Pesquisa Escutec/O Estado realizada em São Luís entre os dias 25 e 27 de setembro aponta que o prefeito João Castelo (PSDB), candidato à reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais”, segue na dianteira da disputa, agora 2 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que encabeça a coligação “Muda São Luís”. A uma semana do pleito, e levando em consideração a margem de erro, de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.
Os números Escutec mostram que a disputa em São Luís está estabilizada, sem grandes alterações no posicionamento dos candidatos. Na última semana de campanha, o debate na TV Mirante pode definir quem chega na frente no próximo domingo.
O tucano aparece no quinto levantamento do Escutec com 32% das intenções de voto na capital, contra 30% de Holanda Júnior. Como a margem de erro da consulta é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, quem termina o primeiro turno na frente ainda é rigorosamente indefinido.
Em terceiro lugar, mas distante dos dois líderes, aparece o candidato da coligação “Juntos Por São Luís”, Washington Luiz (PT), com 13%. Ele está no limite do empate técnico com a quarta colocada, deputada estadual Eliziane Gama (PPS), que tem 7,1% das intenções de voto.
O ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), da coligação “Construindo uma nova história”, este em quinto, com 4,2%; seguido por Marcos Silva (PSTU), 1,7%; Haroldo Saboia (PSOL), da coligação “São Luís, o caminho é pela esquerda”, 1%; e Ednaldo Neves (PRTB) com 0,1%. Os que declararam votar em branco, ou nulo, foram 2,7% dos entrevistados. Outros 8,1% disseram não saber ainda em quem votar ou não responderam.
A pesquisa Escutec/O Estado realizada em São Luís foi registrada na Justiça Eleitoral dia 24 de setembro, sob o protocolo MA-313/2012. Foram ouvidas 800 pessoas, para uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.
2° turno
O instituto Escutec fez duas simulações de 2° turno. Na primeira delas, o candidato do PTC, Edivaldo Holanda Júnior seria o vencedor, com 46,4% dos votos, contra 35,9% do prefeito João Castelo. Nesse cenário, 6,7% disseram votar em branco, ou nulo, enquanto 11% declararam não saber, ou não responderam à pergunta.
Num segundo cenário de 2° turno, o atual prefeito venceria a eleição na disputa com o petista Washington Luiz. Assim, Castelo teria 35,4%, contra 30,8% do vice-governador. Nessa disputa, 16,7% votariam em branco, ou nulo, e 17,1% preferiram não responder ou disseram não saber em quem votar.
No quesito rejeição, o prefeito segue liderando. Dos 800 entrevistados, 33% disseram não votar nele de jeito nenhum. O segundo colocado na pesquisa, Edivaldo Holanda Júnior, é apenas o quarto em rejeição, com 7,9%. Antes dele, são mais rejeitados o ex-prefeito Tadeu Palácio, com 15,4%, e o vice-governador Washington Luiz, com 13,4%. A deputada estadual Eliziane Gama é a candidata que registra o menor índice de rejeição na capital. Apenas 2% dos entrevistados declararam não votar na popular-socialista. Outros 12,8% não sabem, ou não responderam essa pergunta.
Mais
A pesquisa Escutec/O Estado também fez a simulação de como seriam as votações de cada um dos candidatos se fossem considerados apenas os votos válidos – excluídos os eleitores que declararam votar em branco, nulo e os que disseram não saber, ou não responderam. Assim, João Castelo passaria ao segundo turno com 35,9% dos votos válidos e disputaria a Prefeitura de São Luís com Edivaldo Holanda Júnior, com 33,7%.
Olá Zeca, Concordo com o comentário do Sr.º Jorge Viveiro, o companheiro Macaxeira não decola de jeito nenhum, nem com ajuda do VLT, será que esse 13 do Companheiro macaxeira é macho,o cara não passa dos 13%. será que não a URUCUBACA do Afonso Manoel ?
No debate da Tv Mirante o eleitor vai ter a oportunidade de ver quem é quem e a máscara de muita gente vai cair vamos esperar porque até domingo tem muita coisa para acontecer e o povo não vota por causa de pesquisa e sim pelo que ele observa principalmente na televisão na propaganda dos candidatos.
No 2º turno com tempo igual aos dois dois candidatos vai ser possível para o eleitora saber quem é quem e quem está por trás de cada candidato a prefeito de São Luís e neste momento o eleitor poderá decidir qual o melhor candidato para administrar São luís nos próximos quatro anos.
NÃO SOU RADICAL, VOTO EM QUEM TRABALHA ESSE NEGÓCIO DE ADVERSÁRIO DIZER QUE O ASFALTO NÃO CHEGOU ONDE DEVERIA É PORQUE QUEM DIZ ISSO SÓ CONHECE, COHATRAC, COHAB. RENASCENÇA E CENTRO E SÃO LUIS, NÃO CONHECE SÃO RAIMUNDO, CIDADE OLÍMPICA, COROADINHO OU SEJA BAIRRO CONSIDERADOS PERIFERIAS, HOJE MESMO O CANDIDATO 36 FEZ UMA CARREATA E VIU COMO ESTÁ A CIDADE OLÍMPICA, É POR ISSO QUE O POVÃO É CASTELO. IMAGINA SE O CASTELO TIVESSE O TEMPO QUE TEVE O CANDIDATO DO PT.
Que mentira! só um cego pra ver que Castelo não ganha!
Economizem na campanha!
Olá Zeca.
Não tem jeito WO não consegue decolar. Quem não tem competência não se estabelece, já dizia o velho ditado popular. A equipe do candidato WO é extremamente incompetente. Começaram a bater no Edvaldo Holanda, não deu certo. Partiram com tudo pra cima do Castelo, piorou a situação. É muita incompetência junta. Com a maior parte do tempo na televisão e no rádio, não souberam aproveitar. Entre uma série de bobagens, a última, e sem nenhuma graça, inventaram o sepultamento do VLT. Quem está sendo sepultado aos poucos é o próprio WO, e no dia 7 de outubro estará devidamente enterrado. Enquanto isso, João Castelo vai deitando e rolando, dando um nó em todo mundo. É só esperar para ver o final.
Jorge Viveiros