Uma nova tentativa de fuga no Complexo Penitenciário de Pedrinhas foi descoberta pela polícia. Oito internos do bloco D serraram as grades de duas celas, e usando dinamite, tentaram implodir o muro da parte dos fundos, para chegar até a ferrovia e conseguir escapar.
O plano foi descoberto por agentes penitenciários. Policias da 2ª Companhia da Polícia Militar e do Batalhão de Choque foram chamados e fizeram uma varredura no interior das celas, onde os presos haviam serrado as grades.
O secretário adjunto da Secretaria de Justiça e Administração Penitenciária, João Bispo Serejo, determinou a transferência dos presos para outras celas. No local, policiais do Batalhão de Choque recolheram os fragmentos da dinamite que eles usariam na fuga.
Na última quarta-feira (26), foi descoberto um túnel que vinha de dentro de uma casa alugada na Vila Cabral, para as dependências do Centro de Detenção Provisória (CDP). A fuga colocaria em liberdade cerca de 45 presos.
O plano foi descoberto e a polícia prendeu três pessoas que trabalhavam nas escavações. Uma mulher, que teria alugado a casa usada pelo grupo, também foi detida na operação policial.
COM A PROXIMIDADE DO FINAL DO ANO AS TENTATIVAS DE FUGAS AUMENTAM
Quem trabalha no Sistema Prisional sabe que quando se aproxima as festas de final de ano a ansiedade por parte dos apenados que não tem direito à saída temporária é tentar de qualquer maneira sair do seio prisional. Nesta época os privados de liberdade, por haver cometido delitos, ficam a procurar maneiras mais que absurdas para voltar ao convívio social. Zeca, o que está errado o governo disponibilizar 303 vagas em concurso público para serem divididos entre delegados, investigadores de Polícia, agentes penitenciários, escrivãs, papiloscopistas, médico legista, peritos etc… essa oferta não vai suprir nem mesmo ao sistema penitenciário, quanto mais na segurança pública como um todo. Será que só a mudança de secretário vai resolver a situação da Sejap? Zeca, temos muito companheiros em fase de aposentadoria e muitas unidades prisionais no Maranhão com baixo efetivo de segurança. É pertinente a pergunta do agente penitenciário Raimundo Coelho. Ele é vítima desse sistema falido.
Aumentam as vagas nas penitenciárias para os presos, porém não aumentam o número de Agentes Penitenciários para efetivar um trabalho mais combativel nas revistas .O Governo anunciou um concurso público com 300 vagas para a Policia Civil para cargos de Delegado , escrivão , Investigador , agente penitenciário ( no qual merecia as 300 vagas como total , assim como de investigadores da PC ) , médicos legistas , escrivões e outros cargos.No entanto anuciram 2000 vagas para PM , só que o problema não está somente na policia preventiva.Cadê as investigações destas centenas de assassinatos que estão acontecendo em São Luís ??? quando prende um homicida ele está com 30 mortes nas costas , o serviço da vigilância na penitenciária é na sua maior parte privado onde os monitores não usam armas letais com salários míseros , qual o compromisso deste monitor com toda a pressão de dentro e de fora da penitenciária, como escreve o Marcos Deça ” simples meu caro” é se comrroper….A policia judiciária é essencial para estas vagas construidas na penitenciária serem ocupadas tem muito bandido solto por falta de investigação e do apoio da justiça ,e mais agentes penitenciários na segurança para tentar ajudar nesta ressocialização
SERÁ QUE NÃO ESTÃO BOICOTANDO O TRABALHO DA SEJAP COM TANTAS OCORRÊNCIAS DE FUGA FOI NA SEMANA PASSADA E VIROU ATÉ NOTÍCIA NO JORNAL NACIONAL E AGORA DE NOVO OU É ISSO OU TEM MESMO COISA ERRADA AÍ QUE PRECISA SER DESCOBERTO.
O q estaria errado??/ ZECA SOARES????
Essas fugas e esses registros constantes no COmplexo Penitenciário de Pedrinhas.
Acho que o Raimundo Cutrim que tá fazendo isso para prejudicar o Aloisio.
Mas o que o Cutrim tem a ver com isso? Além do mais a secretaria de Justiça não é ligada ao Aluísio e nem ao Cutrim é comandada por Sérgio Tammer.