Ao Sampaio o que é do Sampaio…

13comentários

Por Juraci Vieira Filho
Jornalista

O Sampaio Corrêa conquistou o acesso à série C do campeonato Brasileiro, numa jornada árdua e persistente do elenco, comissão técnica e diretoria, que soube ultrapassar as barreiras ao longo do percurso. Sabemos o quanto foi difícil jogar em estádios sem condições adequadas, com gramados péssimos; sem infraestrutura, com problemas, inclusive para montar uma logística de viagem, como foram os casos de Vilhena–RO, onde o tricolor passou mais de 24h para chegar e cerca de 40 horas para regressar a São Luís; no último jogo, fora de casa, em Catalão–GO, a delegação do Sampaio teve que ficar em Uberlândia –MG, por falta de logística de hotéis no local do jogo, diante do Crac.

Porém, em campo, a Bolívia querida deu um show, no Nhozinho Santos, o Castelão trouxe o reencontro com a massa e também em outras praças esportivas pelo Brasil afora. Agora, é bom que se diga: o sucesso do Sampaio nada tem haver com a mudança na FMF, o Sampaio Corrêa Futebol Clube quando mais precisou do apoio da entidade mater do futebol maranhense, não contou. Alguma surpresa nesse aspecto? Nenhuma, pois a tão decantada mudança na administração do futebol, de fato ainda não aconteceu como era esperado; o presidente Antônio Américo não foi a nenhum jogo do Sampaio, lá fora, pelo menos não o vi, ou se quer mandou representante para dá um apoio moral ao único representante do nosso povo, no brasileiro da série D; e aqui se ressalte que esse também era o “modelo” do presidente anterior, Alberto Ferreira que a exemplo do atual, não acompanhava os nossos representantes em suas empreitadas em busca da redenção do combalido futebol maranhense. Nesse ínterim, permitam-me fazer uma simples pergunta: Por que o Pres. Antônio Américo teve tempo e disposição para ir a Londres ver o fracasso da “Seleção de Mano Menezes” e não pôde ir a Catalão ver a bela exibição do time de São Luís? São essas atitudes que nos fazem acreditar que houve uma mudança física, mas evolucionista e desenvolvimentista, ainda não, infelizmente…

Na cidade de Catalão – GO, constatei in loco, ao lado do repórter Marcelo Jr. A “armação” da federação Goiana, que antes do primeiro jogo da decisão, teve o seu presidente viajando, acompanhando o presidente Roberto Silva do Crac de Catalão ao Rio de Janeiro, sede da CBF, e lá pressionaram a entidade para confirmar o jogo para o estádio do Crac, mesmo sabendo que este, não preenchia o requisito básico, ou seja, a capacidade para 10.000 espectadores na 5. Fase, como diz o regulamento da competição. O que fez a federação Maranhense de Futebol? Nada, absolutamente, nada, “simples assim” como diz o meu amigo, Marco D’eca.

Olha, meu irmão, Zeca Soares, se tivéssemos uma federação atuante, com um presidente com a representatividade do saudoso, Domingos Leal, ah, duvido que esse jogo tivesse acontecido em Catalão, mas…

Por isso, parabéns ao grupo de jogadores, comissão técnica, diretoria, torcida boliviana e por quê não dizer torcida maranhense? “Já que no Nhozinho Santos e no templo sagrado ‘Castelão” estiveram sempre torcidas de várias agremiações, fazendo o coro, no afã do retorno do tricolor e agora, se Deus quiser, com o grito mais aguardado de ‘é campeão, é campeão’ no domingo, que se aproxima! A conquista do acesso e do possível título, não pode nem deve ter alusão ou co-relação alguma com mudança na Federação Maranhense de Futebol, como ouço alguns “bajuladores de plantão”, tentar fazer, a verdade tem ser dita: a bela campanha do Sampaio Corrêa tem tudo haver com o trabalho do presidente do Clube, Sérgio Frota, que tem um estilo próprio, polêmico, às vezes, mas boliviano, como ele só e o sereno e competente treinador Flávio Araújo.

Para finalizar, não se pode confundir a campanha insofismável do Sampaio, ao momento do futebol, que continua se arrastando, com os mesmos problemas de outrora: de gerenciamento, omissão e muita vaidade em detrimento de um futebol que “respira com o auxilio de aparelhos”. Mas tem jeito, e o caminho é associar o discurso a uma prática, diferente, do que estamos acostumados a ver.

13 comentários para "Ao Sampaio o que é do Sampaio…"


  1. Karina

    Entendo quão difícil é para os invejosos falarem mal do presidente da FMF, Antonio Americo. Afinal, o que queriam mesmo era poder estar no lugar dele ou que pessoas de seus interesses estivessem. Porque não gostam de um homem que viaja, luta, debate, briga tentando mostrar pra CBF as necessidades do nosso carente futebol. Não entendem que foi um convidado especial da CBF para ir a Londres. A honestidade incomoda muito os invejosos. É por isso que todos os comentários que falam mal da FMF so falam coisas sem fundamento. Quem está lá dia a dia, trablhando e acompanhando de forma imparcial é que sabe o que de fato ocorre, sem mais! Vamos nos ocupar pessoal e parar de falar mal daqueles que TRABALHAM E SAO HONESTOS. isso é coisa de gente desocupada!

  2. DANIEL AMORIM

    Lembro-me que o lema da chapa do senhor Antônio Américo, quando assumiu a Federação Maranhense de Futebol, era “Um Novo Tempo”. Que na verdade, até agora estamos esperando chegar no futebol maranhense.O acesso e possível título do Sampaio Corrêa, tem tudo a ver, sim, com a coragem de senhor chamado Sérgio Frota, que decidiu assumir um time de tradição no descreditado futebol local.
    A invicta campanha da Bolívia Querida no Campeonato Brasileiro da Série D de 2012, é fruto do incansável trabalho das pessoas que fazem o clube. Então, parabéns à diretoria, à comissão técnica, ao grupo de jogadores e à torcida tricolor. E SÓ!!! NINGUÉM MAIS A ACRESCENTAR, TÁ CERTO?

  3. Paulo da Cohama

    O comentário do juraci, reflete aos anseios de todos os torcdores maranhenses que querem ver o nosso futebol do melhor nível, agora ainda aparece esse tal de Jorge defendendo esse imcompetente e oportunista chamado Antonio Américo que foi para Londres ver o fiasco daquela seleção ruim do Mano Meneses e por aqui, na época os clubes estavam com grandes dificuldades, fora Antonio Américo eleições já na FMF !

  4. hailton

    o que esta acontecendo com este rapaz esta envelhecendo muito rapido!

  5. marcos -bolivia

    assino embaixo certissimo esses que são afavor desse presidente deve comer na msm panela…

  6. Raphael Araújo

    Essa Nota publicada pelo Jornalista Juracy Filho, está totalmente correta. O que a FMF e o seu Presidente Antonio Américo fizeram pelo Sampaio durante o Brasileiro? O time ficou sem jogar quase 1 mês pela competição e a federação Nada! O time Passou sufoco jogando contra o Vilhena-Ro e a federação Nada! Todas as rendas controladas pela federação nos jogos que aconteceram no castelão são defasadas ! E pra completar a FMF foi Omissa quando a CBF confirmou o 1º Jogo da final para Catalão, e o presidente da FMF NADA! Por isso nada melhor do que realmente parabenizar quem merece ser parabenizado. Presidente Sergio Frota por ser Louco, até por que manter um time desse nível, aqui no futebol maranhense sai muito caro! 2º A comissão técnica do Sampaio, que mostrou ser competente através do seu treinador Flávio Araújo, que tem tudo também para subir o tricolor para a série B. E por fim o grupo de jogadores que se mostrou competente para alcançar este acesso e se fazer presente na final do Campeonato. Por tanto Parabéns Sampaio e Fora Antonio Américo, vc não mudou em nada a FMF.

  7. José Carlos Pereira Martins

    FILHO DE PEIXE, PEIXINHO É!

    Concordo com tudo o que escreveu Juracy Filho. É assim que se faz jornalismo, sem bandeira e sem cores clubísticas e seu saudoso pai demostrou isso quando militava na imprensa esportiva. Juracy Vieira foi um ícone na imprensa esportiva brasileira e, como filho Juracy aprendeu e herdou do bom e do melhor, fazendo um jornalismo sério, comprometido com a verdade e respeitando o público que lhe ouve nas ondas do rádio e que lê os seus escritos. Parabéns Juracy Filho pelo post.

  8. Mauro

    Assino embaixo tudo o que diz o Juraci, perfeito pois a Federação não ajudou o Sérgio Frota em nada mesmo.

  9. CHIQUINHO

    Parabéns Juraci vieira, pela sua autonomia, coragem. Vc falou tudo.

  10. Mailson

    Concordo. Troco um ingresso para cadeira coberta por um do Setor 4. Interessados [email protected]. Sucesso ao Sampaio domingo.

  11. Raimundo

    NÃO VEJO NADA DE MAIS ANTONIO AMÉRICO TER IDO A LONDRES POIS O MESMO SIMPLESMENTE FOI CONVIDADO ESPECIAL DA CBF,COISA QUE OS DIRETORES ANTERIORES NÃO TIVERAM ESTE PRIVILÉGIO.QUANTO A NECESSIDADE DE APOIO?OUVI DIRIGENTE NÃO LEMBRO QUAL ESTADO COMENTAR QUE O MESMO NÃO ERA PATROCINADO PELO ESTADO E SIM BANCADO PELO MESMO.QUE VERGONHA PRO NOSSO ESTADO AI CADÊ A BANCA DO ESTADO.INCLUSIVE O GOVERNO DO MARANHÃO SEQUER PAGA NOTA NA MÃO.QUE VERGONHA!

  12. Jorge

    Nossa…ta recebendo quanto de Sergio frota por essa “matéria”.?vc deveria ter vergonha de postar contra a Fmf que esta salvando o nosso futebol.americo tem q dar apoio a todos os clubes e não apenas ao Sampaio.pelo que sei, por conta da ida dele a Londres , ele esta conseguindo ajuda pro nosso futebol,já que esteve próximo ao presidente da CBf.ele tem sim que ir as reuniões na CBf buscar apoio e batalhar por todos os clubes e não ficar acompanhando o Sampaio em jogos que de nada vai ajudar. E vc ainda queria ser presidente da Fmf com esse pensamento?!so iria afundar junto Sergio, que pra ele o que interessa e o dinheiro da bilheteria, nosso futebol.parabens,Américo, por salvar nosso futebol.

  13. lago

    Como Motense, reconheço que as conquistas do Sampaio tem sido fruto dos seus próprios méritos e esforços. Do seu presidente, que ama a sua bolívia e tem coragem de investir seu dinheiro na sua paixão!!

    Quanto a Américo, gente nosso grande ZÉ RAIMUNDO desmacarou esse incompetente américo AO VIVO, para todo o Maranhão (LEMBRAM???)…fato este que repercutiu no outro dia em toda a cidade…E O QUE ACONTECEU??? NADA!
    Ministério Público e Polícia silenciaram e continuam inertes!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: