A governadora Roseana Sarney, acompanhada do secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad, e do presidente da Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema), João Moreira Lima, assinou, nesta terça-feira (12), no gabinete do Palácio dos Leões, a ordem de serviço para início das obras de substituição dos 19 quilômetros da adutora do Sistema Produtor Italuís, responsável pelo abastecimento de 60% dos bairros da capital.
A obra será realizada por meio da parceria entre os governos Federal e Estadual e tem conclusão prevista para novembro de 2013. De acordo com a governadora Roseana Sarney, a obra vai atender a um anseio antigo da população. “Vamos refazer o sistema Italuís e, com ele pronto, vamos ter a capacidade para atender ainda com mais qualidade os 60% da população da cidade, que atualmente é abastecida pelo sistema”, destacou.
Segundo a governadora, é grande a satisfação de dar início às obras que resolverão o problema na capital. “Já em janeiro de 2013 entregaremos a recuperação do Sistema Paciência, que atende o Centro e adjacências. Com essas duas obras importantes vamos resolver o problema da água em São Luís e temos a certeza que isso vai melhorar muito a vida de todos nós”, reafirmou.
De acordo com o secretário Ricardo Murad, o governo está realizando o maior investimento da história do estado em saneamento e abastecimento de água. “A governadora lança um pacote que inclui a substituição da adutora e a instalação de 130 mil hidrômetros nas residências da capital. Os sistemas Sacavém e Paciência também estão emobras para aumentar a produção. Em um curto espaço de tempo teremos a universalização da água e tratamento de esgoto da capital”, observou.
A solenidade de assinatura contou com a presença do secretário de Meio Ambiente, Victor Mendes; dos deputados estaduais Roberto Costa, Magno Bacelar, César Pires e Tatá Milhomem; o representante do Consórcio das empresas responsáveis pela obra, Alexandre Caldas, e engenheiros e técnicos da Caema.
Aqueles que só reclamam do problema agora vão dizer que é obra eleitoreira e que não vão resolver nada assim fica difícil alguém trabalhar neste Maranhão. Acho que o Governo do Estado agora parte para resolver um dos problemas mais antigos e crônicos da população de São Luís. Torço para que tudo seja feito e para que a nossa cidade cresça, independentemente dessa coisa nojenta que é a política daqui que todos brigam e só quem sofre somos nós que votsmos neles para trabalhar e poucos ou quase nenhum faz nada e felizmente agora o Governo garante que vai fazer a obra e resolver o problema da falta de água na capital maranhense.
ESSA É UMA OBRA DE EXTREMA IMPORTÂNCIA PARA O ABASTECIMENTO DE ÁGUA EM SÃO LUÍS ACREDITO E ESPERO QUE O PROBLEMA DE FALTA DE ÁGUA EM MUITOS BAIRROS DE SÃO LUÍS SERÁ SOLUCUINADO COM A REALIZAÇÃO DESTE SERVIÇO PELO GOVERNO DO ESTADO DO MARANHÃO.