O Maranhão retirou da extrema pobreza 48% da população que até então vivia nessa situação com o programa Brasil Carinhoso, lançada em maio deste ano pelo governo federal. A ação também fez com que o estado tirasse da miséria 70% das crianças que se encontravam nessa condição. Os dados foram apresentados nesta quinta-feira (13), em São Luís, pela ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, ao participar do lançamento do programa estadual Viva Oportunidades, junto com a governadora Roseana Sarney e o secretário de Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho. Durante a solenidade, o estado também aderiu ao novo modelo do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA).
Inspirado no Plano Brasil Sem Miséria, coordenado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Viva Oportunidades tem a meta de retirar da extrema pobreza 1 milhão de maranhenses. “O Estado brasileiro precisa trabalhar para superar a extrema pobreza e, para isso, temos que construir parcerias. O exemplo disso é o programa Viva Oportunidades”, ressaltou Tereza Campello. “O Maranhão é um dos estados mais estratégicos do Brasil Sem Miséria, porque tem um dos maiores índices de pobreza do país.”
Segundo o governo estadual, o Viva Oportunidades contará com R$ 15,9 bilhões para diminuir a extrema pobreza no Maranhão. Do total de recursos a serem investidos até 2014, 90,7% serão repassados ao estado pelo governo federal.
A governadora Roseana Sarney disse que sabe da preocupação da presidenta Dilma Rousseff em diminuir a extrema pobreza no país. Ela destacou a importância da parceria com os municípios e acrescentou que pretende ir além da superação da extrema pobreza.
O programa Viva Oportunidades terá ações voltadas à inclusão social e produtiva, por intermédio de capacitação, acesso ao crédito e transferência de renda para os que vivem em situação de extrema pobreza no Maranhão.
A previsão é que o programa contribua para a geração de 20 mil empregos para jovens e adultos e para a criação de 80 mil negócios familiares, beneficiando 326 mil pessoas com a qualificação profissional e o acesso ao crédito bancário, especialmente o microcrédito produtivo urbano.
Deve ter sido por causa da via expressa e dos 72 hospitais construidos… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk ah e por causa da meningite no sul do estado.
Zeca com certeza vc observou o comentário deste marcos santos, se a notícia fosse o seguinte: ” a extrema pobreza no Maranhão cresceu 40% em apenas 2 meses”, eu duvido que ele iria questionar, chega a ser revoltante é sério esse pessoal que só gostam de notícias ruins, e que torcem para que tudo no Maranhão dê errado, seja político e não politiqueiro, devemos exercer a política e nunca a politicagem, que na verdade é isso que vem acontecendo no Maranhão há muito tempo. Mesmo que o governo consiga fazer o maranhão progredir vcs irão sempre torcer contra, por que pra vcs aqui no Maranhão só pode fazer benefício pra população, que é oposição ao governo ( Sarney), mas quando chegam lá só fazem bobagem. ” A mangueira que mais leva pedrada é que mais tem frutos”. mesmo que sejamos contra ou nos opormos a um grupo governante devemos reconhecer os avanços que o mesmo faz, afinal falta de reconhecimento é até uma atitude leviana.
Oseas vc é louco!!pra mim vc é um louco!é claro que tenho que respeita seu ponto de vista,mais cara essa OLIGARQUIA NUNCA fez nada pelo MA!!o MA se encontra nesta miséria muito por conta dessa corja e vc vem fala que as pessoas só sabem criticar???eu não moro atualmente no MA mais tenho muito ORGULHO DA MINHA TERRA E DO MEU POVO!!
Como é que é? Em 3 meses, 48% da população saiu da extrema pobreza? KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK voces sao ridiculamente piadistas.
Porquê?! Está morrendo muita gente de fome ???
Marco Antonio Carvalho Diniz
uahauahuauhauaha…. e eu sou papai noel!!!! Piada…
É só ir no interior do estado que tu vê que essa história ai é mentira Zequinha.