Candidatos avaliam Ibope

8comentários

Os oito candidatos que concorrem à Prefeitura de São Luís analisaram os números da primeira pesquisa Ibobe divulgada hoje, pela TV Mirante, no JMTV 1ª edição. Procurados pelo BLOG, todos os candidatos comentaram os números, exceto o candidato João castelo não quis tecer qualquer comentário sobre a pesquisa.

João Castelo (PSDB)

Por meio da sua assessoria, o candidato João Castelo disse que não vai falar sobre os números de nenhuma pesquisa eleitoral.

Edivaldo Holanda Jr. (PTC)

“A avaliação da pesquisa é positiva. Agora que começou o palanque eletrônico e a pesquisa ainda não reflete o início da propaganda eleitoral o rádio e na televisão, mas é importante porque já começamos com dois dígitos e tendo um dos menores índices de rejeição. A campanha agora entra numa segunda fase e com a propaganda no rádio e na TV já estamos chegando na casa de todos os cidadãos de São Luís e isto terá um reflexo ainda maior na próxima pesquisa”.

Tadeu Palácio (PP)

“Eu acho todas as pesquisas interessantes e os números divulgados pelo Ibope são muito bons para mim e mostram uma tendência de crescimento. Eu não tinha a menor dúvida que iria perder alguma coisa por conta daquela questão de impgnação, mas isso já passou e a campanha está nas ruas. Eu me sinto muito à vontade porque sou eu e o povo contra todos porque as outras candidaturas tem um time em volta”.

Washington Luiz (PT)

“Eu recebi os números da pesquisa Ibobe com bastante tranquilidade, mas o sentimento que tenho é de um início de campanha bastante positiva por conta das caminhadas que venho realizando. Para mim a pesquisa é o grande estímulo para que possamos ampliar as atividades de campanha que serão intensificadas ainda mais a partir de agora”.

Eliziane Gama (PPS)

“Eu acho que a pesquisa não retrata o sentimento que estou vendo na cidade. A campanha começou agora com o início da propaganda no rádio e na televisão. Eu não tenho nenhuma dúvida que a nossa candidatura vai crescer muito e nós chegaremos ao 2º turno e vamos ganhar a eleição porque o sentimento nas ruas é forte e as pessoas cada vez mais estão querendo participar da nossa campanha”.

Haroldo Sabóia (PSOL)

“Esses números estão na margem de erro das fraudes e das manipulações de pesquisas feitas pelo Ibope. O Ibope errou em 12% no percentual dos dois candidatos a prefeito em 2008, tanto João Castelo como Flávio Dino. Eu não tenho recurso para fazer pesquisa e não acredito nelas até porque o que tenho sentido nas ruas é que a nossa candidatura estaria no patamar de 9 a 10% nas pesquisas”.

Marcos Silva (PSTU)

“Eu dira a você que essa pesquisa está manipulada porque em 2010 eu obtive nas urnas 2,9% e agora apareço com apenas 1%. Eu não sei quem é o dono e a quem interessa, mas essas manipulações são feitas para beneficiar aqueles que estão na frente por este motivo eu não levo essas pesquisas em consideração. Veja que, mesmo antes de confirmar a minha candidatura aparecia com mais de 3% por cento e agora que o partido faz uma campanha de fato pela 1ª vez eu apareço só com 1%”.

Ednaldo Neves (PRTB)

“Para mim este resultado é normal. Eu não fui pré-candidato, então enfrento essa questão de que sou desconhecido, além disso se observarmos a margem de erro eu posso estar com 1, 2 ou 3%. Eu acredito que, nas próximas pesquisas com o horário eleitoral no rádio e na televisão será possível verificar quem cresceu e quem não vai sair do lugar”.

8 comentários »

Ibope em Imperatriz

1comentário

O Ibope divulgou, nesta sexta-feira (24), sua primeira pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de Imperatriz (MA) neste ano. A pesquisa foi encomendada pela TV Mirante.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:

Sebastião Madeira (PSDB) – 58%
Rosângela Curado (DEM) – 15%
Carlinhos Amorim (PDT) – 11%
Justino Filho (PTC) – 2%
Major Melo (PSOL) – 2%
Kléber Miranda (PSB) – 0%
Adalberto Franklin (PT) – 0%
Aluísio Melo (PCB) – 0%
Branco/nulo – 5%
Não sabe/não respondeu – 7%

O nome do candidato Wilson Leite (PSTU) foi apresentado aos entrevistados, mas não foi citado por nenhum deles.

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de agosto. Foram entrevistadas 602 pessoas em Imperatriz. A margem de erro é de 4 pontos percentuais, para mais ou para menos.

A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), sob o número 00107/2012.

Rejeição
Entre os candidatos mencionados pelos eleitores como aqueles em quem não votariam de jeito nenhum, Justino Filho é o que apresenta maior índice de rejeição (28%). Em seguida, aparecem os candidatos Carlinhos Amorim, com 16%, Rosângela Curaro, com 15%, Major Melo e Wilson Leite, com 13% cada um, e Adalberto Franklin, Sebastião Madeira e Aluísio Melo, com 12% cada um.

Os eleitores que declaram que poderiam votar em todos os candidatos representam 4% do eleitorado. Outros 13% não sabem ou preferem não responder a respeito.

1 comentário »

Ibope em São Luís

11comentários

O Ibope divulgou, nesta sexta-feira (24), sua primeira pesquisa de intenção de voto sobre a disputa pela Prefeitura de São Luís, neste ano. A pesquisa foi encomendada pela TV Mirante.

Veja os números do Ibope para a pesquisa estimulada:
João Castelo (PSDB) – 33%
Edivaldo Holanda Jr. (PTC) – 18%
Tadeu Palácio (PP) – 15%
Washington Luiz (PT) – 5%
Eliziane Gama (PPS) – 5%
Haroldo Sabóia (Psol) – 1%
Marcos Silva (PSTU) – 1%
Ednaldo Neves (PRTB) –  0%
Branco/nulo – 10%
Não sabe/não respondeu – 12%

O Ibope também divulgou os índices de rejeição dos candidatos à Prefeitura de São Luís.

Veja os números:
João Castelo (PSDB) -33%
Tadeu Palácio (PP) – 24%
Washington Luiz (PT) – 15%
Haroldo Sabóia (Psol) – 12%
Marcos Silva (PSTU) – 11%
Edivaldo Holanda Jr. (PTC) – 9%
Eliziane Gama (PPS) – 9%
Ednaldo Neves (PRTB) – 8%
Poderia votar em todos – 4%
Não sabe/Não respondeu -15%

A pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 22 de agosto. Foram entrevistadas 805 pessoas em São Luís. A margem de erro é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA), sob o número MA-00108/2012.

11 comentários »

Histórias de Mimica

5comentários
Ex-vendedor de suquinhos, zagueiro Mimica relambra suas histórias no Castelão

O Globoesporte.com mostra hoje uma história muito comovente numa reportagem de Bruno Alves que conta a história do zagueiro Mimica. De vendedor de suquinhos no Castelão,o zagueiro é atualmente um dos destaques na campanha no Campeonato Brasileiro Série D. Mimica retornou ao Castelão e contou um pouco da sua história. Emocionate mesmo.

Aos nove anos, Mimica começou a trabalhar como ambulante no Castelão, vendendo suquinho e laranja. Da antiga arquibancada, hoje todo o estádio está com cadeiras, viu o gol do título de 1997 marcado por Marcelo Baron e lembra que já vigiou até o Monza do atacante Adãozinho.

“Sou boliviano desde criança. Sempre vinha assistir os jogos aqui trabalhando, vendendo suquinho e laranja. Vi o gol do Baron da arquibancada e me lembro que uma vez vigiei o Monza do Adãozinho. Hoje Deus me deu essa oportunidade de estar aqui no Sampaio e agora é dar o meu melhor”, contou.

Leia a reportagem completa

5 comentários »

Viva Nota

12comentários
Trinchão garante que não vai atropelar a Lei para acelarar a liberação de recursos do Viva Nota

Os clubes de futebol que não contem com o dinheiro do Viva Nota por pelo menos mais 30 a 40 dias. Ao contrário do que afirmaram os dirigentes da FMF antes do início da Copa União, os clubes terão que esperar um pouco mais.

Voltei a conversar hoje com o secretário de Fazenda, Cláudio Trinchão sobre a assinatura do novo convênio com os clubes de futebol por meio da Federação Maranhense de Futebol (FMF) que mais uma vez se mostrou decepcionado com a postura de dirigentes de futebol que tem atribuído à Sefaz, o momento de dificuldade pelo qual passam os clubes. “Nós compreendemos a dificuldades dos clubes, mas não posso aceitar que o atraso de calendário ou a situação financeira dos clubes seja culpa nossa. A Sefaz não está dificultando nada. Essa ajuda é importante, mas eles não podem achar que só teremos futebol aqui se tiver o Viva Nota. Você sabe que antes não era assim e agora querem atribuir à Sefaz essa situação”, afirmou.

Trichão voltou a reafirmar que não atropelará nenhuma etapa para acelerar a assinatura do convênio. “Podem fazer o que quiser, dizer o que quiser, mas não vou pular nenhuma etapa e vou seguir rigorosamente o que manda a Lei até finalizar todo o processo. Tenho ouvido muitas entrevistas de dirigentes de clubes e críticas nos blogs quanto à liberação dos recursos e quero dizer que não vamos atropelar nada e passar por cima da Lei”, explicou.

O secretário de Fazenda explicou que recebeu a documentação da FMF e encaminhou tudo para a Procuradoria. “Estamos cumprindo todos os prazos. Você nos ligou há 15 dias e disse que alguns requisitos ainda terão que ser cumpridos. Se tudo for aprovado pela Procuradoria, ainda teremos a licitação que correrá dos mesmos moldes das licitações que o Estado realiza, daí este prazo de 30 a 40 dias”, disse.

12 comentários »

Medicina e poder

13comentários

Um fato tem chamado a atenção no horário eleitoral no rádio e televisão é a quantidade de candidatos a vereador em São Luís que são médicos ou são profissionais da área médica. Quando levamos isso para o Maranhão inteiro, o número é assustador: são 695 candidatos a prefeito, vice e vereador.

Já imaginaram uma Câmara Municipal virando um hospital ou ambulatório? Tantos “eleitores pacientes” disputando atendimento nos gabinetes…

Pois bem. De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) 738 candidatos concorrem a 31 vagas na Câmara de São Luís. Desses, 33 são da área médica, sendo 19 médicos.

Em todo o Maranhão, 563 profissionais da área de saúde concorrem a uma vaga de vereador em suas cidades. A maioria são agentes de saúde (11), seguido por enfermeiros (146) e médicos (53). Concorrem a vereador no Maranhão 16 mil 225 candidatos, a prefeito 651 e a vice 645, totalizando 17 mil 521 candidatos nesta eleição.

Em relação a eleição de prefeitos no Maranhão 42 médicos estão concorrendo em todo o Maranhão, além de 20 candidatos a vice-prefeitos. Enquanto isso, em São Luís apenas um cadidato tem a formação profissional na medicina.

Mas o que estaria levando tantos médicos e tantos profissionais da área médica a disputar uma vaga na Câmara ou prefeitura?

De repente a política ficou melhor do que o exercício da medicina?

13 comentários »

Copa União

28comentários

Um resultado surpreendente foi registrado na noite desta quinta-feira, pela Copa União, no Estádio Nhozinho Santos. O Sabiá venceu o Sampaio, por 1 a 0, e chegou aos três pontos, enquanto segurou o time na capital com nenhum ponto. O gol foi marcador por Inácio, aos 38 minutos do segundo tempo.

Com o resultado, o Sampaio ainda não somou nenhum ponto, em dois jogos. A primeira derrota, também em São Luís, foi contra o Cordino. O Sabiá se reabilitou após uma derrota dentro de casa para Moto, por 3 a 0.

Próxima rodada, o Sabiá joga contra o Maranhão, na próxima quinta-feira, no Estádio Duque de Caxias, ás 15h45. O Sampaio voltar a jogar pela Copa União também na próxima quinta-feira, em São Luís, contra o São José, mas no domingo, no mesmo estádio, recebe o Mixto-MT, pela Série D do Campeonato Brasileiro.

Leia mais

28 comentários »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS