João de Fátima Pereira, o Queiroz (DEM), candidato pela coligação “O Futuro em Nossas Mãos”, é quem lidera a corrida eleitoral na cidade de Monção. Ele tem 49,8% de intenções de votos, segundo pesquisa Escutec/O Estado, divulgada ontem, e se as eleições fossem hoje estaria eleito. O instituto Escutec ouviu 303 pessoas, com faixa etária a partir dos 16 anos de idade, nos dias 15 e 16 deste mês, e registrou o levantamento na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA 00091/2012. A margem de erro da pesquisa é de 5% para mais ou para menos.
Jesiel Araújo (PPS), da coligação “Monção no Rumo Certo”, é o segundo em intenções de votos, com 39,6% de preferência do eleitorado. Não souberam ou não quiseram responder ao quesito 8,3% dos entrevistados e outros 2,3% afirmaram não votar em nenhum dos candidatos em disputa. Apenas estes dois candidatos compõem o cenário eleitoral em Timon.
Na pergunta “independentemente de seu voto, quem você acha que será eleito prefeito de Monção?”, de resposta espontânea, 53,5% dos eleitores afirmaram apostar na candidatura de Queiroz e 32,3%, em Jesiel Araújo.
No quesito rejeição, Jesiel Araújo leva desvantagem, com 40,9% de eleitores contrários a sua eleição. Queiroz, por sua vez, tem índice de rejeição de 37,6%. Não souberam ou não quiseram responder 15,8% dos entrevistados e outros 5,6% afirmaram não optar por nenhum dos dois candidatos.
A pesquisa consultou os eleitores sobre a opinião deles em relação às administrações federal, estadual e municipal. Ao todo, 86,5% declararam aprovar o governo Dilma (PT), 79,2% aprovaram o governo Roseana Sarney (PMDB) e 72,3% afirmaram não gostar da administração da prefeita Paulinha.
A pesquisa Escutec/O Estado entrevistou 147 homens e 156 mulheres nas zonas rural e urbana da cidade. Declararam terem estudado somente até a 4ª série do ensino fundamental 153 pessoas, ou 50,5% do total, e apenas 14 entrevistados ou 4,6% declararam terem cursado o ensino superior.
Gostaria de saber se a Escutec vai divulgar a pesquisa de votos daqui de São José de Ribamar.