A Secretaria de Estado de Saúde (SES), com apoio do Ministério da Saúde (MS), está tomando todas as providências e acompanha em regime de atenção a ocorrência de casos de meningite na região de Balsas, no sul do Maranhão. Técnicos dos dois órgãos estão na região, mantendo sob vigilância os casos já confirmados e fazendo o tratamento recomendado pelo MS, que é a quimioprofilaxia (com uso de antibióticos).
O Ministério da Saúde constatou que não está caracterizada epidemia na área. São casos isolados, que estão sob vigilância. Todas as medidas necessárias estão sendo tomadas, assegurou o subsecretário de Estado de Saúde, José Marcio Leite.
No momento, de acordo com a SES, 34 casos de meningite estão sendo investigados nos municípios de Sambaíba (19), Loreto (07), São Raimundo das Mangabeiras (05), Balsas (02) e Feira Nova (01), sendo cinco o número de mortes atribuídas à doença. O óbito mais recente ocorreu na zona rural de Sambaíba, neste domingo (9).
O subsecretário de Saúde informou, ainda, que a vacinação da população é uma decisão do Ministério da Saúde, tomada somente após a confirmação da ocorrência de epidemia – quando a curva endêmica ultrapassa o limite de 10 casos registrados por município. Segundo ele, atualmente, cinco análises do liquo da coluna estão sendo feitas no Laboratório Central (Lacen), em São Luís, para a confirmação de casos suspeitos.
Seguindo os procedimentos recomendados pelo Ministério, estamos realizando a quimioprofilaxia em pessoas que tiveram contato com pacientes. Hoje, a SES tem um estoque de 10 mil cápsulas e o Governo Federal está providenciando um reforço, ressaltou ele, acrescentando que técnicos da Superintendência de Epidemiologia da SES continuam na região de Balsas, acompanhando os casos e orientando a população.