Confusão no TRE

12comentários

Blog de Marco D’Eça

Foi mais grave do que se imaginava a confusão entre o ex-deputado Flávio Dino (PCdoB) e o juiz eleitoral Sérgio Muniz,  no início da noite de hoje, no TRE.

Irritado com a decisão de Muniz – que proibiu o instituto DataM, ligado ao candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC) – de divulgar pesquisas eleitorais, por suspeita de irregularidades, Dino foi ao TRE tomar satisfações.

– Eu estava saindo do gabinete para o banheiro quando fui surpreendido por este sujeito, totalmente descontrolado. Me chamou de vendido e acusou a a própria Justiça Eleitoral. Respondi a ele e ele quase me agrediu. Agora não posso mais nem fazer xixi por que Flávio não deixa. Invadiu o TRE pra me ameaçar em pleno plantão, em pleno trabalho – contou Sérgio Muniz ao blog.

O juiz eleitoral disse que já comunicou a cúpula da Justiça Eleitoral pedindo reforço policial para o seu plantão, com medo de novas ameaças.

– Imagine só: estou aqui sozinho, sem segurança alguma, cumprindo o plantão. Se este sujeito estivesse armado poderia ter me dado um tiro – desabafou o juiz.

Em conversa com o jornalista Gilberto Léda, de O Estado Maranhão, via Twitter, Dino conta outra história.

Disse que foi ao TRE conversar com o procurador eleitoral – embora, horas antes, já tenha discutido com Ségio Muniz, em seu perfil no Twitter (Releia aqui). Chegando lá, ainda segundo Dino, encontrou com Muniz e questionou a decisão contra o DataM.

– foi ele [Sérgio Muniz] quem me deu um empurrão – afirmou o ex-deputado, ainda segundo Léda.

As imagens do circuito interno de Segurança do TRE podem revelar como começou a confusão…

12 comentários »

Castelão é a arma do Sampaio

0comentário

O Sampaio Corrêa decide neste domingo o título do Campeonato Brasileiro da Série D. A equipe Tricolor enfrenta o Crac na segunda partida da decisão. O confronto acontece no Estádio Castelão, em São Luís (MA).

E o local do jogo, segundo os números, pode pesar muito a favor do Sampaio. Na história da competição nacional, com excessão do último Brasileiro da Série D que foi conquistado pelo Tupi-MG, nenhuma equipe que decidiu em seus domínios perdeu o título da competição.

Se o assunto é jogar em casa, o Sampaio Corrêa vem muito bem, são sete jogos, com seis vitórias e um empate, o Tricolor permaneceu invicto, como em toda competição. Sem falar da força da torcida que tem comparecido.

O time maranhense contou com a reinauguração do Castelão durante a competição. Na fase de mata-mata jogou todas as partidas no estádio, que sempre esteve lotado.

Leia mais

sem comentário »

Edivaldo quer debater, mas assessores…

3comentários

Blog de Gilberto Léda

Tem sido motivo de intensas discussões no seio da coligação “Muda São Luís” a participação, ou não, do candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC) nos cinco debates agendados para a última semana de campanha na capital.

O próprio Holanda Jr. tem dito a seus coordenadores que se sente preparado e que deseja participar de todos os embates tête-à-tête com João Castelo (PSDB). “Desde que definidos com regras claras e equânimes”, afirmou ao blog na manhã de hoje (20).

Mas há pelo menos dois dos principais auxiliares do petecista que são contra. Defendem que sejam priorizados alguns dos programas.

Um deles diz que a “maratona” acabará atrapalhando a agenda de mobilização de rua – em alguns casos, segundo ele, mais importante do que certos debates. Além disso, argumenta, Castelo viria para todos os encontros “armado” e cheio de “pegadinhas”.

“Não queremos baixar o nível do debate, como ele quer”, justificou.

Já uma outra liderança que apoia o deputado federal, acredita que, participando ou não de um confronto com João Castelo, Edivaldo sairá perdendo.

“O que precisamos pesar é: em que situação perderemos mais?”, questionou.

É nesse clima que a coligação “Muda São Luís” começa a semana decisiva das eleições: sem saber ainda se o candidato comparecerá a todos os debates.

3 comentários »

Segurança máxima

4comentários

Um grande aparato de segurança foi montado para garantir a tranquilidade dos torcedores maranhenses durante a partida final da Serie D do Campeonato Brasileiro, entre Sampaio Corrêa e Crac, neste domingo (21), no Estádio Castelão, em São Luís.

Várias equipes das Polícias Civil e Militar estarão presentes no local e nas áreas adjacentes combatendo desde abusos de extorsão feitas por alguns guardadores de veículos, até porte de armas, tumultos e todo tipo de violência. Só a PM vai empregar 300 homens no patrulhamento externo, das arquibancadas e no gramado.

Para a aérea externa, o Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) deslocou dez viaturas e nove motocicletas.  Os veículos estarão nas entradas e pontos de acesso evitando que delitos ocorram e que algum tumulto se forme. Já os policiais motorizados ficarão dispostos em todo o perímetro do estádio e também nos estacionamentos.

“Estaremos atentos para impedir que algum incidente ocorra. Policiais militares da Cavalaria e do Batalhão de Choque estarão de prontidão para atuar caso seja necessário ou ainda se alguma aglomeração impedir o bom andamento do espetáculo”, detalhou o comandante do Policiamento Metropolitano, Jeferson Teles. “Durante a dispersão todos os policiais vão estar atentos a qualquer movimentação suspeita”, acrescentou.

Dentro do estádio, 43 homens do Batalhão do Choque (BpChoque) estarão no gramado e farão a segurança no setor 1, dos árbitros e das duas equipes. Ainda na área interna, serão empregados quatro cães farejadores com oito policiais. A PM atuará em conjunto com os homens com habilidade em defesa pessoal para evitar a invasão do gramado por algum torcedor eufórico.

Com relação aos cambistas, o comandante metropolitano da PM informou que a Polícia também estará atenta à venda ilegal de ingressos. O coronel relembrou que no último jogo, mas de 300 ingressos foram apreendidos pela Polícia Militar e quinze pessoas foram conduzidas ao distrito Policial.

Guardadores de veículos

A Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) vai fiscalizar desde as 17h no dia do jogo, as atividades dos guardadores de veículos em toda a área do Estádio.

Serão cinco equipes de policiais civis que percorrerão toda a área do entorno do estádio verificando a atuação dos guardadores. Segundo o Superintendente da Capital, Sebastião Uchoa, a repressão qualificada acontecerá para impedir a apropriação do espaço público.

“O motorista que se sentir lesado deve procurar um dos delegados que estarão caracterizados no local e denunciar o fato. Imediatamente, uma equipe será deslocada e fará a autuação em flagrante do falso guardador”, afirmou o superintendente de Polícia Civil da Capital.

4 comentários »

Castelo recebe apoio do PV

3comentários

Blog de Marco Aurélio D’Eça

O Partido Verde vai declarar apoio oficial à candidatura do prefeito João castelo (PSDB) em São Luís. De acordo com o presidente regional da legenda,Washington Rio Branco, a decisão foi tomada em comum acordo com as lideranças verdes do estado e com o aval da direção nacional

– Já conversei com o presidente nacional, Luiz Penna, e com o líder na Câmara Federal, Sarney Filho. Além disso, comuniquei a todos os parlamentares da legenda, que também apoiaram a decisão – disse Rio Branco, que foi candidato a vice de Castelo em 2004.

Ontem à tarde, a direção do PV em São Luís reuniu-se com o prefeito João Castelo, onde foi definido o apoio.

Além de um ato público na semana que vem, as lideranças do PV deverão anunciar o apoio a castelo no orário Eleitoral Gratuito.

3 comentários »

Interditado presídio em Timon

2comentários

A juíza da 3ª Vara Criminal de Timon, Lewman de Moura Silva, expediu liminar determinando a interdição parcial e imediata do Centro de Ressocialização “Jorge Vieira”, unidade prisional do referido município localizado a 425 quilômetros de São Luís. O documento assinado pela juíza determina que o Centro de Ressocialização não receba presos provisórios nem sentenciados de outras cidades e estabelece um prazo de 30 dias, prazo esse no qual a Secretaria de Justiça e de Administração Penitenciária do Maranhão deve providenciar a retirada de todos os presos provisórios da unidade em questão para colocá-los em cadeias públicas próximas às suas famílias.

O pedido de interdição da unidade prisional foi proposto, por meio de Ação Civil Pública, pela Defensoria Pública do Estado do Maranhão representada pela defensora pública, Creuza Maria Lopes. Ela alegou a superlotação carcerária tendo em vista que o presídio, cuja capacidade é de 168 presos sentenciados, encontra-se com uma população carcerária de 310 detentos, dentre provisórios e sentenciados.

Essa situação já havia sido observada pela juíza Lewman de Moura, após diversas visitas ao Centro de Ressocialização. Na tarde desta quinta-feira, 18, em visita feita ao centro, Lewman de Moura, acompanhada da defensora pública, e do Padre da paróquia São Francisco de Timon, João Medeiros, constatou ‘in loco’ a superlotação carcerária.

A magistrada verificou as condições desumanas e insalubres dos presos, o calor excessivo das celas, o desconforto gerado pela entrada de sol na parte da tarde, principalmente na ala feminina, e a presença de insetos, ratos e baratas nas celas.

“Com a constatação da superlotação, está demonstrada a flagrante violação aos direitos fundamentais dos detentos e que, dessa forma, nenhuma política de ressocialização poderá ser implementada com resultados satisfatórios”, finalizou a juíza.

2 comentários »

Mutirão de Mastologia

0comentário

O Hospital Tarquínio Lopes Filho realizará neste sábado (20), o Mutirão de Mastologia. O objetivo é a retirada de nódulos de 20 pacientes para prevenção do câncer de mama. Farão as cirurgias mulheres que já aguardavam na fila.

O mutirão é uma das ações que a Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia regional Maranhão realiza durante este mês, quando ocorre o movimento Outubro Rosa. O movimento tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção no combate ao câncer de mama.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS