O deputado Jota Pinto (sem partido) defendeu, da tribuna da Assembleia Legislativa, projeto de lei de sua autoria que obriga as operadoras de planos de saúde a informar ao usuário/consumidor, com antecedência de 30 dias, o descredenciamento de suas redes de unidades conveniadas, tais como laboratórios, consultórios e hospitais. O projeto de Jota Pinto inclui as empresas que mantém sistema de assistência à saúde pela modalidade de auto-gestão ou de administração localizada no Maranhão.
Para os fins da lei, a recusa ou negativa indevida de atendimento ou cobertura por descredenciamento da rede de unidades conveniadas sem aviso prévio configurará uma prática abusiva. Conforme o artigo 3º do projeto, cada recusa ou negativa de atendimento por falta de credenciamento de qualquer dos conveniados sujeitará a operadora de planos de saúde a multa equivalente a R$ 500. A multa referida será aplicada pelo Procon/MA, mediante reclamação formalizada no órgão, respeitado o procedimento legal.
Os valores referentes às multas serão recolhidos em benefício do Fundo Estadual de Proteção ao Consumidor, sendo que o Procon estará obrigado a comunicar, oficialmente à Agência Nacional de Saúde Suplementar todas as reclamações registradas no órgão contra as operadoras de planos de saúde.
“Como se percebe na proposta, um dos pontos relevantes é a previsão de multa pela ocorrência de prática abusiva contra o consumidor. A finalidade dessa previsão é justamente inibir essas práticas abusivas que, como é público e notório, ocorrem diariamente em nosso Estado”, disse o parlamentar.
Jota Pinto invocou o artigo 5º, Inciso XXXII da Constituição Federal que determina que o Estado promoverá, na forma da lei, a defesa do consumidor”,considerando que é utópica a possibilidade de auto-composição entre as partes das relações de consumo sem a intervenção estatal.
MUITO BOA A MEDIDA DO DEPUTADO PORQUE NÓS PAGAMOS O PLANO DE SAÚDE E ELES NÃO QUEREM RECEBER QUANDO PRECISAMOS TOMARA QUE ISSO FUNCIONE REALMENTE.
quero saber É do moto club!!
ESSE RAPAZ AFUNDOU NOSSO PAPÃO !
NÃO É VERDADE AFIRMAR ISSO. SE VOCÊ TIVESSE AFIRMADO QUE JOTA PINTO TINHA TODAS AS CONDIÇÕES DE ADMINISTRAR O MOTO ATÉ CONCORDARIA COM VOCÊ, MAS DAÍ ATRIBUIR A ELE O FRACASSO DO MOTO, A MIM NÃO PARECE JUSTO. E REFORÇO: ELE PODERIA SIM SER O PRESIDENTE DO MOTO, MAS ESSA É UMA DECISÃO DELE.
Zeca, mas que ele estragou a carreira daqueles jogadores que fizeram uma boa camapanha na copa São Paulo de 2006, estragou e bonito. Falar nisso por onde anda o pálito?