Por Zeca Soares • domingo, 28 de outubro de 2012
O candidato Edivaldo Holanda Jr. (PTC) foi às lágrimas ao agradecer a Deus e à população de São Luís que o elegeu neste domingo prefeito de São Luís.
Ele se emocionou ao lado da esposa Camila Vasconcelos, do vice Roberto Rocha e de correligionários políticos durante o comício da vitória realizado na rotatória do São Francisco
“Eu quero que daqui há 4 anos a gente possa olhar para trás e dizer que valeu à pena a mudança”, disse.
O vice Roberto Rocha destacou que a partir de 1º de janeiro São Luís vai mudar de rumo, pois o povo disse sim para amudança.
Categoria Política
Por Zeca Soares • domingo, 28 de outubro de 2012
Categoria Política
Por Zeca Soares • domingo, 28 de outubro de 2012
Do G1 Maranhão
O segundo turno da eleição municipal em São Luís foi o último antes da implantação do sistema biométrico na capital do Estado. A partir das próximas eleições, em 2014, o eleitor da cidade vai poder votar pelo sistema de reconhecimento de identidade por meio das impressões digitais.
A informação foi confirmada, na manhã deste domingo (28), pelo desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), José Bernardo. “É uma ótima notícia. Em 2014, se Deus quiser, toda a ilha de São Luís vai estar com o sistema biométrico. É um ganho indiscutível, pois é impossível um eleitor votar pelo outro”, informou o desembargador.
Para participar do processo, o eleitor terá que atender a convocação da Justiça Eleitoral e cadastrar suas informações digitais a partir de março de 2013. O desembargador disse, ainda, que outras cidades também devem ser inseridas no sistema, como Barra do Corda e outras da região central do Estado.
Utilizaram o sistema biométrico, no primeiro turno nestas eleições, os municípios de Paço do Lumiar, Raposa, Benedito Leite, São Vicente Férrer, São João Batista e Cajapió.
Categoria Política
Por Zeca Soares • domingo, 28 de outubro de 2012
O ministro do Turismo, Gastão Vieira disse que os problemas de São Luís precisam ser discutidos com urgência. Segundo o ministro, esta eleição deixa uma história para ser lida em 2014.
“Esse é o grande momento que você tem que discutir os problemas da cidade e os problemas da cidade são angustiantes e eles precisam ser discutidos o quanto antes. E você está vendo aí um candidato com grande rejeição porque não discutiu os problemas da cidade. Os nossos problemas são gravíssimos e não podem mais ser adiados. Essa eleição vai deixar uma história para ser lida em 2014”, afirmou em entrevista ao jornalista Roberto Fernandes, na Rádio Mirante AM.
Gastão Vieira disse que durante a campanha os dois candidatos precisavam ter deixado bem claro como será o relacionamento deles com os governos Estadual e Federal.
“Eu senti falta nos dois candidatos para dizer como vão se relacionar com os governos Estadual e Federal. Os recursos do município são pequenos e eles vão precisar de recursos. E eles precisam dizer: eu quero ou não quero recursos! Se a Prefeitura e o Estado não se entenderem as coisas não vão acontecer. Vão ter que se entender. É isso que tem que prevalecer agora”, disse.
Para o ministro Gastão Vieira, São Luís precisa seguir o caminho de outras cidades brasileiras para desenvolver o turismo.
“Eu acho que São Luís precisa fazer o que as outras cidades estão fazendo como Fortaleza, Recife, Natal. Tem que fazer bons projetos, ter planejamento. O período de improvisação terminou. Não podemos mais trabalhar mais na forma do achismo”, finalizou.
Categoria Política
Por Zeca Soares • domingo, 28 de outubro de 2012
A deputada estadual, Eliziane Gama, terceira colocada no 1º turno da eleição para prefeito de São Luís disse em entrevista à Rádio Mirante AM que o novo prefeito enfrentará desafio na saúde e educação, mas destacou que o principal foco deverá ser a qualidade de vida da população.
“Eu acho que São Luís tem vários problemas de ordem emergencial. São Luís tem problemas graves na área de saúde. Nós temos problema na área de educação e mobilidade urbana, pois São Luís cresceu sem nenhum ordenamento, mas o grande desafio mesmo do novo prefeito de São Luís é mudar a qualidade de vida das pessoas”, afirmou.
Eliziane avaliou a sua participação na eleição e disse que se tivesse melhor estrutura poderia ter chegado ao 2º turno.
“Eu acho que se nós tivéssemos dois debates na televisão com audiência que a TV Mirante tem ou até se tivesse sido realizado mais cedo, nós chegaríamos ao 2º turno, mas em linhas gerais eu fiquei muito feliz com o resultado”, finalizou.
Categoria Política
Por Zeca Soares • domingo, 28 de outubro de 2012
É grande a repercussão da matéria publicada no G1 Maranhão e que chegou a ser a 2ª reportagem mais lida no Globo.com. A reportagem conta a história da professora que foi demitida após publicar em sua página no seu Facebook, as fotos de uma escola onde os alunos se protegiam da chuva dentro da sala de aula com guarda chuvas.
Diante do episódio, o deputado federal Pedro Fernandes (PTB) que é o secretário de Cidades, mas que assumirá a Secretaria de Educação nos próximos dias prometeu criar um mecanismo rápido de fiscalização das escolas em todo o Maranhão.
“Nós vamos criar uma conta no Facebook para que a Secretaria de Educação possa receber compartilhamentos para que a gente possa acompanhar o que está sendo feito nas escolas. Eu quero parabenizar essa professora pela iniciativa”, afirmou.
Este é o tipo de mecanismo sem nenhum custo e que funciona de verdade.
Categoria Política
Por Zeca Soares • domingo, 28 de outubro de 2012
Edivaldo Holanda Jr.
O candidato Edivaldo Holanda Jr. (PTC) foi o primeiro canidato a votar. Ele chegou ao local de votação, no Vinhais por volta de 9h3o acompanhado pela esposa Camila Vasconcelos, do vice Roberto Rocha e de correligionários políticos. Edivaldo agradeceu a população e disse que apresentou uma campanha com propostas viáveis para São Luís.
“Foram quatro meses de campanha e eu quero agradecer a população de São Luís a forma carinhosa como recebeu a mim e ao Roberto Rocha. Agora é aguardar durante todo o dia e esperar o resultado a partir de 17 horas. A nossa campanha foi uma campanha de propostas viáveis para a cidade de São Luís. Durante as carreatas e caminhadas que fizemos pela cidade sentimos o calor da população e o sentimento de mudança em São Luís, mas nós temos que aguardar com muita humildade o resultado”, afirmou.
Após votar, o candidato Edivaldo Holanda Jr. (PTC) disse que vai acompanhar o voto do candidato a vice, Roberto Rocha e em seguida percorrerá vários locais de votação.
João Castelo
O candidato João Castelo (PSDB) chegou ao Colégio Divina Pastora, no Anil por volta de 10h30. Ele estava acompanhado da esposa, Dona Gardênia Gonçalves e poucos correligionários políticos, nem mesmo o candidato a vice, Neto Evangelista esteve presente.
“Estou muito feliz. Acredito que cumpri meu dever e trabalhei muito nesses anos, não somente no ano eleitoral. É isso que importa, ver que o povo reconhece e gosta de você. Às vezes, o eleitor fica calado, só observando, mas na hora de votar mostra o que quer”, avaliou.
Após votar, o candidato João castelo (PSDB) disse que iria acompanhar a votação em alguns pontos e que em seguida descansaria em casa com a família até acompanhar a apuração a partir de 17 horas.
Categoria Política
Por Zeca Soares • domingo, 28 de outubro de 2012
O secretário de Cidades, Pedro Fernandes disse em entrevista ao jornalista Roberto Fernandes, na Rádio Mirante AM que é fundamental que prefeito eleito em São Luís priorize o planejamento da cidade.
“É importante que a cidade cresça para onde ela precisa crescer. Não é possível mais São Luís crescer apenas no Centro. Neste sentido, o prefeito precisa pensar a longo prazo, médio e agora”, explicou.
Pedro Fernandes destacou também que o prefeito eleito deve governar com equipe e ter transparência nas contas públicas e destacou as áreas que devem avançar mais na Capital.
“A saúde e educação precisam avançar mais e o diálogo com as associações e classes é muito importante neste momento”, afirmou.
O secretário de Cidades disse que espera que o novo prefeito tenha uma relação com o governo do Estado que possa permitir avanços para São Luís.
“Independentemente de você gostar do governador, o prefeito precisa do governo do Estado. Veja bem, a presidenta Dilma Rousseff que é do PT, ela não discrimina cores partidárias governando! A determinação é que você no governo não está atendendo o governo, mas sim a população. No Maranhão precisamos acabar com isso. Ou você é a favor ou contra o Sarney e precisa se acabar com isso”, finalizou.
Categoria Política
Por Zeca Soares • domingo, 28 de outubro de 2012
Do G1 Maranhão
Maior colégio eleitoral do Estado, com 678.070 eleitores, de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a cidade define neste domingo (27) quem será seu prefeito pelos próximos quatro anos: Edivaldo Holanda Jr. (PTC) ou João Castelo (PSDB).
No primeiro turno o candidato petecista conquistou 186.184 votos, ou 36,44% dos votos considerados válidos, contra 156.320 votos de seu oponente, ou 30,60% dos votos válidos.
Agora no segundo turno os dois candidatos disputam a preferência de um colégio eleitoral formado em sua maioria por mulheres. Segundo o TSE, existem em São Luís 365.487 eleitoras, o que corresponde a 53,90% do colégio eleitoral. Já os homens, formam um contingente de 312.142 (46,03%) eleitores. Outros 441 (0,06%) eleitores não informaram seu sexo à Corte Eleitoral.
Deste quantitativo, a maioria se declarou solteira, exatamente 534.076 (78,76%) eleitores(as). São casados 130.757 (19,28%); 5.900 (0,87%) viúvos(as); 2.622 (0,38%) separados judicialmente e 3.792 (0,55%) divorciados. Novecentos e vinte e três eleitores não informaram seu estado civil.
Categoria Política