Duas baixas na campanha de Castelo

26comentários

Duas baixas na campanha do candidato João Castelo (PSDB).

Além de ter terminado o 1º turno à frente de Castelo, o candidato Edivaldo Holanda Jr. acaba negociar garantir o apoio de dois membro do PDT que estavam com o adversário

O vereador reeleito Ivaldo Rodrigues (PDT) líder do governo na Câmara acertou hoje o apoio ao candidato do PTC, Edivaldo Holanda Jr, dois dias após se reeleger para a Câmara Municipal.

Quem também mudou de lado foi o ex-secretário de Castelo, Júlio França. Ele havia deixado o governo para se dedicar à campanha de Castelo, mas também após o 1º turno decidiu apoiar o petecista no 2º turno.

O anúncio oficial será feito nesta quarta-feira, às 18h, na sede do PDT.

PPS

O vereador Estevão Aragão (PPS) eleito com 5.123 votos também decidiu apoiar a candidatura de Edivaldo Holanda Jr. neste 2º turno.

26 comentários »

Castelo e Edivaldo buscam alianças

8comentários

“O segundo turno é uma nova eleição e estamos preparados para este embate decisivo.”. Com essas palavras, o prefeito João Castelo, candidato à reeleição, resumiu, nesta terça-feira, o clima que reina no ambiente da coligação “Pra Fazer Muito Mais”. Ele disse que sua equipe de campanha está conversando com os mais diferentes segmentos da sociedade a fim de consolidar e ampliar apoio político para a eleição do dia 28.

Com relação aos contatos com seus demais concorrentes no primeiro turno, Castelo explicou, sem detalhar, que seus auxiliares já agendaram conversas.

Adiantou que todos os apoios que estiverem em sintonia com os interesses da cidade e do povo de São Luís serão bem recebidos. “Não tenho inimigos,  tenho adversários. Portanto, tenho a perspectiva de ampliar o leque de apoio que assegure a vitória do povo, representada por nossa  candidatura”, comentou Castelo.

Castelo passou a manhã desta terça-feira reunido com a coordenação de campanha e com assessores das mais diversas áreas.

Edivaldo Holanda Jr.

O candidato Edivaldo Holanda Júnior (PTC) retomou as ações de rua na tarde desta terça (09) com uma grande caminhada na Rua Grande.

O candidato andou pelas ruas do centro de São Luís e foi recebido por centenas de comerciários, além conversar com os lojistas e ouvir a população, dando continuidade à estratégia de campanha corpo a corpo.

Durante a caminhada, Edivaldo se mostrou confiante com o resultado do primeiro turno. “Os resultados mostraram que a população de São Luís entendeu nossa mensagem de mudança. Agora, a campanha segue forte e será feita de casa em casa”.

Edivaldo falou ainda que, ao longo dos próximos dias, novas alianças serão discutidas.

Nesta quarta-feira (10), o candidato realiza caminhada no ANjo da Guarda a partir de 16h

8 comentários »

Visita ao Castelão

1comentário

Uma oportunidade para estudantes conhecerem o novo Estádio Castelão. Este é um dos objetivos do mais recente projeto da Secretária de Estado do Esporte e Lazer (Sedel), intitulado de “Conhecendo o Castelão”. Na quinta-feira (4), a Sedel abriu, oficialmente, as portas do estádio para a visita de alunos da rede pública e particular às dependências de uma das praças esportivas mais importantes do Maranhão.

O primeiro grupo de alunos a pisar no gramado do Castelão por meio do novo projeto da Sedel foi da Escola Portal do Saber. Os meninos e meninas com idades entre 3 e 4 anos foram recebidos pessoalmente pelo secretário-adjunto de Desporto Educacional da Sedel, Alim Maluf Neto, que estava bastante entusiasmado com o novo projeto.

“Fico bastante feliz em poder ver este projeto entrar em prática. Era um sonho nosso e que hoje estamos conseguindo possibilitar para estas crianças. Com o projeto ‘Conhecendo o Castelão’, queremos possibilitar aos nossos jovens a oportunidade deles conhecerem o nosso principal estádio e se aproximarem do esporte desde cedo. Além do mais, as crianças se divertem muito”, declarou Alim Neto.

Para participar do projeto, as escolas públicas e particulares interessadas devem entrar em contato com a coordenação do “Conhecendo o Castelão” pelo telefone 2109-2027, das 13h às 18h, e agendar a visita. As visitas irão ocorrer às terças-feiras para alunos de 3 a 14 anos.

1 comentário »

Agradecimento de Gil Cutrim

3comentários

O prefeito reeleito em São José de Ribamar, Gil Cutrim utilizou a sua página no Facebook para agradecer os votos recebidos e que lhe garantiram a maior votação já recebida por um candidato a prefeito no 3º maior colégio do Maranhão..

“Esta vitória foi do povo, que quer que o trabalho continue, tornando São José de Ribamar uma cidade cada vez melhor para se viver. Reafirmo o compromisso de honrar este novo mandato. Reafirmo o compromisso de trabalhar muito por todos os ribamarenses (os que votaram e os que não votaram em mim e no Eudes Sampaio). Reafirmo o compromisso de continuar fazendo um governo participativo, que ouve e dialoga diretamente com a população”, afirmou.

3 comentários »

Pedro Lucas Fernandes

12comentários

Pedro Lucas Fernandes (32 anos) foi eleito vereador de São Luís com 4.089 votos (0,79%).

Filho do deputado federal e secretário de Cidades, Pedro Fernandes, Lucas diz que a sua eleição foi uma surpresa agradável. “A vitória não foi só minha. A vitória foi do partido. A vitória foi de todos aqueles que acreditam que política pode ser levada a sério

Disse que espera ver no 2º turno entre Edivaldo Holanda Jr. e João Castelo, o debate de ideias e compromissos que possam solucionar os problemas de São Luís.

Você esperava logo na primeira eleição uma votação tão expressiva?

Foi uma surpresa muito agradável. Mas a vitória não foi só minha. A vitória foi do partido. A vitória foi de todos aqueles que acreditam que política pode ser levada a sério.

O que você considera como determinante para que o eleitor pudesse votar em Pedro Lucas?

A mensagem da renovação de ideias, ideias que aproximem o povo do governo e que tragam dias melhores para São Luís. Com a nossa eleição o povo disse que quer uma Câmara Municipal que atenda os anseios da nossa cidade.

De que forma o fato de ser filho de um político experiente e conceituado como Pedro Fernandes ajudou na sua eleição?

Sabemos do excelente conceito que o deputado Pedro Fernandes tem junto ao povo maranhense. Admiro como homem público e o amo como pai. Mas na Câmara, o vereador Pedro Lucas mostrará ideias próprias e tomará decisões próprias. Ideias e decisões sempre em benefício do povo. Como disse na campanha, o compromisso é o mesmo, está chegado uma nova geração.

Quais as principais proposta que você pretende levar para a Câmara no próximo ano?

Transparência nos gastos públicos, não apenas da Prefeitura, mas também da própria Câmara Municipal; e uma legislatura participativa, ouvindo sempre as demandas prioritárias de cada comunidade.

Vamos agora ao 2º turno da Eleição em São Luís. O que você espera desta eleição com Edivaldo Holanda Jr. e João Castelo?

Espero um debate de ideias e compromissos que possam solucionar os problemas de mobilidade, limpeza, moradia, educação, lazer, emprego, saúde e segurança.

12 comentários »

Declaração infeliz

33comentários


Foi no mínimo infeliz o presidente do Sampaio e agora vereador eleito Sérgio Frota ao se mostrar decepcionado com a votação que teve.

Após a confirmação da sua eleição, Frota disse ao blog que estava decepcionado com a “pequena” votação que recebeu.

Na sua página no Facebook, Sérgio Frota escreve: “Agradeco de coração a todos os meus amigos, familiares, funcionários, jogadores e à pequena parcela da torcida boliviana que me deram um voto de confiança”.

Sérgio não consegue esconder a decepção, mas uma coisa precisa entender: a pequena parcela da torcida boliviana lhe deu a grande maioria dos votos que recebeu, até porque como marinheiro de primeira viagem, Frota não tem trabalho algum na cidade. E ser presidente de um time de futebol não é trabalhar por uma cidade.

Quantos políticos apresentaram boas propostas e não foram eleitos? Outros nem retornarão à Câmara. Você já parou para pensar nisso?

Sérgio, pelo contrário, foi eleito logo na primeira vez e não deve de forma alguma lamentar que teve pequena votação.

Assim como no Futebol, o vereador vai ter que aprender muito e, sobretudo pensar muito antes de dizer qualquer coisa, pois na política o estrago é bem maior.

Como primeira declaração, Frota foi no mínimo infeliz…

Leia também:

Frota diz que esperava votação maior

33 comentários »

Amarante pode ter outra eleição

2comentários

A Justiça Eleitoral pode convocar uma nova eleição em Amarante, a 680 quilômetros de São Luís. A atual prefeita de Amarante, Adriana Ribeiro, que obteve mais de 50% dos votos está com a candidatura sub-júdice, com a suspeita de crime eleitoral.

Mais de 20 mil eleitores foram às urnas na cidade de Amarante, mas ninguém sabe quem ganhou a eleição para prefeito, já que a candidata Adriana Ribeiro (PV) obteve 9.678 votos, não considerados ainda válidos pela Justiça Eleitoral.

Entenda o caso
A atual prefeita teve o registro da candidatura negado por ter concedido reajuste salarial aos servidores da educação durante o período de campanha, o que é proibido por lei. Ela recorreu ao TRE, mas o processo ainda não foi julgado.

Já a candidata Joyce Marinho (PSD), que substitui o candidato Marconi Duailibe enquadrado na lei da Ficha Limpa, obteve 8.972 votos, que representam 44, 58 % mas como não alcançou metade mais um dos votos válidos não pode ser declarada eleita.

Segundo o Justiça Eleitoral de Amarante do Maranhão, a situação vai permanecer indefinida até o julgamento da situação da candidata Adriana Ribeiro. Caso a candidata Adriana Ribeiro não consiga manter o registro da candidatura no TRE ou no TSE, haverá uma nova eleição em Amarante.

Leia mais

2 comentários »

Proibida contratação temporária de professores

2comentários

A 2ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) determinou, por maioria de votos, a interrupção de contratos temporários de docentes na rede estadual de ensino. O colegiado manteve decisão de base do juiz da 4ª vara da Fazenda Pública de São Luís, que concedeu liminar impedindo processos seletivos para tal finalidade até o julgamento do mérito da ação civil pública interposta pelo Ministério Público Estadual contra o Estado do Maranhão.

De acordo com o MP, o Estado do Maranhão tem feito de forma abusiva seletivos para contratação temporária de professores, priorizando essa prática em detrimento do concurso público.

A defesa alega, por sua vez, que o Estado tem expressa autorização legal para fazer contratação temporária, tendo em vista necessidade de excepcional interesse público, nos termos da Constituição Federal. Outro argumento levantado é de que o MP não teria interesse processual, devido a ação movida pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Maranhão (Simproesema), também relativa aos seletivos para contratação temporária de professores.

Segundo o Ministério Público, a ação civil pública em questão difere da interposta pelo Simproesema. Na demanda promovida pelo Sindicato é pleiteada a convocação e admissão dos aprovados habilitados no concurso regido pelo edital nº. 01/2009. Já a nova ação proposta pelo MP almeja a obrigação acerca da promoção de novo concurso para provimento das vagas necessárias ao fornecimento de ensino de qualidade no âmbito estadual.

O voto da relatora do processo, desembargadora Nelma Sarney, foi para tornar nula a decisão concedida pelo juiz de 1º grau. “A decisão liminar foi além do pedido contido na ação civil pública”, salientou a desembargadora. Os desembargadores Marcelo Carvalho e Vicente de Paula divergiram do voto da relatora, acompanhando o parecer ministerial.

2 comentários »

O charme da Câmara

9comentários

São Luís terá a partir de 1º de janeiro uma Câmara digamos assim mais “charmosa” com a presença de quatro mulheres. E pela votação que receberam e importância dentro dos partidos e coligações, certamente brigarão por espaços na mesa diretora da Câmara, inclusive pela presidência.

Na atual legislatura, dos 21 vereadores, apenas uma é mulher Rose Sales (PC do B). Agora serão 31 vereadores, entre eles 4 mulheres. O aumento foi de 300%. Além de Rose Sales, foram eleitas Helena Duailibe, Barbara Soeiro e Luciana Mendes.

Rose Sales foi a mais votada delas e obteve 7.977 votos frutos da postura coerente e crítica responsável à atual administração do prefeito João Castelo. Foi sem dúvida uma das mais atuantes representantes na Câmara de São Luís.

Helena Duailibe (PMDB) foi eleita com 7.841. Atual vice-prefeita de São Luís, Helena foi secretária de Saúde no início da gestão de Castelo. É esposa do deputado estadual Afonso Manoel, candidato a vice-ptrefeito na chapa encabeçada por Washington Luís.

A terceira mulher é Barbara Soeiro (PMN). Ela concorreu para disputar a vaga do marido, o vereador Albino Soeiro e foi eleita com 7.009 votos.

Por fim, Luciana Mendes (PT do B) filha do deputado federal Lourival Mendes que obteve 3.758 votos.

Boa sorte e muito trabalho às vereadoras de São Luís.

9 comentários »

Base do governo fez 80% dos prefeitos

6comentários

Cento e setenta e três prefeitos de partidos da base do governo Roseana Sarney (PMDB) foram eleitos nas eleições do último domingo. São 80,09% das prefeituras maranhenses. Em 15 dos 20 maiores colégios eleitorais do Maranhão, os prefeitos eleitos são do grupo político da governadora. O secretário de estado de Assuntos Políticos, Hildo Rocha, afirmou que o cenário consolida a força política de Roseana e dá sustentação ao programa de políticas públicas que contribuirão para o desenvolvimento do estado nos próximos anos.

O partido político que mais elegeu prefeitos no Maranhão foi o PMDB, ao qual pertence a própria Roseana Sarney, com 47 gestores ao todo. Do PRB saíram 23. Outros 20 prefeitos foram eleitos pelo PV e 11 representam o DEM.

PT e PSD elegeram 10 prefeitos cada um. Outros 17 foram eleitos pelo PR, 12 pelo PTB, seis pelo PTdoB e seis pelo PP. PRTB elegeu quatro, o PMN, três e o PHS, dois; PSC e PRP elegeram um prefeito cada um. Essa é a conjuntura da base aliada.

De acordo com a Secretaria de Assuntos Políticos, há ainda 17 prefeitos eleitos por partidos da oposição, mas alinhados ao governo. Estes estão distribuídos da seguinte forma: 3 do PSDB, 4 do PDT, 4 do PPS e outros 6 do PSB. “A eleição expressiva dos candidatos do grupo político que fazem a base do governo, inclusive aqueles que integram o PMDB, demonstra a força política da governadora do estado”, disse Hildo Rocha.

O secretário explicou que, com a maior parte dos prefeitos eleitos alinhados ao grupo político da governadora, há possibilidade de unidade e desenvolvimento do estado. “Isso não quer dizer que o governo não atuará onde houver oposição, muito pelo contrário, todos os prefeitos serão chamados para o diálogo. Mas, com a maioria dos prefeitos aliados, há fortalecimento das ações de políticas públicas”, disse.

Grandes – Hildo Rocha também destacou o fato de terem sido eleitos nos 20 maiores colégios eleitorais do estado 15 prefeitos de partidos aliados ao governo do estado. São eles: São José de Ribamar, Açailândia, Bacabal, Barra do Corda, Pinheiro, Chapadinha, Paço do Lumiar, Santa Luzia, Coroatá, Grajaú, Itapecuru, Buriticupu, Tutoia e Imperatriz.

O secretário inclui também o município de Imperatriz pela relação amistosa que Sebastião Madeira (PSDB) mantém com o governo Roseana Sarney, desde a volta dela ao poder, em abril de 2009. “Roseana tem feito uma obra consistente em Imperatriz e em toda a região tocantina”, destaca ele.

Na ilha e São Luís, a base do governo venceu em São José de Ribamar, em Paço do Lumiar e em Raposa. Em São Luís, apesar do quarto lugar, foi a maior votação registrada por um aliado do grupo desde 1992, quando João Alberto de Souza disputou o segundo turno com Conceição Andrade.

Os projetos do governo, na avaliação de Hildo Rocha, fluirão melhor no interior com a força de prefeitos alinhados ao governo.

Hildo Rocha revelou que, até o fim do ano, a governadora Roseana Sarney deverá reunir todos os prefeitos eleitos e reeleitos para a realização de um seminário. No seminário, serão discutidas políticas públicas integradas entre governo e município, como convênios e novas regras de licitação. “O convênio é importante para que sejam esclarecidas algumas questões específicas, como a mudança, elaborada pela Assembleia Legislativa, do Código de Licitação do estado. Há, por exemplo, convênios que não podem mais ser celebrados entre governo e município, enquanto outros são válidos”, disse.

O seminário, segundo o secretário de estado, será coordenado pela Casa Civil e secretarias de estado de Assuntos Políticos, Cidades, Planejamento, Saúde, Educação e Meio Ambiente.

Vitória foi esmagadora, diz deputado

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) afirmou ontem, na tribuna da Assembleia Legislativa, que a vitória do grupo político que integra a base da governadora Roseana Sarney foi “esmagadora nas eleições 2012”. A declaração de Costa foi uma resposta ao deputado Marcelo Tavares (PSB), que havia declarado vitória da oposição, com a eleição de pouco mais de 40 prefeitos em todo o estado.

Para Roberto Costa, a declaração de Tavares é insustentável e reflete exatamente o contrário daquilo que o parlamentar propõe. “Ora, se ele diz que mais de 40 prefeitos de oposição foram eleitos, automaticamente está afirmando que o restante faz parte do grupo político da governadora. Contra fatos e números, não há argumentos”, disse.

O deputado do PMDB destacou que a vitória se deu também nos maiores colégios eleitorais. Fizemos 15 prefeitos nos 20 maiores municípios. “Vencemos bem em todos os municípios. E fizemos a maioria nos grandes colégios”, frisou.

Roberto lembrou que, além de terem sido eleitos 173 prefeitos do grupo político do governo, há exemplos de prefeitos de oposição alinhados à situação. “Sebastião Madeira do PSDB em Imperatriz é um exemplo. Ele está aliado à governadora. Além disso, historicamente, 60% de prefeitos oposicionistas aliam-se ao governo no decorrer de seu mandato. Temos, desta forma, 90% das prefeituras alinhadas a um só pensamento e projeto”, acrescentou.

Roberto Rocha ainda comemorou o fato de terem sido eleitos gestores de toda a região do Munim e em outros grandes centros. “Vale ressaltar a retomada do grupo em municípios onde não havíamos alcançado êxito nas últimas eleições, como Pinheiro, Viana, Açailândia, Presidente Dutra, Imperatriz e Buriti Bravo”, finalizou.

O Estado do Maranhão

6 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS