Noite de homenagens e premiação nos JEMs

8comentários

Com homenagens aos desportistas que construíram a história dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs) e premiações aos atletas que se destacaram na 40ª edição da maior competição esportiva estudantil do Maranhão, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) realizou, na noite dessa quarta-feira (3), a solenidade de encerramento dos JEMs 2012. A cerimônia ocorreu no Auditório Fernando Falcão, na Assembleia Legislativa, e contou com as presenças do secretário Joaquim Haickel, dos adjuntos Alim Maluf Neto e Clineu Coelho, além de atletas, professores, presidentes de federações entre outras autoridades.

Em 2012, os JEMs completou quarenta anos de existência e teve, sem dúvida, a maior quantidade de atletas, escolas e municípios participantes dentre todas as edições anteriores. Para o secretário de Estado do Esporte e Lazer, Joaquim Haickel, a Sedel conseguiu cumprir seu objetivo de interiorizar o esporte em todo o Estado.

“A realização dos JEMs 2012 é a efetivação de um sonho que uniu o Maranhão através do esporte. A secretaria de Esporte e Lazer cumpri o seu papel de interiorização efetivamente. Estamos interiorizando as práticas e os exercícios esportivos. O lazer e o esporte estão chegando ao interior do Maranhão”, declarou o secretário.

Durante a solenidade de encerramento desta edição dos JEMs, as escolas campeãs no geral, tanto na categoria Infantil (de 12 a 14 anos) quanto na Infanto (de 15 a 17 anos), receberam seus respectivos troféus. Neste ano, os troféus receberam os nomes dos professores Cláudio Vaz dos Santos, o Alemão, e Antônio Maria Bezerra de Araújo, o Professor Dimas, ícones do desporto maranhense.

Na categoria Infantil, uma conquista inédita. Pela primeira vez em quarenta anos de JEMs, uma escola do interior do Estado levantou o troféu de campeão geral. A diretora do Colégio Dom Bosco (Imperatriz), Maria Carmem, recebeu das mãos do secretário Joaquim Haickel o troféu “Professor Dimas”.

Já na categoria Infanto, o troféu de campeão ficou com o Colégio Upaon-Açu. Ao todo, a escola da capital conquistou cinco troféus durante as disputas dos Jogos Escolares.

Colégio Upaon-Açu, campeão geral na categoria Infanto dos JEMs (Foto: Biaman Prado)

Homenagens

Pelo segundo ano consecutivo, a Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) fez questão em homenagear personalidades do esporte maranhense assim como os melhores atletas dos JEMs em cada uma das 22 modalidades que integraram a competição este ano. Um por um, atletas do passado e do presente subiam ao palco para receber suas homenagens.

“Eu me considero, neste momento, o homem muito feliz por isso tudo que eu pude fazer pelo esporte do Maranhão, da minha terra. A minha vida toda como profissional de educação física eu divulguei a importância da atividade física. Por isso, eu sou muito feliz e, principalmente, por ter recebido esta homenagem”, revelou um dos homenageados da noite, Professor Dimas.

Ex-atleta de basquete, José Miranda, o “Gafanhoto”, também se emocionou com a homenagem. “O sentimento neste momento é de um iniciador do desporto no Maranhão. Eu fico muito feliz porque eu sou atleta dentro do basquete a ser o primeiro atleta a fazer uma enterrada. O secretário Joaquim Haickel, a Sedel e o governo do Estado estão de parabéns”, disse.

Se para quem ajudou a construir o esporte maranhense, a lembrança em forma de medalha pelo trabalho realizado ao longo dos anos é algo importante, para a nova geração de atletas, o reconhecimento da Sedel ficará guardado para sempre na memória.

Veja a lista dos homenageados e dos premiados nos JEMs

8 comentários para "Noite de homenagens e premiação nos JEMs"


  1. Atlete

    Hhehhehe

  2. Desinformado

    Alim vc ta desinformado .a profa graca heluy nao esta in memorian nao louco.procura outra desculpa e esse fernando 81 pelo visto deve ser vc ou alguem proximo a vc pq o mesmo bate direto no joaquim haickel no blog do zeca soares e te defende.vc nao passa de um babao que nao faz nada a nao ser babar o joaquim.fama essa que quem lhe conhece nao se admira mesma coisa vc fez com o tafa e hj virou as costas para ele.digo mais nomes que. Vetou gilmario,qual desculpa agora?e pq ele nao e da sua cirriola ou pq teu pai te orientou a isso?

  3. Atleta

    Vi por curiosidade essa lista de personalidades do esporte premiadas por ter contribuido com o Jogos Escolares durante esses 40 anos, mas realmente muita gente que contribuiu com muito trabalho, suor e amor, infelizmente foram esquecidos por esquecimento mesmo ou porque certamente iam tirar o brilho de alguns principalmente pois vi pessoas nessa lista que tenho certeza não teve muita ou nenhuma participação em tal evento, mas nesse Estado tudo é assim….É 36, vamos mudar!!!!!!!!!

  4. Karla Maria Costa

    Sim Secretario Alim, e os outros citados na lista da companheira Maria Tereza? O prof. Zartur, a Profa. Telma Coelho, minha querida professora desdes os tempos de Liceu, que participaram com certeza de todos os Jems, assim com a Profa. Ivone Nazareh, Gafanha e tantos outros homenageados,és contra o respeito que o povo maranhense tem por essas pessoas, inclusive a minha amiga que há poucos meses foi homenageada com o trofeu mirante e com grande repercussão no estado.

  5. Alim Maluf Neto

    Zeca,

    Desde que assumimos a direção geral dos jems por determinação do secretario Joaquim Haickel, decidimos prestar homenagens aqueles que fizeram a história de nosso esporte. Neste ano homenageamos aqueles que participaram dos primeiros jems com algumas premissas básicas como por exemplo homenagearmos em vida essas personalidades.
    Assim sendo e respondendo a sua comentarista algumas pessoas de sua lista foram contatados porém não compareceram como por exemplo o sr Álvaro, outros como meu querido professor Viche foram homenageados na abertura, onde ele teve a honra de acender o fogo simbólico dos jogos. Com relação a saudosa a profa graça esta deve sempre ser homenageada mais tínhamos o critérios de nao fazer homenagem in memorian.
    Aos outros citados todos merecem e serão homenageados mas o critério desta edição foi aquelas personalidades dos primeiros jems.

    • fernando 81

      Alim Maluf Neto, parabéns, você é o cara que dá a cara pra bater nessa Secretaria, que se envolve, que corre atrás, que faz acontecer, é o famoso FAZ TUDO, você salva a administração de seu Chefe, esse mérito ele teve, de saber escolher bem seu principal assessor…
      Parabéns ALIM, você daria um bom Secretário de Esportes, não só de fato, pois esse você já é, mas de direito!!!

  6. Maria Tereza Albuquerque de Abreu

    Homenagear pessoas que contribuiram nesses quarenta anos para realização da maior festa da juventude do Maranhão é algo no mínimo espetacular. Parabens.Agora, gostaria de saber como é escolhidas essas pessoas, pois não vi na reportagem do Imirante, nomes de pessoas que muito importantes na realização de tal evento durante muitos anos.Não podemos falar em homenagens nesse sentido sem citar:Gilmário, Telma Coelho, Viche, profa. Graça Helluy, Coqueiro, Alvaro,Antonino, Wilson e Tereza Santiago, Zarthur e por aí vai…..Homenagem em se tratando de JEM´S, meu amigo secretário, sem citar principalmente estes e outros que ficaram de fora, é no mínimo uma grande injustiça e irresponsabilidade..

    • Zeca Soares

      O secretário Joaquim Haickel é leitor do blog. Acho que os nomes que você cita podem servir como sugestão para homenagens nos próximos anos, além desses outros que deverão ser lembrados. Fica a sugestão.

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: