O candidato a prefeito da cidade de Bacabal, Zé Alberto (PMDB), que concorre pela coligação “Renova Bacabal”, lidera a disputa nas intenções de votos, com 41,3% de preferência do eleitorado. É o que aponta a pesquisa Escutec/O Estado, realizada entre os dias 2 e 3 deste mês nas zonas rural e urbana da cidade. A pesquisa, que tem margem de erro de 4% para mais ou para menos, ouviu 400 pessoas e foi registrada na Justiça Eleitoral sob o protocolo MA-00073/2012.
O segundo colocado na pesquisa é o deputado estadual Zé Vieira (PR), que concorre no pleito pela coligação “Bacabal de Novo nas Mãos do Povo”. Ele aparece com 34,8% das intenções de votos. Terceiro colocado no levantamento, Nonato Chaves (PRB), pela coligação “Uma Nova História para Bacabal”, tem apenas 8% das intenções de voto.
No quesito resposta espontânea sobre a opção entre os candidatos, o peemedebista também lidera as intenções de voto, com 39,3% de indicações de eleitores. Na espontânea, Vieira também está na segunda colocação, com 34,5%. Na pergunta espontânea, ele dispõe de 6,3% de preferência.
Na pergunta, “Independentemente do seu voto, quem você acha que será o novo prefeito de Bacabal?” – de resposta espotânea -, 47,5% do eleitorado opinaram por Zé Alberto; 30,5% por Zé Vieira e apenas 1,5% disseram acreditar na vitória de Nonato Chaves. Ao todo, 20,3% dos entrevistados não souberam ou não responderam ao quesito.
Rejeição – O candidato com menor índice de rejeição é Zé Alberto, com 18,8%. O segundo no levantamento é Nonato Chaves com 22,3% e Zé Vieira é o candidato mais rejeitado do pleito, com 43% dos entrevistados com a indicação de que não votam nele em hipótese alguma. Neste quesito, 13,2% não respondeu ou não soube e 2,3% disse não votar em nenhum dos candidatos.
Neste mesmo quesito, mas de forma espontânea, 39,3%% afirmaram que não votariam em Zé Vieira; 20,3% em Nonato Chaves e 19,5% não votariam em Zé Alberto.
A pesquisa Escutec, ouviu 400 eleitores com faixa etária a partir dos 16 anos de idade em Bacabal. Ao todo, 186 entrevistados são do sexo masculino e 214 do sexo feminino.
Eleitores com a faixa etária de 16 a 24 anos somaram 84, ou 21%; outros 123 entrevistados tinham de 25 a 34 anos, o que corresponde a 30,8 dos questionários; 120 tinham de 35 a 49 anos de idade (30%) e 73 entrevistados, ou 18,3% do total, tinham mais de 50 anos de idade.
Em relação ao grau de instrução, 149 declararam ter estudado somente até a 4ª série do ensino fundamental, o que corresponde a 44,8% do total e apenas 43 pessoas, ou 10% do total, afirmaram ter o ensino superior (completo/incompleto).
A pesquisa foi subdividida por nove setores, que incluiram os bairros de Centro, Ramal Juçaral; Parque Amazonas; Esperança Vila São João e Santos Dumont; Pantanal Cururupu; Vila Frei Solano; Novo Bacabal; Vila Coelho Dias; Vila Pedro Brito; Areias; Setubal; Trizidelas; Cohab; Alto da Assunção; Cohabinha; Brejinho; Boa Vista e Aldeias.
A Escutec quis saber dos eleitores bacabalenses a opinião sobre om desempenho dos atuais gestores federal, estadual e municipal.
A presidente Dilma Rousseff (PT) tem aprovação de 92,5% dos eleitores de Bacabal. A governadora Roseana Sarney é aprovada por 54,8% dos bacabalenses e o prefeito Raimundo Lisboa (PDT) tem a gestão rejeitada por 64% da população, segundo a pesquisa Escutec.