Considerando a ocorrência de surto de meningite no município maranhense de Sambaíba, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) designou o chefe do Departamento de Vigilância em Saúde da SES, Genildo Cardoso da Silva Filho, para assumir transitoriamente a Vigilância em Saúde daquela cidade.
A decisão foi tomada tendo como base na Resolução nº 179/2012 da Comissão Intergestores Bibartite (CIBE). A medida se dá em função dos 22 casos suspeitos de meningite, sendo quatro confirmados, 13 sob investigação e cinco óbitos.
Nesta quarta-feira (12), o secretário de Estado de Saúde, Ricardo Murad, recebeu durante reunião técnica relatório da Vigilância Epidemiológica do Estado e Ministério da Saúde, informando que a situação da meningite na região de Balsas está sob controle.
Como medias para conter a doença o município receberá, neste sábado (15), equipes de vacinação que ministrarão dose em crianças acima de cinco anos e adultos abaixo dos 39 anos. Além de Sambaíba, serão vacinadas as populações nesta mesma faixa etária nos municípios de Loreto e São Raimundo das Mangabeiras.
Uma grande estrutura foi montada pelo Governo do Estado para atender à população da região de Balsas nesse momento de emergência. Presença de pessoal devidamente qualificado, medicamentos e resgate aéreo são algumas das medidas tomadas pelo governo para conter a doença na região.
Para dar todo o suporte aos municípios foram instalados dois leitos de estabilização (UTIs de curta duração) no hospital Balsas Urgente, além de ambulância para Sambaíba e a transferência de recursos financeiros emergenciais para que os municípios possam estruturar suas equipes de profissionais.
Um helicóptero de resgate aéreo do GTA que está a postos desde esta terça-feira (11) no aeroporto de Balsas, equipado com mini-UTI, à disposição para fazer o transporte de pacientes que necessitem ser atendidos em UTI, em Imperatriz.