Patrimônio do Brasil

1comentário

O bumba meu boi,uma das mais bonitas e criativas manifestações da cultura popular do Maranhão, recebeu a certificação como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, nesta quinta-feira (30), no Palácio dos Leões.A governadora Roseana Sarney e a ministra da Cultura, Ana de Hollanda, entregaram certificados a 300 grupos. Na ocasião, ainda foram homenageadas as pessoas que contribuíram para memória e preservação do boi no estado.

O registro foi concedido ao bumba meu boi do Maranhão há um ano, após ser aprovado pelo Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural, durante reunião do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), em Brasília. O tambor de Crioula do Maranhão é certificado desde 2007.

A governadora Roseana Sarney, uma apaixonada pela cultura popular do estado, afirmou que a certificação é mais um presente para os 400 anos de São Luís. “É uma homenagem para a nossa terra, a nossa capital. Esse é um reconhecimento do Brasil para a beleza e diversidade da nossa cultura. E com o comitê gestor, que foi criado hoje,será possível instituir políticas para a conservação e preservação do bumba meu boi”, disse.

Outro ponto destacado pela governadora, é que a certificação do bumba meu boi do Maranhão como Patrimônio Cultural do Brasil, vai divulgar a brincadeira para todo o mundo, atraindo turistas, influenciando na economia, e na geração de emprego e renda.

Para a ministra Ana de Hollanda, a certificação é muito importante não só para o Maranhão, mas para todo o Brasil. “A manifestação tem dois séculos de história registrada, agora também no Livro das Celebrações do Ministério. Os brincantes retratam uma história de fé e devoção, no qual o lúdico torna a festa ainda mais bonita, já que mobiliza um grande número de pessoas. O bumba meu boi é a mais rica e exuberante manifestação da cultura popular maranhense”, contou.

Segundo ela, era grande a emoção em participar desse momento único. “Como brasileira, eu fico emocionada de certificar o bumba meu boi como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil. Hoje eu me sinto parte dessa imensa comunidade boeira”, afirmou Ana de Hollanda.

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Luiz Fernando de Almeida, afirmou que o momento é de alegria e responsabilidade para construir o futuro. “É um orgulho para o Iphan esse trabalho de certificar manifestações culturais. Não é coincidência que esse momento aconteça no aniversário de 400 anos de São Luís. Com isso, será possível criar novas políticas públicas para valorização de patrimônios imateriais, como obumba meu boi do Maranhão. É uma maneira alegre para construir o futuro”, afirmou.

Presentes à solenidade, os secretários de Estado de Cultura, Olga Simão; de Turismo, Jura Filho; Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra; da Mulher, Catharina Bacelar; Relações Institucionais, Rodrigo Comerciário; Assuntos Estratégicos, Alberto Franco; de Programas Especiais, João Alberto; Esporte e Lazer, Joaquim Haickel; da Igualdade Racial, Claudett Ribeiro; Desenvolvimento Social e Agricultura Familiar, Fernando Fialho eo presidente da Comissão Central de Licitação, Francisco Baptista. Participaram ainda, os deputados estaduais Cesar Pires e Roberto Costa; o defensor público geral do Estado, Aldy Mello; a superintendente Regional do Iphan, Kátia Bogéa; e autoridades estaduais e municipais, além de representantes dos grupos de bumba meu boi do Maranhão.

1 comentário para "Patrimônio do Brasil"


  1. Rosa

    Justo e merecido Zeca Soares quem trabalha com cultura no Maranhão está orgulhoso deste momento porque a nossa cultura é muito rica e diversificada. Viva a nossa cultura!!!!!!!

deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: