Charge

2comentários

2 comentários »

Praias estão liberadas para banho

4comentários

Os secretários de Estado de Saúde, Ricardo Murad, e de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Victor Mendes, divulgaram,na tarde desta quinta-feira (11), em entrevista coletiva, que grande parte da orla marítima de São Luís estáprópria para o banho,exceto em um raio de 300 metros das desembocaduras dos rios Calhau, Pimenta, Claro, Jaguarema e Olho de Porco.

A informação é baseada em laudos assinados pelo Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Maranhão (Lacen), que contou com a assessoria técnica da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental de São Paulo (Cetesb), para fazer as análises da água das praias da ilha.

A solicitação para que o Lacenemitisse os laudos partiu de Victor Mendes, já que há cerca de quatro meses todas as praias de São Luís foram consideradas impróprias para banho. “Como o Lacen é o laboratório do Estado, acreditado e certificado, com grande conhecimento, o convocamos para fazer uma contraprova a partir dos laudos que estavam sendo emitidos pelo laboratório da Secretaria de Meio Ambiente”, disse ele.

Além do Lacen, foram chamados ainda a Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão (Caema) e a Secretaria de Estado de Saúde (SES) para avaliar o problema, considerando seus impactos na saúde pública e no setor econômico do turismo. “A partir disso, entramos em contato com o governo de São Paulo, que disponibilizou técnicos da Cetesbpara acompanhar e ajustar os métodos de análise das águas das praias de São Luís”, informou Ricardo Murad.

Com a adoção do padrão de análise estabelecido pelo Lacenem restrita colaboração do corpo técnico da Cetesb, foi iniciada uma nova fase de monitoramento. Detectou-se, então, que a orla de São Luís está própria para banho. A exceçãosão os 300 metros das desembocaduras dos rios Calhau, Pimenta, Claro, Jaguarema e Olho de Porco.

De acordo com Ricardo Murad, aspectos como a não balneabilidade encontrada, inclusive, em locais mais isolados, bem como o não crescimento do número de doenças de pele e outras ligadas à poluição das águas chamou a atenção do Governo do Estado. “Praias como a de Panaquatira, além das curvas demonstradas pela Vigilância em Saúde, que não demonstraram aumento nos casos de doenças de pele, por exemplo, são indicativos de que nós deveríamos rever nossos métodos de análise”, destacou ele.

O monitoramento das praias continuará a ser feito de forma permanente, realizado semanalmente de acordo com os métodos estabelecidos nas normas ambientais vigentes, que preconiza que as amostras sejam coletadas preferencialmente aos domingos e em condição de maré baixa.

4 comentários »

Caso Décio Sá

1comentário

Em decisão unânime, a 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) negou nesta quinta-feira (11) pedido de habeas corpus para os empresários Gláucio Alencar Pontes Carvalho e José de Alencar Miranda Carvalho. Eles são dois dos denunciados pela morte do jornalista Décio Sá, assassinado a tiros na noite de 23 de abril deste ano, no bar Estrela do Mar, na Avenida Litorânea, em São Luís.

A votação foi de acordo com o parecer assinado pelo procurador de justiça Marco Antonio Guerreiro, confirmado em banca pela procuradora de justiça Rita de Cássia Moreira. Segundo o entendimento do Ministério Público estadual, os autos demonstram a materialidade do crime e indícios suficientes que apontam os dois como mandantes do assassinato do jornalista.

O relator, desembargador Raimundo Nonato de Souza, constatou que a decisão que decretou a prisão preventiva está calcada em requisitos e pressupostos constantes do Código de Processo Penal, bem como em elementos concretos. Concluiu que a manutenção da prisão foi manifestadamente fundamentada, sem qualquer afronta à Constituição Federal.

O desembargador Bernardo Rodrigues concordou com o relator e enfatizou que crimes dessa natureza são crimes contra a humanidade. O juiz José Costa, convocado para compor quórum, também votou pela denegação do habeas corpus.

Leia mais

1 comentário »

Sem direito a erro…

2comentários

Blog do Robert Lobato

Há tempos o município de Paço do Lumiar é exemplo do que de pior existe em gestão pública.

A cidade está completamente maltratada e mal cuidada. O povo se sente abandonado pela prefeitura, que nos últimos só se preocupou em abrigar um bando de malversadores do erário.

Entretanto, no último domingo o povo luminense resolveu dar um basta nessa triste realidade e elegeu o único candidato com condições de iniciar uma nova história para o município: professor Josemar.

Eleito com 23.133 votos (62,30%), Josemar recebeu, além de uma votação expressiva e histórica, a responsabilidade gigantesca de resgatar, não somente a ordem e a moralidade na gestão pública local, mas a própria autoestima do povo, a esperança de cidadãos e cidadãs que apostam suas últimas fichas no professor e no seu vice, Marconi Lopes.

Os companheiros Josemar/Marconi não podem errar. Não há tempo a perder, não há tempo para “arrumar a casa”, isso já está sendo feito pelo prefeito Raimundo Filho, aliado político da futura administração.

A partir de 1º de janeiro de 2013, deverá representar muito mais do que a data de posse da “renovação”, deverá ser, sobretudo, a posse do protagonismo da cidadania em Paço do Lumiar.

É a hora e a vez de um povo que está cansado de sofrer

2 comentários »

Máfia da arrecadação?

14comentários

O Sampaio que se prepare. Ou toma as devidas providências e assume tudo para si ou vai continuar perdendo dinheiro, muito dinheiro.

Ontem, mais uma vez o que estou cansado de dizer aqui voltou a acontecer. Estádio cheio como mostra a foto de Biaman Prado, mas com um público longe da realidade. História que tenho certeza se repetirá se o Sampaio continuar fazendo de conta que não está sabendo de nada.

Fui surpreendido com uma ligação de um primo meu que veio do interior para assistir Sampaio x Baraúnas. Ele comprou quatro ingressos na bilheteria do Nhozinho Santos. Ao chegar ao Castelão e se dirigir ao portão das cadeiras foi alertado que o seu ingresso era falso. Ao dizer que iria denunciar no rádio, os funcionários que trabalhavam no portão trataram logo de deixá-lo entrar.

Outros dois torcedores que não conseguiram comprar ingresso foram ao Castelão ontem à noite. Se dirigiram até um dos portões quando o porteiro perguntou se os mesmo tinha ingresso. Foi o suficiente para o porteiro colocá-los para dentro.

Está claro onde está a esculhambação? Nos dois casos, a responsabilidade é total da FMF. O ingresso vendido na bilheteria do Nhozinho Santos não pode ser falso ou pode? Se for falso o problema está entre quem mandou fazer e quem fez.

No outro caso, os porteiros do estádio são todos contratados pela Federação.

14 comentários »

Agora eles já sabem como funciona…

2comentários

O secretário de Estado de Segurança Pública, Aluísio Mendes, recebeu, na tarde desta quarta-feira, (10), comitiva da Assembleia Legislativa, composta pelo presidente da Casa, Arnaldo Melo e diversos deputados estaduais. Na ocasião, o secretário apresentou aos parlamentares as instalações do novo prédio totalmente reformado do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) e toda a operacionalidade do Centro de Comando e Controle do Sistema de Videomonitoramento da Região Metropolitana de São Luís que vinha sendo alvo de críticas na Assembleia Legislativa por total desconhecimento do assunto por parte de alguns deputados.

“As câmeras já estão em total funcionamento. Cada uma tem capacidade de visualizar objetos ou pessoas em um raio de 1 quilômetro sem perder o foco na nitidez. Essa é apenas mais uma ferramenta de segurança promovida pelo Governo do Estado para maximizar os trabalhos das Polícias Civil e Militar e garantir maior sensação de segurança à população”, disse Mendes.

Para o presidente da Assembleia Legislativa, Arnaldo Melo, a apresentação in loco possibilitou aos parlamentares suprir as eventuais dúvidas referentes a aquisição e instalação do Sistema de Videomonitoramento em São Luís. “A visita à central no Ciops supriu todas as dúvidas existentes. As informações prestadas pelo secretário Aluísio Mendes foram totalmente convincentes, pois nos deu todos os números investidos necessários para a instalação desse sistema”, disse Arnaldo Melo.

Estiveram presentes também, os deputados César Pires, Roberto Costa, Alexandre Almeida, Victor Mendes, Jota Pinto, Bira do Pindaré, Rubens Pereira Júnior e Marcelo Tavares.


Alta Tecnologia

As câmeras instaladas na Região Metropolitana possuem a mais moderna tecnologia em videomonitoramento do Brasil. As imagens são captadas em alta definição. O sistema instalado em São Luis servirá como modelo a ser implantado nas cidades sedes da Copa do Mundo no Brasil, em 2014.

Nesta primeira fase, a SSP instalou as primeiras 100 câmeras. A meta do Governo do Estado é instalar 300 câmeras até julho de 2013. Foram investidos recursos na ordem de R$ 19 milhões para implantação de todo o sistema, que vai desde a construção de um cinturão digital com 66 quilômetros de fibra óptica, a instalação das câmeras de alta definição, implantação da comunicação bidirecional de acesso direto do cidadão com a Central, até implantação de sistema de alta voz para emissão de avisos sonoros, como alarmes e sirene.

A SSP adquiriu ainda a utilização de tecnologia MND (Método Não Destrutivo) para aproximadamente 4 mil metros de infraestrutura subterrânea. A utilização desta metodologia busca evitar o cruzamento aéreo de cabos em grandes avenidas evitando assim acidentes e a interrupção do sistema além da reforma de todo o prédio do Ciops para implantação do novo sistema contemplando 450m² totalmente modernizados.

Acionar o botão

A população pode acionar o Ciops, por meio de um botão, fixado nos postes que servem de suporte para as câmeras. Quando o botão é apertado, automaticamente a ligação é direcionada para a Central e o operador consegue ver e se comunicar com o cidadão. E caso seja necessário, a Central enviará uma equipe para realizar o atendimento.

Cada poste contempla um sistema de alta voz, microfone, corneta e alto falante interligados com o Ciops através de sinal digital, proporcionando a população um novo canal de comunicação com as forças de segurança.

2 comentários »

Polícia precisa explicar o que houve

85comentários

Até agora estamos sem entender o que houve no Castelão após a vitória do Sampaio por 1 a 0 contra o Baraúnas. A confusão entre torcedores do Sampaio e a polícia precisa ser esclarecida imediatamente e os culpados devem responder pelo que fizeram. Mas o que houve de fato?

Recebi um vídeo de um torcedor que gravou toda a confusão. Acho que as imagens precisam ser analisada pela cúpula da polícia e merecem uma explicação.

Segundo o torcedor que encaminhou o vídeo,  a confusão começou quando um grupo de torcedores tentou argumentar com a polícia  sobre a prisão de um torcedor que acendeu um sinalizador e não teria oferecido qualquer resistência quando passou a ser agredido covardemente, conta.

O restante é o que está no vídeo…

Um ponto já está mais do que claro. Se o torcedor entrou no estádio com sinalizador é porque a fiscalização no Castelão falhou, afinal é ou não proibido?

Nota da Secretaria de Segurança

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), por meio do Comando da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), informa que está analisando as imagens do tumulto ocorrido após o término do jogo entre os times do Sampaio Corrêa e Baraúnas, no Estádio Castelão, na noite da ultima quarta-feira (10).

O Comando da Corporação também abriu sindicância para apurar os fatos, a fim de identificar todos os envolvidos para consequente imputação de responsabilidades.

A SSP esclarece, ainda, que desenvolve trabalho preventivo de preparo do efetivo visando os grandes eventos, que reúnem multidões e que oferecem maior possibilidade de tumultos, como o ocorrido durante o jogo desta quarta-feira (10).

85 comentários »

Detran promove fórum em Barreirinhas

0comentário

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran/MA) promove, nesta quinta-feira (11), no Gran Solare Hotel Resort, em Barreirinhas, o Fórum Nacional de Ações para Prevenção de Acidentes com Motos e regulação do uso de triciclos e quadriciclos. As vagas para o Fórum são limitadas e as inscrições já estão abertas, gratuitamente, pelo endereço eletrônico www.detran.ma.gov.br/forum

O objetivo do Fórum é conhecer novas iniciativas desenvolvidas pelos Detrans do país nas áreas de educação para o trânsito, fiscalização e também conhecer o que existe de novo no mercado como dispositivos de segurança que visem diminuir os índices de mortes e acidentes que envolvam motos, triciclos e quadriciclos em todo o Brasil.

O ministro do Turismo, Gastão Vieira, é um dos palestrantes do Fórum que contará, também, com a presença do médico e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro Renato Rozental; Milton Nakamura, de empresa importadora, distribuidora e comercializadora de equipamentos para motociclistas; do piloto maranhense campeão do Rally dos Sertões 2012, Marcelo Medeiros, dentre outros.

O Fórum é destinado a operadores do trânsito, diretores dos Detrans, prefeitos, agentes de trânsito, educadores de trânsito, instrutores, examinadores, conselheiros de trânsito, secretários estaduais e municipais de trânsito, empresários do setor, empreendedores, policiais rodoviários e militares, inspetores de trânsito, profissionais e estudantes que tenham interesse no tema.

sem comentário »

Copa São Paulo 2013

0comentário

A Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou grupos e os 96 participantes da 44ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, que acontece no mês de janeiro de 2013. O Maranhão terá dois representantes na competição: JV Lideral (de Imperatriz) e Americano (Sâo Luís).

O Americano está no grupo 12 ao lado de União São João-SP, XV de Piracicaba-SP e Corinthians-SP. Todos os jogos serão disputados em Araras. O JV Lideral está no grupo 22 e terá como adversários Fortaleza-CE, São Bernardo-SP e Caxias-RS. A sede serão São Bernardo do Campo.

Veja os grupos

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS