Primeiro Emprego

0comentário

A governadora Roseana Sarney lançou, nesta quarta-feira (15), no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, o Programa Estágio Viva Primeiro Emprego, uma nova versão do programa que pretende qualificar 15 mil pessoas, entre jovens e adultos, para atender às demandas do mercado de trabalho no Maranhão. “Lançado durante o meu primeiro governo, em 1996, essa é uma ação que se transformou numa das principais marcas do meu governo”, declarou Roseana Sarney.

Roseana Sarney ressaltou que nada é capaz de proporcionar mais satisfação a um governante do que garantir às famílias bem estar e segurança. “Todos nós crescemos com a expectativa de ingressar no mercado de trabalho, mas com as exigências do mundo moderno é necessário habilidade para ocupar as vagas oferecidas pelas empresas. O programa vem para suprir essa demanda”, ressaltou.

A governadora Roseana ressaltou que o Maranhão vive um momento de expectativas com a implantação de grandes investimentos, que superam R$ 100 bilhões, como a Refinaria Premium, Suzano Celulose, ampliação do Porto do Itaqui, entre outros empreendimentos. “Estudem, preparem-se para o mercado de trabalho, pois essa é uma ótima oportunidade de crescimento profissional para os jovens maranhenses”, destacou.

Formação continuada

O Estágio Viva Primeiro Emprego, desenvolvido pela Universidade Virtual do Maranhão (Univima), sob a coordenação da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Sectec), faz parte do programa de formação continuada Maranhão Profissional. A partir da integração do Governo do Estado com a iniciativa privada e instituições de ensino públicas e privadas, são desenvolvidas ações para formação profissional e oferecidos cursos profissionalizantes de extensão tecnológica.

A secretária de Ciência e Tecnologia, Rosane Guerra explicou que o programa visa à aproximação dos alunos que estão matriculados nos cursos de formação profissionalizante com as empresas. “Esse estágio dará a oportunidade aos estudantes de conhecerem como é o mercado de trabalho e, por outro lado, os empresários vão conhecer uma mão de obra qualificada”, declarou.

Atualmente, o Maranhão Profissional possui mais de 5 mil alunos matriculados em 700 cursos profissionalizantes nos 11 Centros de Ensino Tecnológicos do Maranhão. Rosane Guerra afirmou que podem participar do programa pessoas com idade entre 18 e 30 anos, que não possuem vínculo empregatício e estejam matriculados nos cursos de Qualificação Profissional ofertados pelas instituições parceiras.

Além de oferecer oportunidade de qualificação, o Estado garante o pagamento da bolsa aos estagiários, no valor de R$ 622,00, mais seguro contra acidentes pessoais. As empresas participantes devem dar condições adequadas de aprendizagem social, profissional, cultural e vale transporte.

Inscrições

Rosane Guerra explicou que as inscrições estarão abertas a partir do lançamento de editais específicos, publicados no portal do Programa de Estágio Viva Primeiro Emprego (www.primeiroemprego.ma.gov.br) e no Diário Oficial do Estado do Maranhão. A ação será realizada nos municípios de São Luís, Açailândia, Barra do Corda, Brejo, Carolina, Caxias, Codó, Imperatriz, Pedreiras, Pinheiro e Santa Inês.

Ao final do estágio, os alunos receberão um certificado de Qualificação Profissional, atestando experiência na área de formação do curso e do estágio e ainda terá maior oportunidade de ser efetivado na empresa em que estagiou.

Sem comentário para "Primeiro Emprego"


deixe seu comentário

Twitter Facebook RSS
%d blogueiros gostam disto: