Escutec aponta empate técnico

23comentários

O  Estado

O prefeito de São Luís, João Castelo (PSDB), candidato à reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais”, mostrou forte reação nas duas últimas semanas e já empatou tecnicamente com o candidato da coligação “Muda São Luís”, Edivaldo Holanda Júnior (PTC), de acordo com a segunda pesquisa Escutec/O Estado de intenções de voto realizada no 2° turno das eleições em São Luís.

Pelo novo levantamento, Holanda Júnior teria 46,3% dos votos se as eleições fossem hoje – ele tinha 54,6% na pesquisa divulgada dia 14, queda de 8,3 pontos percentuais. Já Castelo teria 41,6% dos votos – 34,3% há duas semanas e crescimento de 7,3 pontos percentuais.

A pesquisa Escutec/O Estado mostra o bom momento da campanha de Castelo, que acertou no programa eleitoral e conseguiu descontruir a imagem positiva que Holanda Júnior vinha passando desde o 1º turno das eleições.

Como a margem de erro da consulta é de apenas três pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois candidatos já estão em situação de empate técnico, exatamente onze dias depois de o petecista estar liderando por mais de vinte pontos percentuais.

Os eleitores que declararam votar em branco, ou nulo, somaram 4,3% e outros 7,9% declararam ainda não saber em quem votar, ou preferiram não responder à pergunta. A pesquisa Escutec/O Estado ouviu 800 eleitores, entre os dias 22 e 24, e havia sido registrada na Justiça Eleitoral, dia 19 de setembro, sob o protocolo MA-542/2012.

Votos válidos – No cenário por votos válidos, excluídos brancos, nulos e os entrevistados que não quiseram responder, a diferença é um pouco maior. Assim, Edivaldo Holanda Júnior teria 52,6%, contra 47,4% de João Castelo. No dia 14, o petecista tinha 61,5% nesse levantamento e o prefeito apenas 38,5%.

Outro dado que aponta a reação do tucano é o levantamento da chamada percepção de vitória – quando o eleitor é instado a dizer quem acha que será o vencedor da eleição independentemente do voto dele. A Escutec/O Estado mostra que 50,6% acham que Holanda Júnior será o novo prefeito – eram 64,3% na primeira pesquisa. Já Castelo será reeleito para 38,8% dos entrevistados – apenas 28% acreditavam nisso semana passada.

Este dado mostra que os eleitores de Holanda Júnior já não demonstram tanta confiança em sua eleição – esta percepção é sentida em apenas metade dos que vota no candidato petecista. Em contrapartida, os eleitores de Castelo ganharam forte confiança nos últimos dias.

Vídeo – Além do aumento do volume de campanha do atual prefeito – que foi contraposto por maior presença de rua do adversário nos últimos dias -, pode ter contribuído para a queda do líder nas pesquisas e o consequente crescimento do tucano a disseminação em massa do vídeo em que Edivaldo Holanda Júnior aparece num evento promovido por militares e que trataria, supostamente, da formação de uma “milícia” para atuar politicamente a favor do candidato.

Ontem, a coligação “Muda São Luís” já pediu à PF que investigue a autoria da gravação e da publicação das imagens em rede social de internet, sob a alegação de que é vedada a propaganda eleitoral anônima.

23 comentários »

Dia de caminhada

7comentários

Aécio Neves reforça campanha de Castelo

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) veio nesta quarta-feira em São Luís para reforçar o apoio à reeleição do prefeito João Castelo, seu colega de partido, e trazer uma mensagem da cúpula nacional da agremiação partidária a favor da renovação do seu mandato. Ao lado de Castelo e do candidato a vice-prefeito, deputado Neto Evangelista,
o senador Aécio Neves participou da maior e mais empolgante caminhada desta campanha.

Também estiveram presentes lideranças políticas como os deputados federais tucanos Carlos Brandão e Pinto Itamaraty. A caminhada, batizada de “Sou da Paz, Sou 45”, contagiou o centro da cidade com a euforia da multidão, que percorreu a Praça João Lisboa e a Rua Grande até chegar à Praça Deodoro,

Para Aécio Neves, que governou o Estado de Minas Gerais por dois mandatos, ninguém consegue resolver todos os problemas de uma cidade em apenas quatro anos. “No meu segundo governo, conseguimos consolidar os avanços da primeira gestão. Tenho certeza que Castelo fará uma administração à altura das aspirações de São Luís no próximo mandato”, disse.

O senador mineiro afirmou que a reeleição de Castelo é de fundamental importância no processo de crescimento e modernização da cidade de São Luís. “O povo saberá fazer a escolha certa”, previu.


Edivaldo participa de caminhada no coroado

Edivaldo Holanda Júnior (PTC) foi abraçado pela comunidade dos bairros que receberam a Caravana 36 na tarde desta quarta (24). Coroado, Bairro de Fátima, João Paulo, Sacavém, Madre Deus e Lira/Belira receberam o candidato com muita festa, confirmando o sentimento de mudança para São Luís.

“Faltam poucos dias para que esta cidade diga sim ao movimento da mudança”, lembrou Edivaldo durante a caravana. O candidato seguiu pelos bairros cumprimentando a comunidade, que ergueu uma faixa em homenagem a Holanda Júnior, com a mensagem “Faça valer a pena”.

Lideranças políticas de oposição também participaram do momento, espalhando a onda de renovação política em São Luís. Vereadores como Bárbara Soeiro (PMN), Rose Sales (PCdoB) e Roberto Rocha Júnior (PSB) marcharam pelas ruas convidando a população a confirmar a vitória do vermelho no próximo domingo.

Em entrevista concedida durante a caravana, Edivaldo falou sobre como planeja administrar os recursos públicos em sua gestão, estabelecendo uma gestão participativa e de transparência.

“Nós sabemos que a prefeitura tem recursos. Mas é preciso otimizar o controle desses recursos e aplicar o dinheiro da forma correta. Nosso Plano de Governo traz a proposta do orçamento participativo, em que o cidadão poderá dar a sua sugestão de aplicação do dinheiro público.”

7 comentários »

Expectativa para o debate

2comentários

Mesmo com a agenda intensa nos últimos dias de campanha, os candidatos Edivaldo Holanda Júnior (PTC) e João Castelo (PSDB) já se preparam para o debate que vai ao ar nesta sexta-feira (26), às 23h, na TV Mirante. O programa será transmitido simultaneamente pelo G1 e Rádio Mirante AM.

Em contato com o G1, a assessoria do candidato João Castelo informou que haverá um estudo das regras do debate para o melhor aproveitamento da última discussão direta entre os dois concorrentes.

Da mesma forma, a assessoria do candidato Edivaldo Holanda Júnior ressaltou que as regras do debate são simples, bem claras e imparciais. Segundo a assessoria, o candidato espera que tudo transcorra dentro da normalidade.

O diretor de jornalismo da TV Mirante, Roberto Prado, destacou a importância da iniciativa. “É o último debate entre os candidatos – na antevéspera da eleição. O que o eleitor quer ouvir é a discussão das propostas para a cidade e a TV vem exercer justamente esse papel de mediadora”, disse.

O programa será dividido em três blocos e terá duração de 50 minutos, com dois blocos de perguntas livres e um temático, além das considerações finais de cada candidato.

2 comentários »

Depois da festa…

4comentários

Estive esta semana na Lagoa da Jansen e fiquei sem entender bem o que aconteceu com a Arena de Beach Soccer Domingos Leal.

O local foi palco de shows grandiosos com público de até 120 mil pessoas como foi o caso do show do Rei Roberto Carlos, mas passada a festa para a minha surpresa, pouco ou nada foi feito na remontagem da arena. Apenas algumas armações de ferro foram recolocadas.

Procurei o presidente da Federação Maranhense de Beach Soccer, Eurico Pacífico. Ele se disse preocupado com a situiação, mas que acredita que o governo concluirá a remontagem da arena em tempo hábil para a realização do torneio de beach soccer envolvendo Sampaio, Vasco, Flamengo e Sport Recife entre os dias 8 e 10 de novembro.

A areia da arena precisa passar por um processo minuncioso de limpeza para retirada dos cacos de vidros, ou até mesmo ser toda trocada.

O secretário de Esporte e Lazer, Joaquim Haickel disse que apesar da Sedel ser responsável pela administração da Lagoa a responsabilidade de recuperar a arena é do governo, através da Sinfra ou  mesmo da Secom que organizou a programação doaniversário dos 400 anos de São Luís

A assessoria da Sinfra informou que uma equipe da secretaria irá até a arena da Lagoa da Jansen fazer um levantamento do que precisa ser reparado.

O certo é que, a Festa dos 400 anos de São Luís terminou no dia 29 de setembro. De lá para cá já são quase 30 dias, tempo suficiente para o governo remontar a arena.

É preciso ter o mesmo interesse agora que se demonstrou no momento em que ficou decidido que era necessário desmontar a arena para dar lugar aos shows, até porque a festa do beach soccer não pode parar.

4 comentários »

TJ condena prefeito

0comentário

A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) condenou o prefeito de Pedreiras, Lenoílson Passos da Silva, a cinco meses de detenção em regime aberto, por contratação irregular de servidores em dezembro de 2007, janeiro de 2008, maio 2008 e junho de 2008, conforme denúncia do Ministério Público Estadual.

De acordo com o MP, de janeiro de 2005 até julho de 2008 não tramitou na casa legislativa daquele município nenhum projeto tratando da contratação temporária de servidor público ou programação de contratos temporários.

Por duas vezes foi firmado Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), no qual a prefeitura se comprometeu a cessar as contratações temporárias.

Leia mais

sem comentário »

Meu nome é Gal

12comentários


A cantora Gal Costa ficou irritada com o comportamento do público durante o show de ontem à noite, no estacionamento do São Luís.

Enquanto Gal cantava, o público conversava. Coisa de gente mal educada.

Gal Costa interrompeu o show por três vezes para pedir ao público que fizesse silêncio, já que o barulho comprometia a entoação da maioria das canções do seu repertório. “Gostaria de pedir aos que estão conversando que se calem. Os que não quiserem ficar podem se retirar”, disse a artista, ao microfone, surpreendendo os presentes.

O show durou cerca de uma hora. Findado o repertório, a cantora baiana deixou o palco friamente, sem se despedir e, sob escolta de seguranças, seguiu para o carro que a aguardava em uma área reservada do shopping.

… E pelo que representa na Música Brasileira, Gal Costa tem razões de sobra para reclamar.

12 comentários »

Nota de repúdio

8comentários

A Associação dos Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Maranhão emitiu hoje pela manhã uma nota de repúdio a atitude dos seis policiais presos administrativamente na última segunda-feira (22), em São Luís, após terem montando um comitê de campanha política para as eleições municipais na capital.

Segundo o Major Adelmo, que preside a associação, “o papel do policial é de proteção a vida, ao patrimônio, e a manutenção da ordem pública, da lei”. Ainda segundo o presidente da associação dos oficiais o uso indevido do aparato policial com fins políticos contraria as normas e as leis que regem a conduta dos bons militares.

Estão presos administrativamente em São Luís seis militares que estavam atuando  ativamente em campanha política na capital. O Coronel Jonas Batista Durans, Subchefe do Estado Maior Geral do Corpo De Bombeiros; o Sargento Juarez de Morais Aquino Júnior, da Companhia de Policiamento de Guarda; o Cabo Roberto Campos, do 6° Batalhão de Polícia Militar; o  Cabo Marcos Antonio Ramos Barros, do 2° Grupamento de  Bombeiros Militar; o Cabo Marco Aurélio Ribeiro, do 1° Grupamento de  Bombeiros Militar; e o Cabo Jorge Henrique Sousa da Costa, do Subgrupamento de Busca e Salvamento.

Eles cumprem prisão administrativa desde ontem à noite. Segundo os comandos da PM e do Corpo de Bombeiros, a prisão dos  militares tem o objetivo de manter os princípios da hierarquia e a preservação da ordem e da disciplina nas duas corporações.

8 comentários »

Jogo aberto

9comentários

Já chega…

Vamos acabar com essa coisa de time treninar no Castelão. O Moto vai treinar dois dias, o Sampaio já conhece o campo do Castelão. Agora já chega Joaquim, depois desse clássico desta quinta-feira é bom parar com isso que o Castelão não é lugar para treino.

Portuguesa

O destino dos atacantes Pimentinha e Edgar deverá ser a Portuguesa-SP. Os contatos entre Sampaio e a Lusa já estariam bastante adiantados. Atualmente, o atacante Edgar disputa pela Luverdense-MT, o Brasileirão Série C.

Mogi Mirim

Flávio Araújo deverá mesmo assinar com o Mogi Mirim e disputar o Paulistão da 1ºª divisão. Jogadores como Rodrigo Ramos, Raniere e Eloir também interessariam ao Mogi que também garantiu o acesso à Série C.

Clássico

Sampaio e Moto se enfrentam nesta quinta-feira, às 20h15, no Estádio Castelão pela Copa União. O otimismo é tão grande por parte dos dirigentes dos dois clubes, pois foram colocados à venda 20 mil ingressos.

Novidades

O Moto terá pelo menos quatro novidades contra o Sampaio nesta quinta-feira. São Jogadores que disputaram a Série D: Érico (goleiro do Baraúnas), Ferreira (lateral-direito do Campinense), Nildo (zagueiro do Baraúnas) e Tilico (meia do Campinense).

Viva Nota

Os dirigentes dos clubes aguardam com expectativa a liberação por parte do governo do esatdo dos recursos do Viva Nota. Serão R$ 3 milhões. O ano está terminando, mas a previsão agora é para a primeira semana de novembro.

São José

A diretoria do São José ainda não se posicionou sobre o pagamento dos salários que estão atrasados desde maio. O clube alega não ter recebido o repasse de R$ 70 mil mensal da Prefeitura de Ribamar que é patrocinadora oficial do Peixe Pedra.

Cachimbo da paz

“Houve um mal entendido entre eu e o presidente da FMF, mas tudo já foi resolvido e nós já estamos trabalhando no calendário de 2013”. A explicação é de Evandro Marques que decidiu continuar diretor técnico da FMF. Até quando ninguém sabe!

Série D

A CBF deve anunciar ainda esta semana as mudanças na Série D que passa a ter apenas 32 equipes em 2013 e não mais 40 clubes. Serão os 27 campeões regionais, os quatro rebaixados da Série C este ano e o Cianorte-PR que foi o 5º colocado na Série D. O Maranhão será o nosso representante na competição.

9 comentários »

Homenagem ao Sampaio

24comentários

O deputado Roberto Costa (PMDB) está propondo uma homenagem na Assembleia Legislativa ao Sampaio com a Medalha do Mérito Legislativo José Ribamar de Oliveira “Canhoteiro pela conquista do Campeonato Brasileiro Série D.

Além do clube, a Assembleia vai homenagear jogadores, comissão técnica e diretoria.

Roberto Costa disse que aproveitará a oportunidade para fazer um resgate e homenagear também os presidentes das conquistas de 72 e 97, além de jogadores.

“Os campeões de 72 e 97 nunca foram homenageados aqui e quero aproveitar a ocasião para fazer esse resgate histórico”, explico.

Na última segunda-feira, Roberto Costa utilizou a Tribuna para homenagear o Sampaio pela grande conquista.

“Quero aqui parabenizar a vitória do nosso Sampaio Corrêa, campeão invicto do Campeonato Brasileiro, na série D. O Sampaio tem toda uma tradição tem títulos, inclusive possui três nacionais, já foi Campeão Brasileiro, em 1972, da série B, sob o comando do ex-jogador Jurandir Santos e também foi Campeão Brasileiro, em 1997, quando o nosso nobre colega, o deputado Manoel Ribeiro presidia o clube. E o que nós pudemos presenciar ontem foi uma torcida muito grande, muitos torcedores no estádio, que foi recentemente reformado pela governadora Roseana e acredito que esta reforma foi um grande fator para o estádio estivesse em lotação plena, superando outros clubes, inclusive da série A”, afirmou o parlamentar.

24 comentários »

Agora é na TV

1comentário

Já está tudo pronto para o debate que será realizado na sexta-feira, às 23h, na TV Mirante e que vai marcar o encerramento do 2º turno da eleição para prefeito de São Luís.

O debate entre Edivaldo Holanda Jr. (PTC) e João Castelo (PSDB) terá 45 minutos de duração e será mediado pelo jornalista Tonico Ferreira, da Rede Globo de Televisão.

Além da transmissão ao vivo pela TV Mirante, o debate poderá ser acompanhado pelo internet no G1 Maranhão e na Rádio Mirante AM.

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS