O Hospital de Alta Complexidade Dr. Carlos Macieira reiniciou seu atendimento, nesta sexta-feira (17), com a reativação de leitos de clínica médica, de UTI e de UCI, além do setor de hemodiálise e dos serviços de exames de imagem e laboratoriais. Na reabertura da unidade, cadetes da Polícia Militar (PMMA), homens do Corpo de Bombeiros e funcionários dos Correios foram homenageados pela governadora Roseana Sarney e pelo secretário de Estado de Saúde (SES), Ricardo Murad, em agradecimento pelos trabalhos voluntários prestados na remoção dos pacientes internados no HCM – que teve uma ala do primeiro andar do prédio atingido por um incêndio na segunda-feira passada.
“Queremos agradecer a todos que deixaram seus serviços para ajudar na retirada dos pacientes com total maturidade e organização. Vocês são heróis porque participaram de uma ação vitoriosa, evitando o desastre maior que é a perda da vida. Todos deram uma demonstração de união entre todos os maranhenses”, disse a governadora.
Foram ativados 13 leitos de UTI adulto, cinco de UTI pediátrica, 12 de UCI, 36 de internação clínica, seis de hemodiálise e todo o serviço de apoio diagnóstico, com exames de imagem e laboratoriais.
Ricardo Murad garantiu que a parte atingida pelo incêndio está completamente isolada e todo o restante do hospital está completamente reestruturado e adequado para voltar a funcionar. “Temos absoluta segurança na reabertura dos serviços porque todo o sistema estratégico foi montado e testado pelos profissionais. Graças a Deus o susto passou, não tivemos vítimas e hoje podemos reabrir o atendimento à população no maior e melhor hospital de alta complexidade do Maranhão”, declarou.
Na próxima semana deverão entrar em atividade mais 13 leitos de UTI, 12 de UCI e 50 leitos de clínica médica. Após essa ativação, a única ala que permanecerá interditada será a do segundo andar onde estão instalados os outros 25 leitos de clínica médica, no bloco esquerdo do hospital.
Apesar da gravidade do acidente tudo foi solucionado com rapidez e ainda bem que o hospital já reabre para continuar realizando o atendimento da população de São Luís.