Combate a criminalidade

0comentário

Um encontro entre dirigentes das Polícias Civil e Militar realizado, na tarde desta terça-feira (28), na sede da Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), definiu uma série de estratégias de um plano de ação de combate a criminalidade na Região Metropolitana de São Luís.

O trabalho do sistema de segurança estará focado na repressão ostensiva e preventiva contra ocorrências contra a vida, principalmente os homicídios, em localidades consideradas de risco pelas forças policiais, com base no banco de dados de registros criminais e estatísticos levantadas pelo Serviço de Inteligência da SSP.

A reunião aconteceu nas dependências da Superintendência de Polícia Civil da Capital (SPCC) e contou com a presença do superintendente, delegado Sebastião Uchoa; do comandante de policiamento metropolitano da Polícia Militar, coronel Jeferson Telles, e de delegados de Polícia Civil de várias unidades distritais da capital.

De acordo com a Polícia Civil, de 80% a 90% dos homicídios cometidos na capital são provenientes do envolvimento com o tráfico de drogas. “Em sua grande maioria é bandido matando bandido, execução e acertos de contas cometidos entre os próprios marginais”, afirma o delegado Uchoa.

“É esse o objetivo central, realizar um trabalho integrado com a Polícia Militar saturando as áreas de risco, as localidades de maior incidência de homicídios. Por isso esse nosso encontro entre os representantes das polícias. Vamos disponibilizar um contingente policial nas ruas cumprindo mandados e prisões temporárias de suspeitos, além de outras medidas cautelares”, enfatiza o superintendente da Capital.

Sebastião Uchoa adiantou que vai solicitar à Delegacia Geral de Polícia Civil a criação da Supervisão de Crimes contra a Vida e Proteção à Pessoa com quatro subdivisões que irão investigar crimes relacionados a homicídios. São eles: o Departamento de Investigação de Crimes Avançados, a Divisão de plantões, o Departamento de proteção a pessoa e testemunhas e o Departamento de Crimes Pretéritos.

Para o coronel Jeferson Telles, os registros de homicídios foram acentuados neste último fim de semana na capital em decorrência “de crimes eventuais como casos ocorridos dentro de casa ou na porta e crimes passionais envolvendo discussão entre casais”.

“Só nestes casos específicos, foram oito neste fim de semana que somados às ocorrências de praxe, entre execuções e acerto de contas, pipocou e prevaleceu o alto índice na capital. Não podemos nos acomodar e ficarmos inertes”, explicou o comandante do policiamento metropolitano.

Jeferson Telles acrescentou que, desde hoje, se encontra em andamento em bairros estratégicos de São Luís, operações da Polícia Militar com utilização de motocicletas, guinchos e diversas viaturas. “A operação foi deflagrada, nesta terça-feira (28), na Cidade Olímpica e não vai parar. Vamos atuar com vigor em localidades especificas da capital”, disse.

Estiveram presentes, ainda, à reunião de planejamento das ações, os delegados de Polícia Civil das unidades policiais do 1º, 2º, 5º, 09º, 10º e 11º distritos, das Especializadas de Homicídios e da Polinter e, também, das Supervisões de Áreas Integradas de Segurança Pública (Saisps) das Regiões Leste e Oeste de São Luís.

Sem comentário para "Combate a criminalidade"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: