importante disso é a economia de R$ 1 bilhão de reais que o Brasil vai ter”, revelou o deputado Jota Pinto.
De acordo com Jota Pinto, a proposta de unificação das eleições é um anseio da sociedade que sai ganhando com isso, considerando a economia de R$ 1 bilhão que vai trazer para o País e que colocará fim ao desgaste e sacrifícios que toda a sociedade e as instituições são submetidos com a realização de eleições de dois em dois anos. “Tenho certeza que ganha o país, ganha a classe política e o eleitorado que vai ter capacidade de escolher melhor seus representantes”, argumentou.
Ele explicou que o debate interno ainda vai acontecer e que o projeto não é pessoal e buscarão novas forças para compor este projeto. “Faremos os debates necessários, visitaremos o Maranhão inteiro, vamos ouvir o que o cidadão pensa. Seremos protagonistas e construiremos uma nova história em 2014!””, completou.
(Foto: JR Lisboa/Agência Assembleia)
Muito boa a idéia do deputado Jota Pinto e precisamos apoiar a iniciativa.
Não vejo chance nenhuma
NA MINHA OPINIÃO O DEPUTADO JOTA PINTO DEVE LEVAR A PROPOSTA ADIANTE, POIS SE VINGAR NACIONALMENTE SERÁ UM MARCO MUITO IMPORTANTE PARA O PAÍS.
Eu só acredito realmente que isso possa ir adiante se houver uma mobilização nacional, mas acho a iniciativa do parlamentar bastante válida pois todas as eleições passariam a ser feitas ao mesmo tempo.
Falta do que fazer deputado?????????????????????????????????????????????????????
Se isto de fato vingar vai ser muito importante porque vai acabar com essa chatisse de eleição de dois em dois anos. É muito gasto e chatisse nas cidades.
Isso aí é uma piada tem que ser feito lá em cima aqui no Maranhão com esses deputadoszinho não vai acontecer nada e não vai adiante não a menos que haja uma mobilização no país.
GRANDE J., AO INVÉS DE V. EXª PROPOR UNIFICAR AS ELEIÇÕES, O SR DEVIA ERA PROPOR QUE A ELEIÇÃO EXECUTIVA FOSSE SEPARADA DA LEGISLATIVA COM O FIM DE OS CANDITADOS SER MELHOR ANALISADOS PELO ELEITOR, O QUE NÃO OCORRE HOJE EM DIA. A ÚNICA ELEIÇÃO QUE TEM, DIGAMOS VALOR PARA O ELEITOR É EXATAMENTE A ELEIÇÃO EXECUTIVA. OU SEJA: ELEIÇÃO PARA PRESIDENTE, GOVERNADOR E PREFEITO. QUANTO A ELEGER DEPUTADO QUER SEJA FEDERAL OU ESTADUAL E ATÉ MESMO VEREADOR É RELEGADA A UM SEGUNDO PLANO. O FOCO É SÓ NO CARGO EXECUTIVO, DE MANEIRA QUE O ELEITOR VOTA EM QUALQUER UM QUER, PARA OS CARGOS NO LEGISLATIVO. E SE PODE DIZER QUALQUER COISA DE TAL SISTEMA, MENOS DIZER QUE ESTÁ CERTO. ENCERRANDO: ELEIÇÕES EXECUTIVAS EM UM PERÍODO; ELEIÇÕES LEGISLATIVAS EM OUTRO.