O Maranhão conquistou a sua terceira medalha nas Olimpíadas Escolares, categoria Infantil (de 12 a 14 anos), competição nacional que está sendo disputada na cidade de Poços de Caldas (MG). E, desta vez, a conquista maranhense veio com o badminton. Thierike dos Santos e Rafael Oliveira asseguraram a inédita medalha de bronze na disputa de duplas. Os dois garotos são da Escola Mãos Dadas (Timon).
Com uma campanha muito boa, os maranhenses chegaram às semifinais da competição mostrando muita garra. Na disputa por um lugar na decisão, os representantes do Maranhão, nas Olimpíadas Escolares, encararam a dupla de São Paulo, formada por Kelton de Oliveira e Vinícius Gori. Apesar do equilíbrio dentro de quadra, os paulistas levaram a melhor e venceram por 2 sets a 0.
Com o resultado, São Paulo avançou à final onde foi derrotado pelo Piauí, enquanto o Maranhão garantiu o bronze. O resultado foi muito comemorado pelos maranhenses Thierike dos Santos e Rafael Oliveira, que receberam a medalha de bronze das mãos de Daniel Paiola, primeiro brasileiro a conquistar uma medalha em Jogos Pan-Americanos no badminton.
“É uma das melhores conquistas que eu já tive porque tinham atletas fortes, mas nós, do Maranhão, conseguimos a medalha. Na semifinal, pegamos São Paulo que era um dos favoritos e nós perdemos, mas jogamos muito bem. É uma medalha para o Maranhão”, declarou Rafael Oliveira.
Já para Thierike dos Santos, o bronze foi merecido. “Foi muito difícil, mas nós demos o nosso máximo e ganhamos este bronze. Nós merecemos esta medalha. Espero que seja a primeira de muitas nas Olimpíadas Escolares”, comemorou Thierike dos Santos.
Com a medalha da dupla da cidade de Timon, o Maranhão soma agora três nas Olimpíadas Escolares. As duas anteriores foram conquistadas no judô. Ítalo Mazzili foi prata na categoria Meio Leve (até 44kg) e Brenda Barbosa foi bronze na categoria Meio Pesado (até 60kg).