Com vassouras nas mãos, palavras de ordem na garganta e muita animação embalada com as músicas de campanha que ecoavam pelos carros de som, uma multidão formada por homens, mulheres (a maioria), idosos, adultos, jovens e adolescentes apoiam a coligação “Um Novo Paço Para Todos”, liderada pelo candidato a prefeito, professor Josemar (PR) e o seu vice Marconi Lopes (PSL), realizaram um “vassouraço” em Paço do Lumiar, um gesto inteligente para mostrar a mais completa indignação da população luminense com a corrupção generalizada que há anos tomou si instalou na prefeitura da cidade.
O ato de cidadania aconteceu por volta das 16h, da última quinta-feira, dia 06, inciando com uma concentração em frente à sede do Partido Republicano, localizado na Avenida 8, do Maiobão. Já caia a tarde, quando os participantes do “vassouraço” ganharam as ruas e avenidas do bairro cantando “Varre, varre vassourinha”, e, simbolicamente, varriam a corrupção da cidade.
Animada, a professora Amélia Prado, de 45 anos, afirma que o município encontra-se completamente abandonado e o evento foi justamente um ato de repúdio contra essa situação. “O estado da nossa cidade é de verdadeiro abandono, ruas esburacadas, falta de infraestrutura, ausência de médicos nos postos de saúde, de transporte de qualidade, dentre outros problemas, mas tudo é consequência da corrupção, por isso estamos aqui protestando”, disse.
Para uma das organizadoras do ato político, Ivone Oliveira, conhecida como professora Ivone, não havia melhor símbolo do que uma vassoura para representar o sentimento de limpeza ética, moral e política que precisa ser feita no município do Paço do Lumiar. “A vassoura cabe perfeitamente como o símbolo de protesto das mulheres luminenses e do povo em geral, para a necessária limpeza ética, moral e política da nossa cidade. Precisamos eleger políticos compromissados verdadeiramente com o povo. Os moradores de Paço precisam fazer uma varredura nos politicalhos e isso deve ser feito no dias das eleições para prefeito e vereador”, frisou a professora.
Havia também um pelotão formado somente de mulheres e, dentre elas, estava uma idosa, de 72 anos, deficiente visual, identificada como Elda Ribeiro, moradora há 30 anos do bairro do Maiobão. Acompanhada pela sua nora, Kátia Reis, dona Elda falou que as suas limitações físicas não poderia impedi-la de participar do ato de repúdio contra a corrupção e comentou que a cidade precisa ser limpa, principalmente, dos políticos desonestos que não zelam pelo desenvolvimento da cidade. “Nem a minha idade e muito menos a minha limitação física poderiam impedir que eu estivesse neste maravilhoso ato de cidadania contra a corrupção. Muda Paço!”, vibrou a simpática idosa.
O outro pelotão era composto pelo professor Josemar, Marconi Lopes e pelos os candidatos a vereador da coligação “Um Novo Paço Para Todos”. O pelotão contava ainda com a participação de vários carros de som e da militância dos partidos da coligação. Foram mais de três horas de caminhada e por onde o “vassouraço” passava era visível o apoio dos moradores que saiam das suas casas com as vassouras nas mãos. “Temos que varrer a corrupção. É vassourada nos políticos desonestos”, comentou a doméstica Cristina Almeida, de 34 anos.
Blog de Robet Lobato