Castelo e Edivaldo seguem empatados

6comentários

Pesquisa Escutec/O Estado realizada em São Luís entre os dias 25 e 27 de setembro aponta que o prefeito João Castelo (PSDB), candidato à reeleição pela coligação “Pra Fazer Muito Mais”, segue na dianteira da disputa, agora 2 pontos percentuais à frente do segundo colocado, o deputado federal Edivaldo Holanda Júnior (PTC), que encabeça a coligação “Muda São Luís”. A uma semana do pleito, e levando em consideração a margem de erro, de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos, os dois estão tecnicamente empatados.

Os números Escutec mostram que a disputa em São Luís está estabilizada, sem grandes alterações no posicionamento dos candidatos. Na última semana de campanha, o debate na TV Mirante pode definir quem chega na frente no próximo domingo.

O tucano aparece no quinto levantamento do Escutec com 32% das intenções de voto na capital, contra 30% de Holanda Júnior. Como a margem de erro da consulta é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, quem termina o primeiro turno na frente ainda é rigorosamente indefinido.

Em terceiro lugar, mas distante dos dois líderes, aparece o candidato da coligação “Juntos Por São Luís”, Washington Luiz (PT), com 13%. Ele está no limite do empate técnico com a quarta colocada, deputada estadual Eliziane Gama (PPS), que tem 7,1% das intenções de voto.

O ex-prefeito Tadeu Palácio (PP), da coligação “Construindo uma nova história”, este em quinto, com 4,2%; seguido por Marcos Silva (PSTU), 1,7%; Haroldo Saboia (PSOL), da coligação “São Luís, o caminho é pela esquerda”, 1%; e Ednaldo Neves (PRTB) com 0,1%.  Os que declararam votar em branco, ou nulo, foram 2,7% dos entrevistados. Outros 8,1% disseram não saber ainda em quem votar ou não responderam.

A pesquisa Escutec/O Estado realizada em São Luís foi registrada na Justiça Eleitoral dia 24 de setembro, sob o protocolo MA-313/2012.  Foram ouvidas 800 pessoas, para uma margem de erro de três pontos percentuais, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%.

2° turno

O instituto Escutec fez duas simulações de 2° turno. Na primeira delas, o candidato do PTC, Edivaldo Holanda Júnior seria o vencedor, com 46,4% dos votos, contra 35,9% do prefeito João Castelo. Nesse cenário, 6,7% disseram votar em branco, ou nulo, enquanto 11% declararam não saber, ou não responderam à pergunta.

Num segundo cenário de 2° turno, o atual prefeito venceria a eleição na disputa com o petista Washington Luiz. Assim, Castelo teria 35,4%, contra 30,8% do vice-governador. Nessa disputa, 16,7% votariam em branco, ou nulo, e 17,1% preferiram não responder ou disseram não saber em quem votar.

No quesito rejeição, o prefeito segue liderando. Dos 800 entrevistados, 33% disseram não votar nele de jeito nenhum. O segundo colocado na pesquisa, Edivaldo Holanda Júnior, é apenas o quarto em rejeição, com 7,9%. Antes dele, são mais rejeitados o ex-prefeito Tadeu Palácio, com 15,4%, e o vice-governador Washington Luiz, com 13,4%. A deputada estadual Eliziane Gama é a candidata que registra o menor índice de rejeição na capital. Apenas 2% dos entrevistados declararam não votar na popular-socialista. Outros 12,8% não sabem, ou não responderam essa pergunta.

Mais

A pesquisa Escutec/O Estado também fez a simulação de como seriam as votações de cada um dos candidatos se fossem considerados apenas os votos válidos – excluídos os eleitores que declararam votar em branco, nulo e os que disseram não saber, ou não responderam. Assim, João Castelo passaria ao segundo turno com 35,9% dos votos válidos e disputaria a Prefeitura de São Luís com Edivaldo Holanda Júnior, com 33,7%.

6 comentários »

Morre Hebe Camargo

6comentários

A apresentadora Hebe Camargo morreu em São Paulo, neste sábado (29), aos 83 anos. Ela lutava contra o câncer desde 2010 e morreu, segundo a assessoria do SBT, após sofrer uma parada cardíaca, ao se deitar para dormir, nesta madrugada.

Hebe é um dos maiores ícones da televisão brasileira e ficou internada pela última vez por quase duas semanas em agosto, no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Nos últimos dois anos passou por várias cirurgias e tratamentos contra o câncer.

Em mais de 60 anos de história na televisão brasileira, a apresentadora tinha um estilo próprio de entrevistar as pessoas. Ela se tornou popular com a expressão “gracinha”, usada para elogiar convidados. Outra marca registrada de Hebe era dar selinhos nos entrevistados que passavam por seu famoso sofá.

O presidente do Senado, José Sarney lamentou a morte da apresentadora. “Hebe Camargo foi uma figura que ocupou de maneira marcante algumas décadas da vida artística brasileira, com uma grande vivência, grande sensibilidade para o gosto popular e, ao mesmo tempo, com inteligência e competência. Foi uma presença marcante. Só temos que lamentar. Uma figura como ela deixa um vazio que não se preenche com facilidade. E ao mesmo tempo temos que ressaltar o exemplo de vida, pois nos últimos tempos mostrou resistência sem abandonar o gosto pela sua profissão”.

A presidenta DIlma Rousseff disse que o Brasil perdeu uma grande artista. “Recebi hoje, com tristeza, a notícia do falecimento de uma das mais importantes personalidades da televisão brasileira, a minha querida amiga Hebe Camargo. Hebe iniciou sua carreira como cantora, atuou como atriz e foi pioneira nos programas de entrevistas. Com sua simpatia e espontaneidade, recebeu, ao longo de seis décadas, as mais diversas personalidades em seus programas de televisão,bmantendo sempre uma grande sintonia com o público. Milhares de fãs em todo o Brasil perdem hoje a alegria de Hebe, uma grande artista. Neste momento de dor e tristeza, quero me solidarizar com sua família, seus amigos e todos os telespectadores brasileiros”.

Com informações do G1

6 comentários »

Força máxima

1comentário

O Sampaio seguiu hoje para Mossoró, onde encara o Baraúnas, neste domingo, às 16h. Para o primeiro jogo da semifinal contra o time potiguar, a equipe maranhense não deverá ter mudança entre os titulares, entretanto, a delegação viaja com três mudanças no banco de reservas.

O time maranhense terá todos os titulares que atuaram no empate sem gols com o Mixto, devem ser mantidos, com a provável escalação sendo formada por Rodrigo Ramos; Roniery, Mimica, Robinho e Deca, Robson Simplício, Eloir, Arlindo Maracanã (foto) e Cleitinho, Pimentinha e Célio Codó.

As principais mudanças do time acontecem no banco de reservas. O lateral-direito Denílson e os atacantes Junior Chicão e Ricardinho, que foram relacionados no último jogo da Série D, ficaram fora da delegação, para dar lugar ao lateral-esquerdo Luís Jorge e os atacantes Wescley e Thiago Miracema.

Vale lembrar que antes do jogo contra o Baraúnas, o Sampaio venceu o São José por 3 a 1, pela Copa União. Na ocasião Luís Jorge foi um dos destaques do time, sendo o autor de uma assistência, para um, dos dois gols, de Wescley.

Confira a lista de relacionados para o jogo contra o Baraúnas
Goleiros: Rodrigo Ramos e Deivid
Zagueiro: Mimica, Carlinho Rech e Robinho
Laterais: Roniery, Deca e Luís Jorge
Volantes: Robson Simplício, Eloir, Arlindo Maracanã e Dudu
Meias: Cleitinho e Zé Paulo
Atacantes: Célio Codó, Pimentinha, Wescley e Thiago Miracema

Leia mais

1 comentário »

Prefeito de Pinheiro é denunciado pelo MP

2comentários

O promotor Suvamy Vivekananda Meireles, subprocurador-geral de Justiça para Assuntos Jurídicos, ofereceu denúncia ao Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA) contra o prefeito de Pinheiro, José Arlindo (PSB), por crime de responsabilidade. O caso será julgado pela 2ª Câmara Criminal do TJ, com relatoria do desembargador Raimundo Nonato Souza.

Neste caso, a pena para o prefeito, se condenado, é a perda do cargo que ele ocupa atualmente, além de detenção, que pode variar de três meses a três anos.

No processo, José Arlindo é acusado de ter deixado de prestar contas anuais referentes ao exercício financeiro de 2011 ao Tribunal de Contas do Estado (TCE). De acordo com o Ministério Público, o prazo para que isso fosse feito expirou no dia 2 de abril deste ano, o que foi comunicado dois dias depois pela própria corte de contas.

“A declaração de inadimplência do ora denunciado para com o dever de prestação de contas, relativas ao exercício financeiro do ano de 2011 […] surgiu de deliberação do egrégio Tribunal de Contas do Estado do Maranhão, em sessão plenária realizada no dia 4 de abril de 2012, tendo sido formalizada através da Resolução n° 177/2012-TCE/MA”, relata o promotor na peça.

Crime – O representante do Ministério Público ressalta que, além de ilícito passível de sanção de natureza administrativa, civil e política, o simples atraso na prestação das contas já é suficiente para caracterizar crime, mesmo que isso não gere qualquer resultado negativo ao Poder Público.

“Registre-se que o simples atraso na prestação de contas é suficiente para configurar o delito […], consumando-se independentemente de produção de qualquer resultado”, argumenta.

Ao final da denúncia, o promotor Suvamy Vivekananda dá aos julgadores do caso a opção de suspender condicionalmente a pena de detenção, desde que José Arlindo comprometa-se com a Justiça a apresentar a prestação de contas no prazo máximo de 30 dias após a decisão da 2ª Câmara Criminal, compareça, mensal e pessoalmente, ao juízo da Comarca para informar e justificar atividades e, ainda, prestar serviços comunitários a entidade de natureza social em Pinheiro.

Outro lado – A reportagem de O Estado tentou contato com o prefeito José Arlindo e sua assessoria na tarde de ontem, mas nenhuma das ligações foi atendida ou retornada.

2 comentários »

Noite de samba na Lagoa

0comentário

Samba de primeira qualidade marca o encerramento dos Shows dos 400 Anos, realizados em celebração ao quarto centenário de São Luís, neste sábado (29), às 19h, na Lagoa da Jansen. As atrações da noite são a maranhense Alcione e Zeca Pagodinho, além do Show Puxadores de Samba.

A primeira atração da noite será o Sindicato do Samba, seguido pelos puxadores Rose, Vovô da Favela, Gabriel Melônio, Ribão Doludô, Zé Pivô e Oberdan Oliveira. Sob a direção musical de Gordo Elinaldo, eles fazem um pout-pourri com sambas que marcaram a história da música brasileira, incluindo composições imortalizadas nos desfiles das escolas maranhenses.

A Marrom Alcione sobe ao palco em seguida, cantando sucessos emplacados na carreira de 40 anos. Na lista dos sambas imortalizados na voz da Marrom, estão “Jóia Rara”, “Meu Ébano”, “Sufoco”, “Garoto Maroto”, “Não Deixe o Samba Morrer”, “Se não é amor”, “Corpo Fechado”, “Estranha Loucura”, “Gostoso Veneno”, “Menino sem juízo”, “Você me vira a cabeça”, “À Flor da pele” e muitas outras.

Maranhense, a cantora promete um show especial para celebrar os 400 anos de São Luís e agradar aos fãs conterrâneos, ávidos por ouvir a artista, considerada por Roberto Carlos a “melhor cantora do Brasil”. Será um show para entrar para a história, com direito, quem sabe, a uma palhinha da próxima produção da Marrom.

Zeca Pagodinho

Também dono de grandes sucessos, Zeca Pagodinho fará um passeio musical pela trajetória. Entre os destaques da carreira, “Vou Botar Teu Nome na Macumba”, “Vivo Isolado do Mundo”, “Água da Minha Sede”, “Vida da Minha Vida”, “Verdade”, “Vai Vadiar”, “Coração em desalinho”, “Vacilão”, “Uma prova de amor”, “Tempos de Don Don”, “Terreiro em Acari”, “Tempo de Criança”, “Seu Balancê”, “Sem essa de malandro agulha”, “Se tivesse dó”, “Quem é Ela”, “Deixa a Vida me levar e muito mais.

Essa será a sexta e última noite de shows na Lagoa da Jansen do mês de aniversário de São Luís. Passaram pelo palco Gilberto Gil (dia 1º), Orquestra Sinfônica Brasileira (dia 6), Roberto Carlos (dia 8), Ivete Sangalo (dia 15), Rita Benneditto e Zezé di Camargo e Luciano (dia 22).

Para receber o público, que tem comparecido em massa aos shows, foi montada uma megaestrutura de luz e som para os Shows dos 400 Anos. Telões de LED de alta definição também foram instalados em locais estratégicos para que todo o público possa acompanhar cada detalhe das apresentações.

sem comentário »

‘Una-se à vida’ em Morros

0comentário

Como parte das atividades de lançamento do projeto “Una-se à Vida” será realizada neste sábado, 29, a partir das 9 horas, uma caminhada pelas ruas de Morros, com saída da Cooperativa de Reciclagem da cidade.

O projeto “Una-se à Vida” é uma iniciativa conjunta do Ministério Público e do Poder Judiciário da Comarca de Morros e desde janeiro vem desenvolvendo ações com o objetivo principal de conscientizar a população e os turistas sobre a importância do Rio Una, além de estimular outras atitudes de proteção ao meio ambiente, como a reciclagem e a coleta seletiva de lixo.

Uma das conquistas do projeto foi a regularização da Cooperativa de Reciclagem, que existia de fato, mas não tinha personalidade jurídica. Hoje, a entidade já congrega cerca de 300 associados. Outra conquista alcançada foi a inclusão da disciplina “Meio Ambiente” no currículo das escolas municipais de Morros a partir de 2013.

Idealizado pelo promotor de justiça Fernando Berniz Aragão e pela juíza Ticiany Gedeon Maciel Palácio, da comarca de Morros, o projeto “Una-se à Vida” conta também com as parcerias das polícias Civil e Militar, da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e da Prefeitura e da Câmara de Vereadores do município.

sem comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS