A população de São Luís voltou às praias no feriado, após o anúncio da liberação da orla marítima para o banho pelas secretarias estaduais de Meio Ambiente (Sema) e Saúde (SES). Permanecem obstruídos apenas um raio de 300 metros das desembocaduras dos rios Calhau, Pimenta, Claro, Jaguarema e Olho de Porco. Na manhã desta sexta-feira, o secretário de Saúde Ricardo Murad era um dos banhistas presentes na avenida Litorânea.
Depois de entrar no mar com as netas, na praia do Calhau, Ricardo Murad reafirmou à imprensa que as análises realizadas pelo Laboratório Central do Estado do Maranhão (Lacem), com o apoio da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb), mostraram que apenas 10% dos 18 quilômetros da orla marítima da ilha de São Luís estão impróprios para o banho.
“Vamos manter o monitoramento das nossas praias e os pontos que apresentarem qualquer alteração negativa no nível de balneabilidade serão obstruídos. O que podemos garantir é que a equipe de análise técnica nos dará, permanentemente, a segurança de poder indicar os trechos impróprios para o banho”, afirmou o secretário de Saúde.
A solicitação para que o LACEM emitisse os novos laudos partiu do secretário de Meio Ambiente, Victor Mendes, já que há cerca de quatro meses todas as praias de São Luís foram consideradas impróprias para banho.
ESSA ‘COISA’ DE PRAIA POLUÍDA, É SÓ POLÍTICA, EU CANSEI DE DIZER ISSO.. HOJE A POPULAÇÃO PODE TOMAR BANHO NAQUELAS ÁGUAS QUE ESTÃO DO MESMO JEITOO, OU SEJA, AGORA ESTÁ DESPOLUÍDA. O QUE FIZERAM? HUM DEIXA EU PENSAR… JOGARAM UM PÓ MÁGICO QUE COMIA TODA A SUJEIRA E FILTROU A ÁGUA, NOSSA!! QUE COISA BOA. ONDE CHEGOU NOSSA TECNOLOGIA, FICO FELIZ.. PARABÉNS ROSE ME ENGANA! HAHA
O QUE NINGUÉM CONSEGUE ACREDITAR É COMO AS PRIAS FORAM LIBERADAS DE UMA HORA PARA A OUTRA, A IMPRESSÃO QUE DÁ É QUE NADA FOI FEITO E LIBERARAM AINDA ASSIM E A POPULAÇÃO QUE SE PREPARE PARA CONTRAIR DOENÇAS, INCLUSIVE O SECRETÁRIO QUE FOI TOMAR BANHO LÁ NA PRAIA DA LITORÂNEA.