O Estado do Maranhão apresentou aumento de 10% no número de mamografias realizadas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), se comparado ao primeiro semestre de 2011. Este ano, 28.984 exames foram realizados, enquanto em 2011 realizou-se 26.306.
“A assistência e prevenção do câncer são prioridades na rede do SUS. Os dados mostram que estamos firmes no objetivo de compor um conjunto de ações para melhorar a saúde da mulher, em especial a prevenção e o tratamento do câncer de mama”, destaca o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O Maranhão possui 74 mamógrafos para atender a população. Além de duas Unidades de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (Unacom), um Centro de Assistência de Alta Complexidade em Oncologia (CACOM), serviços de oncologia pediátrica e de radioterapia. O aumento na proporção de brasileiras que se submeteu ao exame de mamografia está condicionado à ampliação dos serviços de diagnóstico e tratamento do câncer de mama no país.
Em 2012, o Ministério da Saúde investiu R$ 1,4 milhão para a realização dessas mamografias, 22% a mais que em 2011, quando foram gastos R$ 1,1 milhão, no mesmo período no Maranhão.
PEÇO INFORMAÇAO DA EXISTENCIA DE MAMOGRAFO PARA PESSOAS DEFICIENTES (CADEIRANTES) A POUCO MAIS DE UM MES PERDEMOS UMA AMIGA PELO FATO DE NAO SER DIAGNOSTICADO O CA DE MAMA EM TEMPO…PROCURAMOS MUITO POR ESTE MAMOGRAFO AQUI EM SÃO LUIS E NÃO ENCONTRAMOS. ESCLAREÇO QUE É A PRIMEIRA VEZ QUE FAÇO ESTE COMENTARIO . PORTANTO ACEITE A MINHA SOLICITAÇÃO
PEÇO INFORMAÇAO DA EXISTENCIA DE MAMOGRAFO PARA PESSOAS DEFICIENTES (CADEIRANTES) A POUCO MAIS DE UM MES PERDEMOS UMA AMIGA PELO FATO DE NAO SER DIAGNOSTICADO O CA DE MAMA EM TEMPO…PROCURAMOS MUITO POR ESTE MAMOGRAFO AQUI EM SÃO LUIS E NÃO ENCONTRAMOS
O AVANÇO NA SAÚDE PÚBLICA NO MARANHÃO É EVIDENTE E SÓ NÃO VÊ QUEM NÃO QUER OU É CEGO.
Os números do Maranhão em relação a saúde são crscentes e isso é fruto da revolução que está sendo feita com hospitais de qualidade, bem equipados, melhores proffisonais e isso reflete de maneira em geral em melhorias aqueles que mais necessitam.