Combate à meningite

0comentário

A Secretaria de Estado de Saúde (SES), com apoio do Ministério da Saúde (MS), está tomando todas as providências e acompanha em regime de atenção a ocorrência de casos de meningite na região de Balsas, no sul do Maranhão. Técnicos dos dois órgãos estão na região, mantendo sob vigilância os casos já confirmados e fazendo o tratamento recomendado pelo MS, que é a quimioprofilaxia (com uso de antibióticos).

“O Ministério da Saúde constatou que não está caracterizada epidemia na área. São casos isolados, que estão sob vigilância. Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas”, assegurou o subsecretário de Estado de Saúde, José Marcio Leite.

No momento, de acordo com a SES, 34 casos de meningite estão sendo investigados nos municípios de Sambaíba (19), Loreto (07), São Raimundo das Mangabeiras (05), Balsas (02) e Feira Nova (01), sendo cinco o número de mortes atribuídas à doença. O óbito mais recente ocorreu na zona rural de Sambaíba, neste domingo (9).

O subsecretário de Saúde informou, ainda, que a vacinação da população é uma decisão do Ministério da Saúde, tomada somente após a confirmação da ocorrência de epidemia – quando a curva endêmica ultrapassa o limite de 10 casos registrados por município. Segundo ele, atualmente, cinco análises do liquo da coluna estão sendo feitas no Laboratório Central (Lacen), em São Luís, para a confirmação de casos suspeitos.

“Seguindo os procedimentos recomendados pelo Ministério, estamos realizando a quimioprofilaxia em pessoas que tiveram contato com pacientes. Hoje, a SES tem um estoque de 10 mil cápsulas e o Governo Federal está providenciando um reforço”, ressaltou ele, acrescentando que técnicos da Superintendência de Epidemiologia da SES continuam na região de Balsas, acompanhando os casos e orientando a população.

Sem comentário para "Combate à meningite"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: