Copa União

15comentários

O MAC venceu o Moto por 3 a 1 e saiu direto da lanterna para o G4. Os gols do MAC foram marcados por Naoh e Zé Maria. O zagueiro Carlinhos Rocha diminuiu para o Moto.

Em Caxias, o Sampaio bateu o Sabiá por 1 a 0, com gol do zagueiro Mimica e assumiu a 3ª colocação.

No outro jogo da noite, o Imperatriz empatou com o São José por 1 a 1 e chegou a 17 pontos. O gol do Cavalo de Aço foi marcado por Raylan, enquanto que Vanderlei empatou para o São José.

Classificação

1º Imperatriz – 23 pontos
2º Cordino – 19 pontos
3º Sampaio – 16 pontos
4º Maranhão – 16 pontos
5º Moto – 14 pontos
6º Sabiá – 14 pontos
7º São José – 14 ponto

* Já estão computados os pontos do WO dos jogos contra o Bacabal

Próximos jogos

Domingo
16h – Cordino x Imperatiz

Segunda-feira
18h15 – MAC X Sabiá
20h15 – Sampaio x São José

15 comentários »

Prefeitos do Médio Mearim declaram apoio a Gil

3comentários

Prefeitos eleitos da região do Médio Mearim declararam nesta quarta-feira (01), durante encontro promovido na capital São Luís, apoio a pré-candidatura do prefeito de São José de Ribamar, Gil Cutrim (PMDB), à presidência da Federação dos Municípios do Estado do Maranhão (FAMEM), biênio 2013/14.

Atual vice-presidente da entidade, Gil Cutrim, que foi reeleito com 69,25% dos votos válidos (maior votação da história política de São José de Ribamar e um dos resultados mais expressivos do Estado), lançará oficialmente sua candidatura nas próximas semanas. Além de vários outros prefeitos, ele conta, ainda, com o apoio do atual presidente, prefeito Júnior Marreca (PR – Itapecuru Mirim); e de deputados estaduais e federais.

Declararam apoio a pré-candidatura de Gil Cutrim os prefeitos Fred Maia (PMDB – Trizidela do Vale), Dr. Raimundinho (PT do B – Esperantinópolis), Jailson Fausto (PR – Lima Campos), Marcelo Farias (PMDB – Arame), Eudina Costa (PMDB – Bernardo do Mearim), Cláudio Cunha (PV – Apicum Açu), Júnior Cascaria (PRB – Poção de Pedras), Bruno Galvão (PC do B – Igarapé Grande), Totonho Chicote (PRB – Pedreiras), Amarildo Costa (PP – São João Batista), Rafael Mesquita (PRB – Buriti de Inácia Vaz) e Umbelino Ribeiro (PV – Turiaçu). Também participaram do encontro em apoio ao nome do prefeito ribamarense os deputados estaduais Raimundo Louro (PR) e Raimundo Cutrim (PSD); o atual prefeito de Bernardo do Mearim, Pedro do Isaías (PP); o vice-prefeito eleito de Trizidela do Vale, Vinicius Louro (PRB); e os vereadores eleitos de Pedreiras, Marcos Louro (PHS) e Antônio Serapião (PSDC).

“O Gil é um gestor que, apesar de jovem, já tem uma boa experiência administrativa à frente de São José de Ribamar, terceira maior cidade do Maranhão em número de habitantes. Ele é um defensor do fortalecimento do municipalismo. Por esse e vários outros motivos, o Gil tem o apoio dos gestores do Médio Mearim”, avaliou Dr. Raimundinho.

Para o deputado Raimundo Louro, Gil Cutrim reúne todas as qualidades para executar uma excelente gestão na FAMEM. “O prefeito Gil Cutrim tem ótimo trânsito nos Governos do Estado e Federal. Governa uma cidade que, hoje, é referência administrativa para todos os municípios brasileiros. É um gestor jovem e representa muito bem a nova safra de políticos maranhenses”, disse o parlamentar.

Ao agradecer o apoio dos seus colegas prefeitos, Gil Cutrim reafirmou o seu compromisso de fazer uma FAMEM cada vez mais forte e unida.  “Trabalharemos, junto ao Governo Federal, visando evitar que os municípios maranhenses continuem sendo penalizados com as quedas brutais de FPM. Incentivaremos a formação de consórcios intermunicipais que poderão atuar em várias frentes, como é o caso da coleta e tratamento dos resíduos sólidos. Ofereceremos todo o suporte necessário para que os prefeitos eleitos e reeleitos possam, a partir de janeiro, promover administrações mais eficientes, dinâmicas e totalmente voltadas para os interesses das populações”, comentou.

3 comentários »

Roseana assina ato de posse de secretários

7comentários

A governadora Roseana Sarney assinou os atos de nomeação designando Pedro Fernandes para comandar a Secretaria de Estado de Educação, e Hildo Rocha para substituí-lo na pasta de Cidades e Desenvolvimento Urbano, acumulando com a de Assuntos Políticos. A assinatura ocorreu nesta quinta-feira (1º), no Palácio dos Leões. Também presentes o vice-governador Washington Luiz Oliveira; e os secretários chefe da Casa Civil, Luís Fernando Silva; e de Comunicação Social, Sérgio Macedo.

Com a decisão, o secretário João Bernardo Bringel, que estava à frente da Secretaria de Educação, ficará apenas na de Planejamento e Orçamento (Seplan). Durante a assinatura, Pedro Fernandes assegurou que a meta é trabalhar para garantir uma educação de qualidade.

“Vamos apoiar toda a estrutura de ensino, reunindo as condições necessárias para que os profissionais da educação possam desenvolver um trabalho de qualidade, sempre visando o melhor para o aluno”, declarou.

O secretário Hildo Rocha destacou que prosseguirá com os projetos desenvolvidos pela Secretaria de Cidades (Secid). “Essa é uma das pastas mais importantes do governo, pois é gestora de ações como o PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Vamos dar continuidade às ações que estão em andamento e trabalhar para que novos projetos também sejam iniciados”, destacou.

A cerimônia de transmissão de cargo dos dois secretários está marcada para a terça-feira (6), pela manhã, no Palácio Henrique de La Rocque.

7 comentários »

TJ nega habeas corpus a Júnior Bolinha

6comentários

A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) negou nesta quinta-feira (1º) pedido de habeas corpus para o empresário José Raimundo Sales Chaves Júnior, conhecido como Júnior Bolinha, acusado de envolvimento na morte do jornalista Décio Sá, assassinado a tiros na noite de 23 de abril deste ano, no bar Estrela do Mar, na Avenida Litorânea, em São Luís. A votação foi de acordo com o parecer da Procuradoria Geral de Justiça.

O relator, desembargador Raimundo Nonato de Souza, concluiu que a juíza de 1º grau fundamentou sua decisão na garantia da ordem pública e econômica, justificativa que avaliou ser suficiente para manter a prisão, em razão de considerar a temeridade de que o denunciado volte a praticar outros atos da mesma natureza.

De acordo com os autos, Jhonathan de Sousa Silva, denunciado como o autor dos tiros que mataram o jornalista, teria apontado Júnior como a pessoa que lhe contratou, a pedido de outras duas pessoas.

Além de alegar que a magistrada de primeira instância não teria explicado no decreto de prisão preventiva o porquê da não aplicação de medidas cautelares em vez da medida extrema, a defesa sustentou que a juíza não intimou a parte para lhe dar direito ao contraditório.

O desembargador José Luiz Almeida frisou que há exceções, segundo a lei, uma delas a urgência, quando necessário. Disse que a juíza agiu de forma absolutamente correta ao manter a prisão.

Já o relator acrescentou que não há que se falar em substituição da prisão preventiva por medidas cautelares, quando o decreto prisional está em plena conformidade com hipóteses previstas em lei. O desembargador Bernardo Rodrigues também concordou com o relator e votou pela denegação do habeas corpus.

A prisão preventiva, assinada em 9 de agosto, decretou a prisão preventiva de dez acusados de envolvimento na morte do jornalista. À época, a juíza disse ter sido o crime praticado com indícios de que se trate de organização de expressivo poderio econômico e intervenção malévola na sociedade civil e que representa evidente risco à garantia da ordem pública e econômica, pois, em liberdade, poderiam repetir as condutas.

6 comentários »

Max Barros e Madeira vistoriam obras

4comentários

O secretário de Estado da Infraestrutura, Max Barros, cumpriu, nesta quarta-feira (31), extensa agenda de trabalho na Região Tocantina. Acompanhado do prefeito reeleito de Imperatriz, Sebastião Madeira (PSDB), ele visitou obras a cargo da Sinfra em andamento na cidade e visitou serviços executados pela prefeitura mediante convênios com o governo do Estado.

Esta é a segunda passagem do secretário pelo mais importante município da região em pouco mais de um mês – fato destacado por Madeira como mostra de que a parceria entre prefeitura e estado é, atualmente, muito maior do que apenas institucional.

“Mesmo não sendo do mesmo partido que eu, a governadora Roseana Sarney não tem se furtado a liberar convênios para obras em Imperatriz. E o reconhecimento da nossa população a esse empenho veio através das urnas, com a minha reeleição. Essa é a maior prova de que eles entenderam a importância dessa parceria, que só trouxe benefícios para a nossa cidade”, declarou.

Durante a manhã, os dois acompanharam de perto o lançamento de asfalto em um dos últimos trechos ainda não pavimentados da MA-122, mais conhecida como Avenida Pedro Neiva de Santana, que está sendo pavimentada entre Imperatriz e João Lisboa. Segundo Max Barros, a obra será entregue no fim do mês de novembro.

“Tivemos alguns problemas com a empresa contratada para executar a obra, mas decidimos não rescindir o contrato para não precisar realizar outra licitação, o que demandaria mais tempo e mais atraso para a entrega da obra. Mas, agora, percebemos que o trabalho avançou e podemos garantir que a avenida estará pronta e muito bonita, como Imperatriz merece, até o final do mês de novembro”, reiterou.

Mais obras – À tarde, o secretário visitou a nova rodoviária e definiu uma série de intervenções na estrutura, visando a proporcionar mais conforto aos usuários. As medidas, informou, serão anunciadas à imprensa em nova visita à cidade, em breve.

Ainda na rodoviária, foi assinada a ordem de serviço para reconstrução da MA-122 no trecho de 103 quilômetros entre João Lisboa e Amarante. Segundo Max Barros, até janeiro, serão priorizados os pontos críticos, para evitar cortes da estrada no período chuvoso. “Inicialmente, trabalharemos para garantir trafegabilidade à estrada. Então, atacaremos os pontos mais críticos, algumas cabeceiras de pontes, para que ela não corte quando chegarem as chuvas. Isso ocorrerá até janeiro. Daí, até abril, a empresa contratada ficará de prontidão para manter as condições de tráfego e, a partir de junho, até meados do segundo semestre, esta estrada será totalmente recuperada”, frisou.

Max ainda vistoriou as obras de restauração da rodovia de acesso a Davinópilis, trecho de 8 quilômetros, e da MA-138, trecho de 42 quilômetros entre São João do Paraíso e o entroncamento com a BR-010.

4 comentários »

Joaquim cobra recuperação da Arena

8comentários

O secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel lamentou ao blog a situação da Arena de Beach Soccer da Lagoa da Jansen depois da realização dos shows do Aniversário de 400 anos de São Luís. Ele demonstrou muita irritação com a falta de sensibilidade e de apoio por parte de setores do próprio governo que já deveriam ter entregue a Arena totalmente recuperada.

“Em menos de quatro horas desmancharam a Arena para os shows dos Aniversário dos 400 Anos. As Secretarias de Comunicação Social e de Infraestrutura ficaram responsáveis pela remontagem, mas após um mês da realização da festa a Arena continua do mesmo jeito e estou preocupado porque temos que realizar a Taça São Luís de Beach-Soccer com as participações de grandes clubes do país e dos maiores atletas da modalidade. E estou bastante preoucupado, pois infelizmente nada foi feito até agora”, afirmou.

Na semana passada, a assessoria da secretaria de Infraestrutura garantiu que mandaria ao local uma equipe para fazer os levantamentos do que precisa ser feito para remontar a arena. Nada foi feito.

O presidente da Federação Maranhense de Beach-Soccer, Eurico Pacífico também manifestou o seu descontentamento com a situação.

“Quero deixar registrado a minha decepção pelo descaso que a secretaria de comunicação e a Sinfra, estão demonstrando com a recuperação da Arena Domingos Leal. Quis entender, que em decorrência, da data única dos 400 anos do aniversário de São Luís, a utilização do espaço do beach-soccer, teria que ser utilizada, para os mega shows que aconteceram em comemoração ao aniversário da cidade, entretanto, o que realmente tem me chamado atenção é que até o presente momento, quase nada foi feito para recuperar aquele espaço que tanto orgulho trás ao maranhense, quando falamos que o Maranhão tem (ou tinha) a única arena permanente do Brasil. Lembro  que já realizamos várias competições importantes e fomos campeões brasileiro, em 2008, naquele local. Tenho acompanhado o empenho e interesse do Joaquim Haickel, em sensibilizar as secretarias responsáveis pela desmontagem da arena, na busca pela recuperação daquele espaço tão importante para o esporte maranhense”, afirmou.

8 comentários »

Não foi por falta de aviso…

23comentários

Não foi por falta de aviso. Durante todo este ano acompanhei de perto e fiz várias reportagens sobre a liberação dos recursos do Viva Nota aos clubes de futebol.

Desde as primeira reportagens, o secretário Cláudio Trinchão deixou claro que não atropelaria  as leis para “ajudar” o futebol.

Modificaram as regras do jogo. Tiraram o “poder” da AMA Clubes e levaram para a FMF. Criaram um instituro irregular para administrar verba pública. Fui criticado por mostrar tamanha irregularidade, na época até “selaram a paz” e garantiram que tudo seria diferente.

Numa afronta à Sefaz buscaram até a interferência de outros secretários. Tudo em vão.

O jeito foi devolver o comando à AMA Clubes, mas o tempo perdido foi fatal.

Não concordo com aqueles que dizem que o governo tem dinheiro para isso ou para aquilo e não tem para o futebol.

Tem dinheiro sim para o futebol. O que o governo não pode e nem deve é esconder a situação de ilegalidade de quem deveria receber dinheiro público em nome de um novo momento no futebol.

Que fique o exemplo. Ou se trabalha corretamente e de forma transparente ou isso aqui não vai adiante.

Que não se crucifique o governo ou a Sefaz. Eles estão certos. Clubes e federação é que precisam aprender a trabalhar corretamente.

23 comentários »

Morre o ex-deputado Antônio Joaquim

1comentário

Morreu na manhã de hoje em São Paulo, o ex-deputado federal Antônio Joaquim vítima de AVC.

Ele estava internado há três meses no Hospital Sírio Libanês, após sofrer um derrame.

Antônio Joaquim era médico e tinha 72 anos.

Foi prefeito de Codó (1983 a 1988) e deputado federal por três mandatos (1995 a 2007)

Foi secretário de Saúde de São Luís, na gestão do prefeito Roberto Macieira e secretário de Estado da Saúde, no governo de Edison Lobão.

O corpo de Antônio Joaquim chegará a Codó nesta sexta-feira e será sepultado no Cemitério de Codó, no sábado.

1 comentário »

Governistas negam excesso de endividamento

4comentários

O líder do governo na Assembleia Legislativa, deputado César Pires (DEM), e os deputados da base governista Roberto Costa (PMDB), Carlos Alberto Milhomem (PSD) e Hélio Soares (PP), usaram a tribuna da Assembleia, na sessão desta quarta-feira (31), para defender de forma veemente o pedido de empréstimo do governo do Estado, no valor R$ de 3,8 bilhões, junto ao Banco Nacional de Desenvolvimento Social (BNDES).

Depois de longo e acalorado debate entre governo e oposição, a Assembleia aprovou, em sessão extraordinária, o pedido de empréstimo encaminhado pela governadora Roseana Sarney. Não faltaram argumentos do lado da oposição, que votou contra, como também do lado do governo, que aprovou com folga o pedido de empréstimo.

“É comum, é regimental, natural e legal que a oposição proceda com seus argumentos da forma que procedeu. Em 2008, no governo de Jackson Lago, para aprovar um pedido de empréstimo de R$ 5 milhões, com os votos a favor, à época, dos deputados Marcelo Tavares e Rubens Júnior, o nível de detalhamento sobre aplicação do dinheiro foi infinitamente menor do que este ora em discussão”, argumentou, inicialmente, o deputado César Pires.

Mais adiante, o líder do governo disse que o pedido de empréstimo está albergado numa carta-consulta encaminhada ao Conselho Monetário Nacional e ao Banco Central e, ainda, após triagem feita por esses órgãos, encaminhada ao BNDES, que reconheceu a capacidade de endividamento do Estado e que também o Senado federal analisará e dará seu parecer sobre a operação financeira.

“Estaríamos fortes demais em corrompermos todo o sistema econômico nacional. Portanto, tergiversa a oposição em apresentar algo que existe. Nossa capacidade de endividamento é de 13% e ainda sobram 3% para completar o limite permitido pela lei”, observou César Pires.

Os deputados Roberto Costa e Carlos Alberto Milhomem argumentaram em defesa do pedido de empréstimo no sentido de que seria irresponsabilidade da governadora não assegurar os meios necessários para resolver problemas estruturantes do Estado como, por exemplo, a questão do saneamento, da malha rodoviária, da falta de escolas, dentre outros.

“A oposição está cansada de dizer dessa tribuna que o Maranhão é o Estado mais pobre. Mas quando a governadora Roseana vai à busca de soluções para esse problema, aí a oposição vai para outra discussão”, assinalou Roberto Costa. Por sua vez, o deputado Hélio Soares lembrou que o Maranhão está hoje bem posicionado do ponto de vista financeiro porque passou por todos os exames, por todos os critérios e graças a isto alcançou as condições para pleitear esse empréstimo, que vai garantir o desenvolvimento do Estado.

Já o deputado Carlos Alberto Milhomem esclareceu que o projeto do pedido de empréstimo em discussão tratava-se de um projeto guarda-chuva e que, posteriormente, a Assembleia apreciará projeto por projeto referente à aplicação dos R$ 3,78 bilhões que serão liberados de forma escalonada.

4 comentários »

Sefaz culpa clubes e Federação

16comentários

Em reunião realizada nesta quarta-feira (31), com a AMA Clubes e representantes dos clubes de futebol, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) informou que a aquisição dos ingressos para a Copa União, prevista para este ano, por meio do Programa Viva Nota, não será feita em razão de indefinição e atraso no pedido feito pelos clubes de futebol. Durante a reunião, todos os participantes entenderam que o problema não foi gerado pela Sefaz, que teve suas ações elogiadas.

Segundo o secretário da Fazenda, Cláudio Trinchão, o esforço do governo é para viabilizar o apoio ao futebol maranhense, mas, destacou que “é preciso fazer isso dentro da lei, sem atropelar os procedimentos administrativos”.

O atraso na aquisição dos ingressos decorreu da indefinição da entidade que deveria entrar com o pedido, já que a Federação Maranhense de Futebol apresenta pendências de ordem legal e está impedida de contratar com o poder público. Sem condições de receber os recursos, a FMF tentou entrar com o pedido por meio do Instituto Maranhense de Futebol, mas este também apresentou entraves jurídicos que impediram a contratação.

Num segundo momento, a Sefaz foi demandada pela AMA Clubes, já na segunda quinzena de setembro. A Secretaria realizou todos os procedimentos administrativos necessários de modo que os recursos fossem liberados até o dia 22 de novembro. “Entretanto, esta ação também ficou prejudicada em função do encerramento da Copa União já na primeira semana de dezembro”, disse o secretário.

O secretário da Fazenda também informou que desde o início do ano o Programa Viva Nota disponibilizou recursos no valor de R$ 4 milhões para aquisição de ingressos, sendo R$ 2 milhões para cada semestre. Contudo, essas previsões foram prejudicadas pela indefinição de qual entidade representaria os clubes junto ao programa Viva Nota.

Programa continua

A Sefaz informa que o Programa Viva Nota continua realizando suas ações normalmente, sem nenhuma alteração no seu cronograma de sorteios e sistema de devolução ao consumidor dos créditos de ICMS.  Atualmente, o programa já conta com 156 mil consumidores cadastrados.

O secretário enfatizou que o mesmo problema aconteceu no primeiro semestre, quando a Sefaz recebeu a documentação para iniciar o procedimento de aquisição dos ingressos, faltando apenas cinco rodadas para a conclusão do campeonato. No entanto, o secretário enfatiza que a Sefaz continuará a envidar esforços para o fortalecimento do futebol maranhense, mas que ajudará sempre dentro da legalidade.

16 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS