Pedro Fernandes recebe Sinproesemma

1comentário


O secretário de Estado de Educação, Pedro Fernandes, recebeu na nesta sexta-feira (9), uma comissão do Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública (Sinproesemma), tendo a frente o presidente da entidade, Júlio Pinheiro. Na ocasião, o secretário apresentou para a comissão do Sindicato a sua equipe de trabalho. Também ficou acertada, para a próxima semana, uma reunião entre Sindicato e Seduc. “Esperamos contar com a ajuda do Sindicato; da nossa parte nos colocamos inteiramente a disposição da entidade”, disse Pedro Fernandes.

“Queremos dizer que o Sindicato não é só para cobrar, ele também se coloca a disposição para ajudar a Seduc na busca de caminhos para valorizar todos os profissionais da Educação”, disse Julio Pinheiro.

Pedro Fernandes também recebeu a visita do desembargador Froz Sobrinho, que coordena o Grupo de Monitoramento Carcerário do TJMA. O desembargador conversou, entre outros temas, sobre O Plano de Educação Estadual nas Prisões – fruto da parceria das Secretarias de Estado da Justiça e da Administração Penitenciária (Sejap) e de Educação (Seduc) – que beneficia, hoje, 351 apenados do sistema prisional maranhense.

Reunião

Também na sexta-feira, o secretário Pedro Fernandes realizou a primeira reunião com a nova equipe da Seduc. Ele voltou a destacar que o ensino é o foco da sua gestão e pediu a colaboração de todos para trabalharem juntos no sentido de alavancarem os índices educacionais.

“Nessa primeira reunião com a nova equipe completa estou ouvindo o que cada um tem a dizer sobre os seus setores. A partir da próxima semana partiremos para ações mais especificas”, disse o secretário.

“Estamos apresentando os trabalhos desenvolvidos na nossa área para que possamos afinar com as das demais superintendências”, disse o secretário-adjunto de gestão Institucional, Luis Fernando Silva.

1 comentário »

Paysandu garante acesso à Série B

9comentários

Festa no Maranhão com o acesso do Sampaio. Festa no Ceará com a volta do Icasa à Série B. Festa em Belém com a classificação do Paysandu. O futebol pelas bancas de cá está em alta…

Após seis anos na Série C, o Paysandu está de volta à segunda divisão do futebol brasileiro.

O time paraense foi derrotado pelo Macaé-RJ, por 3 a 2 e como havia vencido o primeiro jogo no Pará por 2 a 0, também garantiu o acesso a exemplo do Chapecoense-SC e Icasa-CE.

A última vaga será definida neste domingo. O Fortaleza recebe o Oeste-SP, às 17, no PV. No primeiro jogo no interior paulista houve empate por 1 a 1.

E teve festa também em Goiânia neste sábado. O Goiás goleou o lanterna Barueri-SP, por 3 a 0 e garantiu a volta à elite do futebol brasileiro em 2013. A partida teve recorde de público na Série B: 39 mil pagantes no Serra Dourada.

Brigam pelo acesso ainda Criciúma-SC com 71 pontos, Atlético-PR 69 pontos, Vitória-BA 69 pontos e São Caetano-SP 67 pontos.

9 comentários »

José Márcio profere palestra em Congresso

0comentário

“O SUS no Maranhão – de sua implantação aos dias atuais” foi o tema de palestra proferida quinta-feira (7) à noite pelo subsecretário de Estado de Saúde e presidente da Academia Maranhense de Medicina, José Márcio Leite, como parte da programação do XVII Congresso Brasileiro de História da Medicina e do I Congresso Maranhense de História da Medicina. Os dois eventos terminaram neste sábado (10), no Hotel Praia Mar.

Durante a palestra o subsecretario destacou a historia da medicina no Maranhão nos séculos XVI e XVII. “Nestes dois séculos os maranhenses eram vítimas de doenças como sarampo e peste bubônica”, disse José Márcio Leite. Sobre o século XIX, o palestrante destacou a construção de hospitais como Regimental (1811) e Português de São João de Deus (1869). “No século XX, temos a criação de hospitais como Aquiles Lisboa, Presidente Vargas e Presidente Dutra”, observou.

José Márcio Leite explicou que a interiorização da saúde no Maranhão se deu na década de 1950, com a construção de hospitais em municípios como Caxias e Imperatriz. “Em 1988 se dá a implantação do Sistema Único de Saúde e, hoje temos o Programa Saúde é Vida, do Governo do Maranhão, que tem possibilitado ao Estado um salto enorme no que diz respeito à saúde pública maranhense”, observou.

Participaram dos congressos alunos, professores e profissionais das áreas da saúde, história e ciências sociais. O XVII Congresso Brasileiro de História da Medicina é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de História da Medicina (SBHM) e ocorre simultaneamente ao I Congresso de Maranhense de História da Medicina. Os eventos têm a promoção das Sociedades Brasileira e Maranhense de História da Medicina, do Governo do Maranhão por meio das Secretarias de Estado da Saúde e da Cultura, Universidade Federal do Maranhão (Ufma) e Instituto Histórico e Geográfico do Maranhão (IHGM).

sem comentário »

Flamengo é campeão da Taça São Luís

11comentários

O Flamengo é o campeão da Taça São Luís de Beach-Soccer encerrada na manhã de hoje, na Arena Domingos Leal, em São Luís.

Na primeira partida, o Flamengo venceu o Sport-PE, por 5 a 3 e foi direto para a arquibancada torcer por uma vitória do Vasco sobre o Sampaio.

Quando a bola rolou na partida principal, o Vasco, mesmo sabendo que se vencesse seria vice do Flamengo não tomou conhecimento do Sampaio. Numa exibição de gala de Catarino que marcou 4 gols, o Vasco massacrou o Sampaio por 5 a 2.

Vitória do Vasco e festa do Flamengo que bateu o rival por 3 a 2 na estreia e ficou com o título no confronto direto.

Ao final do jogo, o técnico do Sampaio, Chicão atribuiu a derrota e a perda do título ao “forte calor”. Foi essa a explicação final, após a campanha ruim de um time sobre o qual se esperava muito mais.

Classificação

1º Flamengo-RJ
2º Vasco-RJ
3º Sport-PE
4º Sampaio-MA

11 comentários »

Uema realiza primeira etapa do PAES

0comentário

A Universidade Estadual do Maranhão (Uema) realizará, neste domingo (11), as provas da primeira etapa do Processo Seletivo de Acesso à Educação Superior (PAES) 2013, nas modalidades presencial e a distância.

A prova, contendo 80 questões objetivas de múltipla escolha, com conteúdos referentes às disciplinas das três séries do ensino médio, será realizada das 13h às 18h (horário local). Serão oferecidas,nesta edição do PAES, 4.595 vagas para o ano de 2013, sendo 1.911 para o primeiro semestre letivo e 2.684 para o segundo semestre.

Estão inscritos 31.524 candidatos, dos quais 16.190 foram isentos da taxa de inscrição. Na capital, 14.183 pessoas se inscreveram. Dos outros campi, os que se destacaram foram Imperatriz com 4.031 inscritos, Caxias com 2.595 e Bacabal com 1.903.

As provas serão realizadas simultaneamente nos campi da Uema em São Luís, Caxias, Imperatriz, Bacabal, Balsas, Santa Inês, Açailândia, Pedreiras, Timon, Grajaú, Lago da Pedra, Zé Doca, Itapecuru-Mirim, Colinas, Carolina, Pinheiro, Presidente Dutra, São João dos Patos, Coelho Neto, Barra do Corda e Codó.

Para realizar a prova, o candidato deve ter em mãos a ficha de comprovação de inscrição disponível no site: www.vestibular.uema.br, e anexar uma foto 3×4, além de documento de identificação com foto e caneta esferográfica transparente de tinta azul ou preta, escrita grossa.

É expressamente proibido ao candidato entrar nos locais de provas com quaisquer impressos, pen drive, óculos esporte, bolsas, bonés, chapéus, máquinas calculadoras, relógios com calculadoras, rádios, telefone celular, notebook, tablet ou equipamentos eletrônicos similares e armas, sob pena de sua eliminação no Processo Seletivo, conforme item 11.8 do Edital.

Os cursos mais concorridos são: Medicina Bacharelado – Caxias (115 candidato/vaga); Direito Bacharelado – São Luís (46candidato/vaga); Engenharia Civil Bacharelado – São Luís (33 candidato/vaga); Direito Bacharelado – Bacabal (30candidato/vaga); Engenharia da Produção Bacharelado – São Luís (29candidato/vaga).

A Uema recomenda que os candidatos cheguem com até uma hora de antecedência ao local de prova. A segunda etapa ocorrerá no dia 16 de dezembro com 16 questões analítico-discursivas de duas disciplinas específicas por curso e a prova de produção textual.

sem comentário »

Jogos decisivos pela Taça São Luís

0comentário

Sábado de decisão na Taça São Luís de Beach-Soccer na Arena Domingos Leal, na Lagoa da Jansen. Os resultados dos jogos realizados nesta sexta-feira deixaram as quatro equipes com chances de conquistar a competição.

Flamengo e Sport que venceram na 1ª rodada fora derrotados, respectivamente para Sampaio e Vasco. No primeiro jogo, o Vasco bateu o Sport por 4 a 3. Já o Sampaio se recuperou da derrota na estreia e bateu o Flamengo por 5 a 3, mais uma vez com as arquibancadas completamente lotadas.

Na rodada deste sábado, o Flamengo enfrenta o Sport, às 10h. Em seguida, o Sampaio enfrenta o Vasco. O acesso à Arena da Lagoa da Jansen é gratuito. Os dois jogos serão transmitidos ao vivo pela Rádio Mirante AM.

(Foto: Paulo de Tarso Jr.)

Copa União

O Sampaio venceu o Imperatriz por 2 a 1, de virada, no Frei Epifânio D’Abadia, nesta sexta-feira. O Imperatriz abriu o placar com Raylan, no 1º tempo. Wescley e Zé Paulo marcaram os gols da virada Tricolor.

As duas equipes voltam a campo na próxima segunda-feira. O Imperatriz enfrenta o Moto, às 18h15. O Sampaio pega o MAC, às 20h15, no Nhozinho Santos.

Classificação

1º Imperatriz – 23 pontos
2º Cordino – 23 pontos
3º Sampaio – 22 pontos
4º Maranhão – 19 pontos
5º Moto – 17 pontos
6º Sabiá – 14 pontos
7º São José – 14 pontos

Próximos jogos

11/11 – Domingo
16h – Cordino x São José

12/11 – Segunda-feira
18h15 – Moto x Imperatriz
20h15 – Sampaio x Maranhão

Série C

Parabéns ao Icasa. O time de Juazeiro do Norte-CE está de volta à Série B, após segurar o empate por 0 a 0, com o Duque de Caxias-RJ. Já estava garantido na Série B o Chapecoense-SC.

Hoje às 17h, Macaé e Paysandu disputam o acesso. O jogo será no interior do Rio. No primeiro jogo, o Paysandu venceu por 2 a 0, em Belém. Neste domingo, o Fortaleza recebe o Oeste-SP, no PV. No primeiro jogo hove empate por 1 a 1.

sem comentário »

Sema divulga balneabilidade nas praias

5comentários

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Naturais divulgou a condição de balneabilidade das praias da Região Metropolitana de São Luís. O laudo foi emitido pela Secretaria de saúde, através do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Apenas a praia do Araçagy está imprópria para banho. A Foz do Rio Calhau, Foz do Rio Pimenta, Foz do Rio Claro e Foz do Rio Jaguarema estão interditadas. As demais praias estão liberadas para banho neste fim de semana.

5 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS