São Vicente Férrer

0comentário

A Promotoria de Justiça de São Vicente Férrer, em Ação Civil Pública protocolada nesta quarta-feira, 5, pediu o afastamento do cargo do prefeito João Batista Freitas. A ação é motivada pelos constantes atrasos no pagamento do funcionalismo municipal, o que constitui improbidade administrativa.

De acordo com o promotor de justiça Tharles Cunha Rodrigues Alves, autor da ação, os atrasos nos pagamentos dos servidores municipais são constantes. Em alguns setores, os funcionários estão há até oito meses sem remuneração.

Buscando a solução para o problema, o Ministério Público vem realizando procedimentos administrativos e ingressando com medidas judiciais. Um Termo de Ajustamento de Conduta foi assinado pelo prefeito, mas não foi cumprido em sua totalidade. “Não se trata de exigir qualquer ‘plus’ do administrador, mas simples cumprimento de sua obrigação mais emergente e básica e, portanto, com impacto orçamentário calculado”, observa o promotor de justiça.

Tharles Alves ressalta ainda que o não recebimento dos salários pelos servidores municipais traz prejuízos a toda a população de São Vicente Férrer, pois esses recursos são grandes responsáveis pela movimentação da economia no município.

Na ação, além do afastamento imediato de João Batista Freitas do cargo, o MPMA requer o envio de ofício ao secretário Municipal de Administração e Finanças, solicitando certidão em que constem os nomes de todos os servidores com salários em atraso, especificando suas funções na administração e os meses não pagos.

Além disso, caso seja condenado por improbidade administrativa, como pede o Ministério Público, o prefeito João Batista Freitas estará sujeito ao ressarcimento integral dos danos causados (com atualização monetária, juros e custas processuais), perda da função pública, suspensão dos direitos políticos por três a cinco anos, proibição de contratar ou receber qualquer benefício do poder público pelo prazo de três anos e pagamento de multa de até 100 vezes a sua remuneração como prefeito.

sem comentário »

Circuito de Beach-Soccer

0comentário

O Circuito Maranhense de Beach-Soccer – temporada 2012/2013 será composto por quinze etapas, todas em municípios diferentes. As primeiras catorze etapas serão classificatórias para a fase final que ocorrerá em São Luís em fevereiro do ano que vem. Ao todo, mais de 2.600 atletas, na categoria Sub-20, participarão da competição estadual. A primeira etapa está confirmada para começar nesta sexta-feira (7), na cidade de São Vicente Férrer.

A competição estadual também servirá para a formação da Seleção Maranhense da modalidade. Tanto que o técnico Chicão Castelo Branco irá acompanhar todas as etapas e tentar descobrir novos talentos para o beach-soccer maranhense. “É uma oportunidade muito boa que nós vamos ter. É uma facilidade de chegar aos nossos talentos. Buscar talentos que estão escondidos”, declarou Chicão.

Nesta edição do Circuito Maranhense, os jogos ocorrerão nas cidades de São Luís, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, Morros, Axixá, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Tutoia, Araioses, Caxias, Codó, São Vicente Férrer e Imperatriz. Além do caráter esportivo, o Circuito Maranhense de Beach-Soccer – temporada 2012/2013 contará com cursos de capacitação para técnicos e árbitros e clínicas para crianças. Todas estas atividades serão realizadas em todas as cidades-sede do Circuito Maranhense.

Como o congresso técnico foi realizado apenas na noite de ontem, a programação de jogos e a definição de cada confronto só será divulgada hoje. O Circuito Maranhense de Beach-Soccer – temporada 2012/2013 é uma realização da Federação Maranhense de Beach-Soccer e tem o patrocínio do governo do Estado, do Guaraná Antarctica e da Pneuaço além de ter o apoio de prefeituras, Serviço Social da Indústria (Sesi) e Federação Maranhense de Municípios (Famem).

Etapas do Circuito Maranhense de Beach-Soccer

São Vicente Férrer, São Luís, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, Morros, Axixá, Humberto de Campos, Primeira Cruz, Tutoia, Araioses, Caxias, Codó, Imperatriz e São Luís.

sem comentário »

Mojó está preso

4comentários

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão, deve confirmar na tarde desta quinta-feira, a prisão do ex-vereador de Paço do Lumiar, Edson Arouche Junior, o Junior do Mojó, que estava foragido.

Mojó nas investigações da Polícia Civil do Maranhão, aparece como um dos mandantes da morte do Empresário Marggeon Andrade, registrada no bairro do Araçagi, no município de São José de Ribamar, no dia 11 de outubro do ano passado.

O outro acusado como autor intelectual é o corretor de imóveis, Elias Orlando Nunes Filho. A Secretaria de Segurança deve confirmar nesta tarde como foi à prisão do ex-Vereador.

Os três executores do  crime estão presos. Depois a morte de Marggeon, foi criada uma Comissão de Delegados para investigar a grilagem de terra na região metropolitana de São Luís.

Blog do Marcial Lima

4 comentários »

Edivaldo defende cidade moderna

2comentários

O candidato à prefeitura de São Luís, Edivaldo Holanda Jr, do PTC, participou nesta quinta-feira (6) da nova rodada de debates realizados pela Rádio Mirante AM. Edivaldo Holanda Jr foi o quarto entrevistado, seguindo a ordem do sorteio. Ele destacou suas propostas para as áreas de educação, saúde e segurança pública.

“Nós temos utilizado as redes sociais, temos participações de muitas pessoas, temos tido um grande espaço para levar a nossa proposta e poder conversar com as pessoas. Sem dúvida, com o palanque eletrônico, as caminhadas, podemos receber o carinho. Em todo esse período já percorremos mais de 70 bairros, e durante a noite fazemos reuniões para discutir a cidade. A pesquisa reflete hoje o que estamos sentindo nos bairros, a população está entendendo a nossa mensagem. Nosso projeto é um projeto coletivo, que representa a mudança dessa cidade e a renovação das práticas políticas. O que nos une é o pensamento único de poder mudar São Luís para melhor. Eu sempre fiz uma campanha modesta. Eu sempre tive contato com a população, sempre estive próximo do cidadão. Fui vereador por dois mandatos, conheço os problemas da cidade e sei como resolvê-los. Me vejo como instrumento de transformação da sociedade. Como prefeito de São Luís, farei de São Luís uma cidade moderna. Uma prefeitura que seja sinômimo de eficiência, que vai investir mais e melhor no cidadão, fazer um governo para aqueles que mais precisam”, disse.

Educação

“Toda a cidade pode observar a greve que aconteceu por falta de diálogo com a população e o sindicato dos professores. O administrador deve trabalhar desde o primeiro dia, as escolas deveriam ser reformadas ao longo dos quatro anos. Diálogo, a administração não quis conversar. O nosso governo será pautado no diálogo com a sociedade e sindicatos. Temos como meta fazer de São Luís uma das cinco capitais com melhor Ideb do país, para isso, pensamos na escola em tempo integral. Nosso objetivo é fazer com que São Luís tenha uma educação pública de qualidade. Nós temos como proposta a construção de vinte creches em tempo integral na cidade de São Luís, em parceria com o governo federal. Pensamos com a construção de mais unidades de ensino para acabar com os anexos, e bibliotecas”, ressaltou.

Saúde

“Encontramos em São Luís os piores índices se compararmos a outras capitais. Temos que aumentar o número de equipes de PSF. O SUS só paga leito e há um déficit de leitos. Pensamos em ampliar e modernizar o Hospital da Criança. A nossa proposta é a construção de um hospital de urgência e emergência, na entrada e saída da cidade. Vamos aumentar o número de euipes do SAMU de nove para 14. Não há um hospital de referência em ortopedia, temos o plano de construção de um hospital de referência nessa área”, afirmou.

Segurança Pública

“Nós sabemos que esse é um dever do Estado. Cabe à prefeitura defender o patrimônio. A Guarda Municipal não tem o efetivo necessário. Quando a prefeitura ilumina o local ali vai ser um local menos perigoso. Quando você dá educação você também afasta, evita que a pessoa entre no mundo do crime. Essa é a visão. Precisamos fazer uma prefeitura moderna, que invista mais no cidadão. São Luís tem problemas agudos e crônicos”, finalizou.

Amanhã (7), o entrevistado será o candidato Ednaldo Neves. Seguindo a ordem do sorteio, os próximos entrevistados serão: segunda-feira (10) Haroldo Sabóia, terça-feira (11) Marcos Silva, e na quarta-feira (12), João Castelo.

2 comentários »

Falha grave

11comentários
Ex-deputado Joaquim Haickel, filho de Nagib Haickel chora em seu discurso de desdedida

Um dos presidentes de maior repercussão na história da Assembleia Legislativa, Nagib Haickel, foi simplesmente ignorado, ontem, na homenagem que a própria Casa criou para lembrar os 400 anos de São Luís.

Os deputados puderam escolher mais de 400 personalidades, entre vivos e mortos, para receber a Medalha dos 400 anos.

Mas Nagib não foi lembrado por nenhum deles.

O simbolismo da homenagem seria ainda maior pelo fato de, neste 7 de setembro, Nagib Haickel estar completando 19 anos de morte.

Na verdade, não apenas Nagib Haickel, mas vários presidentes da Casa – e outras autoridades de relevância no estado, vivas ou mortas – foram ignorados pelos 42 deputados.

Mas a atual bancada não esqueceu de si própria, auto-homenageando-se com a medalha…

O esquecimento da Assembleia Legislativa foi lembrado pelo jornalista Marco D’Eça

11 comentários »

Detran suspende 2 mil CNH

0comentário

Por causa de infrações de trânsito, mais de 2 mil carteiras de habilitação foram suspensas nos últimos três anos no Maranhão. Dirigir sob a influência de álcool ou fazer manobras perigosas aparecem na lista dos condutores infratores que acumularam 21 pontos na carteira em um ano. Eles devem ter a carteira de habilitação suspensa nos próximos meses.

Rapidez, praticidade na hora de estacionar, facilidade na hora de comprar. Essas são alguns dos motivos que fazem do Maranhão o Estado com maior percentual de motos proporcional ao número de veículos: elas representam 49% da frota.

A quantidade de motos nas ruas também revela um dado preocupante. Segundo o Ministério da Saúde, o crescimento dos acidentes com motos e internações no Maranhão passou de 577, em 2008, para 1193 em 2011. A quantidade de mortes também subiu 30%.

Esses índices poderiam ser ainda mais assustadores, se muitos condutores não tivessem a Carteira Nacional de Habilitação suspensa Nos últimos três anos, o Detran registrou mais de 2 mil processos dessa natureza.

Este ano, 738 condutores estão em processo de instauração e aplicação da penalidade de suspensão do direito de dirigir. 285 já aplicados. Do total, cerca de 10% foram registrados em Imperatriz.

O que mais resultou nessa penalidade foi a condução da motocicleta sem o uso de capacete ou transportando passageiro sem capacete: 174 processos. Dirigir sob a influência de álcool ou fazer manobras perigosas também aparecem na lista dos condutores infratores que acumularam 21 pontos em um ano.

Leia mais

sem comentário »

O rock dos Titãs

1comentário

“Família”, “Bichos escrotos”, “Polícia”, “O que”, “Porrada” e “Homem primata” são algumas músicas dos disco antológico dos Titãs e que dá nome à turnê da banda pelo país “Cabeça Dinossauro”.

Um detalhe interessante é que capa do disco foi baseada em um esboço do pintor italiano Leonardo Da Vinci, intitulado A expressão de um homem urrando. Um outro desenho de Da Vinci, Cabeça grotesca, foi para a contracapa do disco.

Lançado em finais de junho de 1986, não só marcou a estréia da parceria da banda com o produtor Liminha como também garantiu o primeiro disco de ouro para os Titãs.

Este ano, a banda resolver relembrar tudo isso. Hoje é a vez do público maranhense. Mas o público pode esperar por outros grandes sucessos dos Titãs que também estarão no repertório.

Os Titãs se apresentam no Trapiche, na Ponta D’Areia, pontualmente à 0h30. Antes as atrações serão os DJs Glaydson e Arsênio (22h30) e Panda S.A (23h).

1 comentário »

Orquestra Sinfônica Brasileira

1comentário

A Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) é atração da segunda noite de shows comemorativos aos 400 anos de fundação de São Luís, nesta quinta-feira (6), às 20h, na Lagoa da Jansen. Com patrocínio exclusivo da Vale, mantenedora da Fundação OSB desde fevereiro de 2006, e apoio institucional do Governo do Estado, o espetáculo “São Luís: 400 anos de ritmo” mescla cultura popular maranhense e música erudita.

Artistas locais sobem ao palco durante a apresentação da OSB, que terá regência do maestro Leandro Carvalho. Será o “Tributo à Ilha do Amor”, com versões sinfônicas de composições maranhenses imortalizadas pelo tempo.

Ao todo, 200 profissionais, entre músicos, solistas, coristas, corpo de baile e percursionistas participam da apresentação, que será gravada. “O espetáculo será transformado em DVD, uma forma de eternizar esse momento único e comemorar os 400 anos da capital maranhense”, contou a secretária adjunta de Comunicação Social, Carla Georgina.

Parabéns

A festa começará com o tradicional “Parabéns pra você”, de Peter Heidrich, com arranjos inéditos de Mateus Araújo – regente da OSB Jovem – em ritmos maranhenses, passeando por estilos de diversos compositores – de Bach a Wagner. O músico Turíbio dos Santos sobe ao palco para interpretar a “Suíte de danças concertantes para violão e orquestra”, de sua autoria, junto com a OSB. Será a primeira audição mundial da obra.

Em seguida, a orquestra apresenta “Suíte maranhense”, de Ubiratan Sousa. Em três movimentos, a peça versa sobre elementos folclóricos como o Bumba-meu-boi e o tambor de crioula. Participam deste número o próprio autor, a cantora Anna Torres, o Coral São João e a Companhia Barrica. “Ao criar a suíte maranhense cumpro meu dever de transformar a música em uma linguagem para o público. Às vezes, nos esquecemos da beleza cultural do estado esse é o momento ideal para fortalecer nossas raízes”, contou Ubiratan Sousa.

Para encerrar a noite, a OSB faz um tributo ao povo de São Luís com algumas das mais importantes composições maranhenses, selecionadas pelo consultor artístico José Pereira Godão, em arranjos de Mateus Araújo e de Ubiratan Sousa. O violonista Victor Castro, o contrabaixista Pedro Duarte e um time de percussionistas do Maranhão se unem à orquestra para esta homenagem.

A apresentação da Orquestra Sinfônica Brasileira está entre projetos culturais patrocinados pela Vale para celebrar o quarto centenário de São Luís. Ao todo, são 10 projetos que buscam enaltecer a riqueza da cultura maranhense e valorizar a identidade regional. A conservação do patrimônio histórico material e imaterial, com suas matrizes culturais tradicionais, foram contemplados nestes projetos e alinhados aos princípios básicos que regem a política de patrocínios da empresa.

Ainda na programação da véspera do feriado, dia 6, o público poderá contar com o melhor da música maranhense em show de Sérgio Habibe, Oberdan Oliveira, Djalma Chaves, Tereza Canto e Josias Sobrinho, às 22h. Já às 22h40 o cantor e multi-instrumentista Papete sobe ao palco na Lagoa da Jansen para encerrar a noite do segundo dia de festa pelo quarto centenário de São Luís.

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS