O secretário de Fazenda, Cláudio Trinchão lamentou ao blog as declarações concedidas pela presidente do Moto, Vera Baldez às emissoras de rádio atribuíndo ao governo do Estado através da Sefaz, a responsabilidade sob os problemas financeiros dos clubes.
“Eu tenho ouvido vários comentários da presidente do Moto Club dando uma visão completamente distorcida e equivocada sobre o repasse dos recursos do Viva Nota. Quero deixar bem claro mais uma vez que, se existe desorganização não é da Sefaz e sim dos clubes. O Estado sempre esteve interessado em dar a sua contibuição ao futebol, mas não podemos deixar de seguir o que determina a lei. Eu quero deixar claro que o Estado, através da Secretaria de Esporte e Lazer na pessoa do secretário Joaquim Haickel e a Sefaz sempre esteve trabalhando no sentido de apoiar o esporte que só tráz coisas boas para a população”, explicou.
Trinchão afirmou ainda que, mesmo para a próxima temporada os clubes já deveriam ter apresentado uma proposta ao governo.
“Os clubes ainda não apresentaram o projeto para a próxima temporada e já estão atrasados. Todo mundo sabe que o orçamento do Estado só abre na segunda quinzena de fevereiro ou início de março, por isso, os clubes devem apresentar proposta para a próxima temporada agora. Se forem deixar para o ano que vem, com o procedimento obrigatório de licitação vai ocorrer novo atraso. Estamos alertando agora para que não venha reclamar depois. É fundamental que os clubes e a Federação se entendam e apresentem o projeto agora”, disse.
Aqui em São José do Rio Preto(SP), o América FC e o Rio Preto EC, jamais tiveram qualquer ajuda do Poder Público(Prefeitura e Estado), e, lamentavelmente, foram sumariamente rebaixados. Resta agora aos rio-pretenses torcer pelo Mirassol ou Penapolense. Com ou sem ajuda pública, torço pela ascensão do futebol maranhense, que seguramente dará a volta por cima, eis que se trata de um Estado progressista, e a sua própria história demonstra que sempre revelou bons jogadores ao futebol brasileiro. Abraços respeitosos ao laborioso povo maranhense.
Amigos,
Ao ler os comentários acima fica claro que muitos nao entendem como funciona a área pública.
Ouvi a entrevista do Sec Trinchao e achei muito esclarecedora.
Pelo que foi colocado, no processo de aquisição dos ingressos ficou claro que seria uma inexigibilidade, mas havia restrições da FMF e do tal instituto e que somente no final de setembro é que a AMA clube entrou no circuito. Se analisarmos, realmente nao seria possível finalizar a contratação da compra, pois o contrato não poderia ser executado, pois nós sabemos que a taça está acabando, então a atitude de nao finalizar a compra foi corretissíma! O valor não pode ser meramente repassado aos clubes, pois há restrições legais, até a atividade da fazenda é de fiscalização e não patrocínio de qualquer outra atividade, senão o Tribunal de Contas ou Ministério Público poderiam criar problemas, então, a contratação somente poderia ser realizada se efetivamente parte significativa dos ingressos tivessem perspectiva de serem repassados aos torcedores, por isso, certamente o processo nao podeis ser concluído.
A culpa disto tudo tem origem na desorganizaçao do nosso futebol. Ao ver o meu Moto sendo administrada por essa tal de Vera, confesso, estou abandonndo o clube que torçi há mais de 20 anos.
Temos que agradecer ao governo por tentado nos ajudar, mas os nossos dirigentes foram egoístas, amadores e desorganizados. Quero dias melhores para o meu clube e torço para que as poucas pessoas que ainda tentam ajudar o nosso futebol não se desanimem os comentários acima, pois neste momento de crise temos que avaliar a situação com objetividadeve racionalidade e não, apenas, com a paixão comum do torcedor.
Um abraço
não ouvir o que a Vera Baldez falou mais com certeza 80% por tratar-se de uma dirigente de um dos clubes mais tradicionais do nosso futebol e pelo que este clube e outros seus có irmãos estão passando, todos investiram com esperança de receber tal ajuda do governo prometida desde janeiro do ano em curso ela deveria está certa. Esse trinchão pelo que falava antes sempre parecia demonstrar ser contra o governo ajudar o futebol maranhense quem duvida é só ver a cara de felicidade do ilustre cidadão quando anunciou que não haveria mais o viva nota e não esqueçam que ele chamou nosso futebol de amador [matéria neste mesmo blog], não sabendo que dentro em breve o publico daria a resposta ao lotar o castelão em um jogo do sampaio quando eles do governo queriam fazer um Flamengo x Atletico e o Sampaio por sua vez não conformado em consecutivamente lotar o Estádio sendo motivo de admiração para todo o Brasil e só pra chatear eles os tais governistas, tornou-se tri campeão brasileiro, valeu Vera pelo que você deve ter falado mostrou coragem, eles queriam queriam F… com nosso futebol mais não conseguiram. Quanto a esse Zeca Soares ele é suspeito em defender quem faz parte do governo sarneyzista, porque indiretamente o sistema ao qual ele presta seus serviços profissionais faz parte do tal governo, alô torcedores maranhenses, vamos dar a resposta em 2014, chega de caô caô.
AQUI NO MARANHÃO TUDO SE TENTA POLITIZAR. QUE CHATISSE MEU AMIGO. VOTE EM QUEM ACHAR MELHOR. O VOTO É SEU. FAREI O MESMO..
Acho que se o trinchão quisesse realmente liberar o dinheiro já teria liberado sim, agente sabe que a burocracia existe,mais toda vez ele vem com essa converssa de que quer fazer tudo dentro da lei, diga se de passagem parece papagaio ensaiado que em todas as entrevistas que ele deu sobre esse assunto ele falou a mesma coisa sem colocar ou tirar.Agora quero deixar claro aqui que se os clubes do maranhão estão passando por essa situação deprimente principalmente o Moto, a culpa não é do Governo do estado, e sim das diretorias desses clubes, agora convenhamos, colocar dinheiro na mão desses dirigentes amadores que não a mínima ideia com que vão fazer com esse dinheiro é algo até irresponsavel de se pensar, depois essa vera Baldez jogar toda a culpa em cima do governo, é triste ver como os clubes maranhenses ainda ficarão por algum tempo mendigando esmolas do governo sem conseguir caminhar com seus próprios pés.
Acho que se o trinchão quisesse realmente liberar o dinheiro já teria liberado sim, agente sabe que a burocracia existe,mais toda vez ele vem com essa converssa de que quer fazer tudo dentro da lei, diga se de passagem parece papagaio ensaiado que em todas as entrevistas que ele deu sobre esse assunto ele falou a mesma coisa sem colocar ou tirar.Agora quero deixar claro aqui que se os clubes do maranhão estão passando por essa situação deprimente principalmente o Moto, a culpa não é do Governo do estado, e sim das diretorias desses clubes, agora convenhamos, colocar dinheiro na mão desses dirigentes amadores que não a mínima ideia com que vão fazer com esse dinheiro é algo até inconsebível de se pensar, depois essa vera Baldez jogar toda a culpa em cima do governo, significa
Zeca, tu tá respondendo demais está quase sem argumento, o torcedor de futebol não é analfabeto, semi-analfabeto ou analfabeto funcional, existem economistas, advogados, professores….
Esse Trinçhão acha que torcedor de futebol só tem pobre, lascado e nunca lê, o que ele disser tá dito. Acho que aqui tem leitor do blog mais competente e de formação acadêmica superior a esse cargo comissionado do Trinçhão e Zeca Soares.
Vamos raciocinar, refletir e argumentar. Por que o repasse não é feito para a AMAclube? se ela foi criada para esse propósito e inclusive recebeu esse repasse no ano passado normalmente, tranquilamente e agora ela não pode mais.
Todo mundo sabe que os clube são desorganizados e a FMF queria da o pulo do gato. Mais simplemente se tivesse boa vontade o Governo não diria: “Bom, essa Instituição criada pela FMF e irregular portanto, o repasse continuará sendo feita via AMAclube”, simples companheiro.
Por que? Por que? Por que?
NÃO ESTOU CHAMANDO NINGUÉM DE ANALFABETO E MUITO MENOS JULGANDO NINGUÉM. É PRECISO DEIXAR CLARO QUE NÃO É OBRIGAÇÃO DE GOVERNO E PREFEITURA DAR DINHEIRO A TIME DE FUTEBOL. O QUE VOCÊS NÃO CONSEGUEM ENXERGAR É QUE O ATRASO FOI PROVOCADO POR CONTA DA BRIGA DE EGOS ENTRE FMF E AMA CLUBES QUE ATRASOU TUDO. AMÉRICO TOMOU O COMANDO PARA SI E CRIOU UM INSTITUTO QUE NÃO ESTAVA REGULAR. FEZ ISSO COM A CONCORDÂNCIA DE CLUBES COMO MOTO E SÃO JOSÉ POR EXEMPLO QUE HOHJE ESTÃO COM PIURES NA MÃO. DEPOIS QUE NÃO DEU CERTO VOLTARAM TUDO PARA A AMA CLUBES. AÍ O GOVERNO TEM QUE COMEÇAR TUDO DE NOVO COMO TINHA QUE SER E DETERMINA A LEI.
A Lei é algo interessante, ela pode servir para o bem (regra) e par ao mal (como subterfúgio). O problema é complexo? é! Mas é simples de resolver por incrível que pareça!!!
Está nítido de que o que está faltando é a ORDEM DE QUEM MANDA, a Governadora, enquanto ela não disser: “LIBERA, E ACABA COM ESSA MESQUINHARIA”…o dinheiro não vai sair, nem agora, nem ano que vem…porque já existe uma nítida ANIMOSIDADE entre o Trinchão e os Clubes etc…
…
TUDO GIRA ENTORNO DA COMPRA DE INGRESSOS PELO GOVERNO E REDISTRIBUIÇÃO AO PÚBLICO, PRINCIPAL BENEFICIADO PELO PROGRAMA!
SERÁ QUE UMA EMPRESA PARTICULAR (COM NOME LIMPO) NÃO PODIA FAZER ESSA INTERMEDIAÇÃO???
MEUS AMIGOS TORCEDORES, ZECA, AQUI NÓS, NÃO DEFENDEMOS O MAL USO DO DINHEIRO PÚBLICO DE FORMA ALGUMA…SOMOS NA MAIORIA CIDADÃOS HONESTOS E TRABALHADORES…AGORA TAMBÉM NÃO SOMOS SEMI-ANALFABETOS, OU ALIENADOS PARA DEIXAR DE PERCEBER O QUE EXISTE DE REAL POR TRÁS DA CORTINA CINZENTA QUE ENVOLVE ISSO.
..
GRANDE ABRAÇO.
E VAMOS FALAR DE JOGO, DE RIVALIDADE MOTO x SAMPAIO…QUE É MUITO MELHOR E FAZ BEM PRO CORAÇÃO…PORQUE PELO MENOS AGENGE SE DIVERTE TIRANDO SARRO UM DA CARA DO OUTRO…DO JEITO QUE O FUTEBOL TEM QUE SER!!!
então o que eu acho, e que o governo na pessoa do secretario da fAzenda , conhecia a situação dos clubes, todos nos sabemos da situação dos clubes brasileiro da primeira são ruins imagine , os nossos maranhenss, portanto, pocha vamos secretario resolver essas situação,vc os clubes estão agonizando.
MAS ISTO NÃO DEVE SER PREOCUPAÇÃO DO GOVERNO. A ÚNICA PREOCUPAÇÃO DO GOVERNO DEVE SER REPASSAR OS RECURSOS OBSERVANDO TODOS OS CRITÉRIOS DAS LEI. ENTENDO QUE PIOR DO QUE NÃO REPASSAR OS RECURSOS É FAZÊ-LO SEM OBDECER O QUE DETERMINA A LEI DE RESPONSABILIDADE FISCAL.
Os clubes são sujos mas a FMF, não está mais, pelo que foi imformado se está então passa pra essa tal “ama clubes” se não pode chama a aclém , chama o Fontinelle, ou o Barak Obama, alguém tem que servir de caixa na venda de ingressos pro futebol do Maranhão para o governo, ou o secretário vai contribuir para o futebol maranhense sumir do mapa .
Mais pra beach soccer o dinheiro sai que e ujma beleza e claro esquemão da tua empresa ne zecão pra seu antonio pacifico
POIS É SEU IDIOTA. EU ESTOU RICO E VOCÊ CONTINUA NA MERDA.
Seu Zeca, essa o Trinchão inventou. Licitação para comprar ingressos? Alem da FMF tem mais alguem gerindo o futebol maranhense? Essa foi abaixo da linha da cintura. E seu Trinchão ainda disse, na entrevista na Mirante-AM que a Secretaria da Fazenda não tem nada com o dinheiro prometido para Sampaio, Moto e Maranhão na reabertura do Castelão. E quem vai pagar? Foi um jogo oficial do campeonato brasileiro e o Sampaio teria uma grande renda, como aconteceu no jogo seguinte. Quem mandou confiar? Bem feito. É seu Zequinha, o futebol não tem vez nesse governo.
É IMPOSSÍVEL DISCUTIR COM ALGUÉM QUE DEFENDE DISPENSA DE LICITAÇÃO PARA USO DE VERBA PÚBLICA.
Não é isso, Zeca, o caso não é de dispensa, é de INEXIGIBILIDADE mesmo, são figuras jurídicas completamente distintas. Na inexigibilidade não há possibilidade de competição (concorrência), por isso a licitação é INEXIGÍVEL, ou seja, não se faz mesmo… O que o autor do comentário acima falou é uma verdade: se quem gere o futebol maranhense é somente a FMF, não há licitação… E outra, isso é verba para o desporto, assim como ocorre quando dão dinheiro para o Boi Barrica e outras no Carnaval e período junino, não é contrato administrativo, em que os interesses das partes são opostos… Esse TRINCHÃO tá é inventando para não repassar dinheiro aos clubes. Simples assim!
O VALOR ALTO R$ 2 MILHÕES REQUER LICITAÇÃO.
Prezado Zeca, o valor nada tem a ver com isso. Volto a repetir: inexigibilidade é uma coisa, dispensa é outra. A Lei 8.666/93 (Lei das Licitações) diz claramente que é inexigível a licitação quando houver INVIABILIDADE DE COMPETIÇÃO, em especial: (…) para aquisição de materiais, equipamentos ou gêneros que só possam ser fornecidos por um fornecedor exclusivo (…). É o caso da Federação, ou alguém mais comercializa ingresso de futebol em SLZ? Nesse caso, independe do valor… Veja só: Existe outro Roberto Carlos na música brasileira? Não, né! por isso ele foi contratado sem licitação, por R$ 4 milhões… O problema do Governo, e isso o torcedor já percebeu, é que estão se apegando a filigranas burocráticas para não repassar o dinheiro para o futebol. Simples assim!
NÃO ENTENDO COMO UM TIME DE FUTEBOL PODE FICAR RECLAMANDO DE GOVERNO OU PREFEITURA LIBERAÇÃO DE VERBA PÚBLICA.
FAZER UM PLANEJAMENTO EM FUNÇÃO DO DINHEIRO DO VIVA NOTA É UM GRANDE EQUÍVOCO E NÃO POSSO CONCORDAR COM ISSO.
A FEDERAÇÃO E OS CLUBES CRESCERAM O OLHO NOS RECURSOS E MUDARAM QUE RECEBERIA O DINHEIRO E ISSO FOI FATAL.
DUVIDO VOCÊ ME DIZER COMO UM TIME COMO O MOTO QUE DEVGE MAIS DE 9 MESES DE SALÁRIOS E TEM UMA PRESIDENTE DESSA PODERIA RECEBER VERBA PÚBLICA PELAS VIAS LEGAIS E DIRETO DO GOVERNO.
O CASO DE ROBERTO CARLOS NÃO SE APLICA. OS RECURSOS FORAM PAGOS POR EMPRESAS PARCEIRAS.
ACHO IMPORTANTE QUE SE AJUDE O FUTEBOL, MAS ESTÃO QUERENDO FORÇAR UMA BARRA E POLITIXANDO A QUESTÃO E NÃO É ESSE O FOCO. PELO MENOS NÃO DEVERIA, MAS AQUI É SEMPRE ASSIM.
Zecão, a própria Lei 8.666, prevê casos de dispena e inexigibilidade de licitação pública.
A quem defenda com unha e dentes o Governo. O governo Roseana tem muitos acertos e feitos…mas não é por isso que devemos defender tudo!!!
…
mas concordo com o Fernando 81, os CLUBES TEM QUE SE PLANEJAR PARA SE SUSTENTAREM POR CONTA PRÓPRIA E NÃO CONTAR COM UM DINHEIRO QUE NÃO É CERTEZA DE SAIR!
Seu Zequinha, não está se defendendo licença de licitação. Licitação se faz quando tem várias empresas oferecendo o mesmo produto. E nesse caso dos ingfressos não tem. O sr. poderia indicar qual outra empresa ou instituição, além da FMF, que vende ingressos para jogos do campeonato maranhense?
SE O TRINCHÃO QUERIA REALMENTE AJUDAR O FUTEBOL PODERIA AVISA OS CLUBES QUE SE FOSSE FEITO A TROCA DE AMA CLUBE PARA FEDERAÇÃO PODERIA DA NISSO DE NÃO SAIR O VIVA NOTA DEIXOU TUDO ACONTECER PARA NÃO FAZER A PARCERIA COM OS CLUBES E PRA ONDE VAI ESSES 4 MILHOES DO VIVA NOTA QUE NÃO SAIU ESSE ANO ? SEU TRINCHÃO EM 2014 O TORCEDOR DA VAI DA A RESPOSTA!
A CULPA É TOTAL DOS CLUBES QUE TIRARAM O PROJETO DA AMA CLUBES E COLOCARAM SOB A RESPONSABILIDADE DA FED3ERAÇÃO, DEPOIS MUDARAM DE NOVO E VOLTARAM PARA A AMA CLUBES. COISA DE AMADORES.
Já vai começar essa PALHAÇADA de VIVA NOTA de novo????????????
Esse Sr. Trinchão já disse que não vai pagar e assunto encerrado. Agora vem ele com comversinha para otário dormir!!!
…
QUE OS CLUBES DO MARANHÃO CRIEM VERGONHA NA CARA…FAÇAM SEUS PLANEJAMENTOS SEM CONTAR COM ESSE DINHEIRO DE VIVA NOTA E PRONTO!!!
…
SE ELES QUISEREM DÁ ELES VÃO DÁ E SERÁ BEM VINDO…O QUE NÃO DÁ MAIS É ESSA PALHAÇADA DE PROMETER COISAS QUE NÃO CUMPREM E SOBRA PARA OS PAIS DE FAMÍLIA QUE SÃO CONTRATADOS PARA SER PAGOS COM ESTE DINHEIRO E ESTÃO TODOS AÍ PASSANDO FOME!!!.
…
VERGONHA SR. TRINCHÃO!!! QUANDO VOCES QUEREM VOCÊS LIBERAM!!
SEU TRINCHÃO VEM COM ESSE PAPO PENSANDO QUE O TORCEDOR É BOBO, ME DIGA QUAL FOI AS EMPRESAS QUE PARTICIPARAM DA LICITAÇÃO PARA A COMPRA DOS INGRESSO? COMO FOI A LICITAÇÃO PARA A BEIJA FLOR? PARA O SHOW DE SEU ROBERTO CARLOS? JÁ TA COM ESSE PAPO PARA NÃO FAZER A PARCERIA NOVAMENTE COM OS CLUBES em 2013!
e ainda teve o Rali dos Sertões…o São João e Carnaval onde a maioria não são regularizados e recebem…vamos lá amigos nos ajude a lembrar de quanto mais eventos o Governo banca SEM ESSA FRESCURA TODA!!!
MÁ VONTADE….2014 TÁ CHEGANDO!!
O PROBLEMA É QUE OS CLUBES SÃO SUJOS E NÃO PODEM RECEBER RECURSOS, DIFERENTEMENTE DAS OUTRAS ÁREAS. ALÉM DISSO DEFENDER ILEGALIDADE COM O DINHEIRO PÚBLICO NÃO É CORRETO.
Queria fazer duas colocações. A primeira até concordo com o que o Secretário da Sefaz falou com relação a Desorganização dos clubes, pois isto é fato, mas com relação a não liberação do dinheiro, isso sim é uma grande mentira, pois quem trabalha no Estado sabe como está sendo regrado o Orçamento, todas as Secretarias tiveram seus Orçamentos cortados e é claro que aproveitaram para Cortar o dinheiro do Viva Nota aproveitando a desculpa de que perderam o prazo. Será que no Início do Processo eles não sabiam se havia tempo hábil para execução? Ou será que foram perceber apenas no final do Ano, qdo a SEPLAN tá cortando e liberando dinheiro no Conta-Gotas para todas as Secretarias, que por conta disso vivem atrasando o pagamento dos Fornecedores e Empresas de Terceirização de Mão de Obra. Tudo conversa pra Boi Dormir. Mas o povo é besta e os Governantes continuam tripudiando da nossa Inteligência.
E a abertura do orçamento do estado para o desfile da BEIJA FLOR e para o show do ROBERTO CARLOS foi quando? No ano passado? No comerço do ano? Não venha com conversa fiada, pois se vocês quisesem que esse dinheiro fosse liberado ja tinha saído para os clubes!
Meu preto , todos nos precisamos exceto o samnpaio , como diz o fontinelle( Comedia) , e o arlindo maracanã -“jogar com aqueles brucutus da serie A” ( Palhaço do circo Croner )
Seria bom acordarmos pra realidade, cobrar o que é nosso ppor direito , uma delas a AMA , que nao cobra as puniçoes impostas pela FMF ao time que ela torce, os adiamentos , dentre outras coisas .
Americo faça algo por nos , nos mostre pra que vc veio , ja que que pelo seu vc ja fez , e bem feito excluuindo o Moto e maquizinho , seja gestor do povo esportista, nao da seu clube incubado que torce
que fica la no Turu.
Se for deta forma é bem melhor trazer de Volta o Alberto ferreira , pelo menos ele disfarçava que nao era boliviano.
Viva nota queremos nosso dinehiro , nosso ct ta acabado , nossa alimentaçaõ pessima , quem precisa somos nois nao eles !
Abraços da Torcida mais animada e realista do Ma – Dragoes da Fiel-papa Papao !
vou pesquisar umas coisas aí e mais tarde comentarei isso aí, …..