A orla da Avenida Litorânea tornou-se palco, pelo segundo fim de semana consecutivo, do projeto Maranhão Feliz, evento realizado pela Secretaria de Estado do Esporte e Lazer (Sedel) que tem o objetivo de promover a prática de atividades esportivas e de lazer para a população maranhense.
Este ano, a Sedel decidiu levar o projeto para a praia durante todos os fins de semana de julho, período de férias. As atividades estão sendo realizadas na área da barraca Mundo Milhas.
Com uma programação diversificada e destinada a crianças, adultos, idosos e pessoas com deficiência, o projeto Maranhão Feliz atrai, a cada dia, mais pessoas que buscam um pouco de lazer.
Na programação do último fim de semana, a Sedel promoveu minitorneios de beach handball, basquete, beach-tênis e travinha. Outras atividades desenvolvidas foram peteca, jogos de salão, ginástica aeróbica e, claro, recreação para as crianças.
O projeto Maranhão Feliz também serviu de preparação dos Jogos Escolares Maranhenses (JEMs). Algumas equipes das redes pública e particular que estarão na Etapa Estadual dos JEMs estiveram participando das modalidades esportivas.
“Eu pratico basquete e nossa equipe está se preparando para a disputa dos JEMs no próximo mês. A gente está treinando na escola e, sempre que dá, treinamos aqui na praia”, disse o estudante Guilherme Rayol.
De acordo com Aragão Neto, integrante a organização do Maranhão Feliz, o importante é conseguir democratizar a prática do esporte e lazer à sociedade maranhense agregando a esse objetivo, as famílias.
O projeto Maranhão Feliz está em sua segunda edição. Antes de começar a ser realizado na Avenida Litorânea, neste mês de julho, o projeto passou pelos bairros Coreia de Cima, em São Luís, e Residencial Nestor, em São José de Ribamar. De acordo com o calendário divulgado pela Sedel já estão programados, pelo menos, sete edições este ano, incluindo capital e interior.