Funac é interditada

0comentário

A pedido do Ministério Público do Maranhão, o Poder Judiciário determinou a interdição do Centro de Juventude Esperança (Unidade da Maiobinha da Fundação da Criança e do Adolescente – Funac). O ingresso de novos internos está proibido e os adolescentes abrigados devem ser transferidos em até 30 dias. Em caso de descumprimento, o Estado do Maranhão será obrigado a pagar multa diária de R$ 50 mil.

As condições estruturais insalubres, instalações sanitárias deterioradas, as fugas constantes e homicídios dentro da unidade, além da superlotação, motivaram a 2ª Promotoria de Justiça Cível de São José de Ribamar a ajuizar Ação Civil Pública contra o Estado do Maranhão e a Funac solicitando a interdição da unidade.

Na manifestação ministerial, o promotor de justiça Carlos Henrique Brasil Teles de Menezes classifica a situação dos internados como “caótica” e em desacordo com a política de ressocialização estabelecida no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Pela decisão da juíza Ana Cristina Ferreira Gomes de Araújo, os adolescentes internados devem ser transferidos para outras unidades de internação definitiva da Funac que disponham de ambiente higienizado e atendam às exigências da Lei do Sinase – Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo.

A lei foi sancionada em janeiro de 2012 e estabelece, nas unidades de atendimento em regime fechado, espaços para atividades físicas e a oferta de serviços de educação, saúde, lazer, cultura, esporte e profissionalização.

O MPMA questiona a insalubridade do Centro de Juventude Esperança e o comprometimento da sobrevivência humana em condições dignas. Na avaliação do promotor de justiça Carlos Henrique Brasil Teles de Menezes, a manutenção do espaço coloca “em risco iminente a saúde e bem estar dos adolescentes internados e da equipe de servidores públicos que ali exercem suas atividades”.

sem comentário »

Três meses

1comentário

Hoje, 23 de julho, completa-se o terceiro mês do assassinato do jornalista Décio Sá, crime acontecido no dia 23 de abril deste ano na avenida Litorânea, em um bar. A polícia conseguiu elucidar o crime, e segundo a delegada que investiga o caso, mais de 80% da investigação já está concluída.

Porém, a família de Décio Sá acha que a polícia ainda deve prender mais pessoas. Hoje pela manhã, o repórter Marcial Lima teve oportunidade de conversar com Silvana Sá, viúva de Décio Sá que está grávida de 5 meses, e Vilenir Sá, irmã do blogueiro vítima da pistolagem.

As duas conversaram muito sobre os três meses em que aconteceram vários problemas, e contestaram numerosas informações que surgiram de lá pra cá.

Sobre o seguro que foi divulgado, que Décio Sá teria pago para a família uma apólice no valor de 300 mil reais, Silvana Sá nega esta informação. Ela declara que não existe este seguro com este valor, e que o verdadeiro valor é de um seguro de 10 mil reais pelo Bradesco, quantia esta que Silvana Sá afirma que ainda não recebeu. Ela ainda está providenciando documentos pessoais, da polícia, cópias do inquérito, para poder comprovar este seguro pago, que será recebido em uma única parcela.

Sobre um cofre com R$ 1 milhão de reais que estaria guardado na casa de Décio Sá em São Luís, Silvana Sá novamente nega a existência, considerando um mero boato, pelo fato de que a polícia nunca esteve dentro da casa do jornalista Décio Sá, que se localiza no Parque Shalon. O notebook de Décio, solicitado pela polícia, foi levado por Silvana para a sede da SEIC, no Bairro de Fátima.

Com relação as investigações, a viúva acredita em outras participações na morte do jornalista Décio Sá, principalmente na descoberta de outros mandantes. A família elogia o trabalho da Polícia Civil até então, mas acredita que mais pessoas estão envolvidas neste crime de encomenda. Também afirmam que a Polícia Federal precisa entrar no caso de maneira mais intensa.

No fim da tarde de hoje, uma missa de terceiro aniversário de morte do jornalista Décio Sá, na igreja de Nossa Senhora da Conceição, no bairro do Monte Castelo.

Ouça a entrevista de Marcial Lima

1 comentário »

Dorival no Flamengo

1comentário

Era apenas questão de tempo. Com os últimos resultados não tinha dúvida que a queda de Joel Santana estava muito próxima. E nesta segunda-feira, o Flamengo confirmou a demissão do seu treinador.

A demissão de Joel foi decidida após duas rerrotas consecutivas do Flamengo No Brasileirão por 3 a 0 para o Corinthians, em pleno Engenhão e por 1 a 0 para o Cruzeiro, neste domingo, em Minas.

O nome mais cotado para assumir o cargo é o de Dorival Júnior que até a semana passada era treinador do Internacional. O anúncio oficial pela presidente Patrícia Amorim deve acontecer nesta terça-feira.

O Flamengo é o 10º colocado com apenas 15 pontos em 11 jogos realizados com 4 vitórias, 3 empates e 4 derrotas. O próximo adversário do Fla será a Portuguesa-SP, na quinta-feira, às 21h, no Engenhão. No domingo, o Fla enfrenta o São Paulo, às 16h, no Morumbi.

1 comentário »

Propaganda definida

0comentário

O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) definiu nesta segunda-feira (23), as emissoras geradoras da propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão e elaboração do plano de mídia para as Eleições 2012, na capital maranhense. A definição foi feita por meio de sorteio. A geradora do programa de TV em São Luís será a TV Difusora. O programa de rádio será gerado pela Rádio Capital AM.

A propaganda gratuita no rádio e na TV começa no dia 21 de agosto e vai até o dia 4 de outubro, de segunda a sábado. A propaganda para os candidatos a prefeito e vice será veiculada às segundas, quartas e sextas-feiras. A propaganda dos candidatos a vereador será veiculada às terças, quintas e sábados.

O candidato da coligação ‘Juntos por São Luís”, Washington Luís abre a propaganda dos candidatos a prefeito no dia 22 de agosto (quarta-feira), depois seguem os candidatos Haroldo Sabóia (Coligação São Luís o caminho é a Esquerda), João Castelo (Coligação Para fazer muito mais), Marcos Silva (PSTU), Eliziane Gama (PPS), Edivaldo Holanda Júnior (Coligação Muda São Luís), Edinaldo Neves (PRTB) e Tadeu Palácio (Coligação Construíndo uma nova história).

sem comentário »

Fim das ditaduras

6comentários

Acabar com a reeleição ilimitada de dirigentes de federações e confederações esportivas, restringir em dois mandatos a duração máxima de um mandato e acabar com o nepotismo nestas entidades. É esta a proposta do senador paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB), que a partir do Projeto de Lei 253/2012 quer disciplinar entidades como, por exemplo, a Confederação Brasileira de Futebol, o Comitê Olímpico Brasileiro e as federações estaduais de futebol (assista no vídeo ao lado os argumentos do senador em defesa do projeto).

O projeto, apresentado nesta semana no Senado Federal, vai tramitar inicialmente na Comissão de Educação, Cultura e Esporte da Casa e, segundo o senador, tem como principal objetivo acabar com as “verdadeiras dinastias” em que se transformaram as entidades esportivas no Brasil.

– Muitos destes presidentes se perpetuam durante décadas no poder. Isto precisa ser modificado – declara Cássio, que já foi governador do Estado e agora está em seu primeiro mandato como senador.

Cássio Cunha Lima explica também que, de acordo com seu projeto, as regras eleitorais para entidades esportivas se assemelhariam mais aos de cargos eletivos da estrutura política do país. Desta forma, os parentes dos presidentes de federações e confederações também estariam impedidos de se candidatar na eleição subsequente.

– Queremos acabar com as eleições que privilegiam o prestígio decorrente do parentesco. Para tanto, prevemos que se tornem inelegíveis os cônjuges e parentes consanguíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoção, do dirigente eleito para o mandato com exercício imediatamente anterior às eleições – explica.

Na prática, o projeto pretende alterar trechos da chamada Lei Pelé (Lei nº 9.615, de 24 de março 1998), para assim “fixar regras de reeleição e de duração dos mandatos dos dirigentes de entidades desportivas”.

– A ideia é que a Regra Geral das Eleições seja aplicada também nas eleições de entidades esportivas. O Congresso Nacional estabeleceu que presidentes, governadores e prefeitos só podem ser eleitos uma única vez. Queremos que isto valha também para estas entidades. A alternância de poder é algo muito salutar para a democracia. Este é o principal objetivo do projeto.

Globoesporte.com

6 comentários »

E agora?

3comentários

“Devo esperar para ver se posso jogar a WNBA. Vou ver com meus agentes as possibilidades e depois volto para o Maranhão Basquete.” Quanto à seleção, a dúvida é ainda maior. “É uma incógnita, um ponto de interrogação.”

A frase é da jogadora maranhense Iziane

3 comentários »

68 mil atendimentos

2comentários

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs 24h) têm contribuído para desafogar o sistema de saúde de São Luís, sendo uma boa opção para quem precisa recorrer ao Sistema Único de Saúde (SUS) na capital maranhense.

Sempre lotadas, as cinco unidades espalhadas pela capital atendem pacientes provenientes dos bairros de São Luís e do interior do estado que vêem no atendimento rápido, bem como na qualidade dos serviços prestados, os grandes diferenciais das unidades.

Somente no mês de junho, mais de 68 mil atendimentos foram realizados pelas UPAs do Itaqui-Bacanga, Araçagi, Parque Vitória, Cidade Operária e Vinhais.

A enfermeira Luciana Regina Cordeiro Santos esteve nesta quinta-feira (19) na UPA do Vinhais em busca de atendimento para sua filha de 12 meses.

“Esta é a segunda vez que trago minha filha aqui, mesmo ela tendo plano de saúde. Considero o atendimento muito bom, rápido e eficiente. Venho porque o atendimento é rápido e nas pediatrias dos hospitais particulares são sempre muito cheias e a gente acaba perdendo muito tempo. Além disso, acho os médicos da UPA melhores preparados”, relatou.

A avaliação é compartilhada pelo lavrador José Ribamar Oliveira, do município de São Mateus. “Fiquei internado na UPA e só tenho que agradecer aos profissionais. Médicos, enfermeiros e assistentes sociais que me deram toda a atenção. Saio melhor e agora vou continuar o tratamento”, declarou.

2 comentários »

Novo endereço

0comentário

Nesta segunda-feira, a partir de 8h, as atualizações do blog estarão suspensas para mudança de endereço.

A partir de agora, o internauta que acompanha o Blog do Zeca Soares deverá acessar o novo endereço http://blogsoestado.com/zecasoares, mas continuará hospedado no Imirante.

A nova plataforma permitirá maior interatividade com os leitores e facilitará ainda mais a atualização.

Obrigado pela compreensão de todos.

sem comentário »

Ouro no karatê

1comentário

O menino João Lucas conquistou o ouro para o Maranhão no 5º World Championship Wuko de Karatê, na modalidade Kata.

A competição reúne crianças e adolescentes nas categorias cadetes e juniores e está sendo disputada em Teresina.

Aos 13 anos, João Lucas é uma das revelações do karatê no Maranhão e está competindo com atletas da África do Sul, Argentina, Canadá e Itália.

Parabéns, João Lucas!!!

1 comentário »
https://www.blogsoestado.com/zecasoares/wp-admin/
Twitter Facebook RSS