Por Zeca Soares • quinta-feira, 19 de julho de 2012
A Federação Maranhense de Futebol anunciou no fim da tarde de hoje o adiamento da Copa União. A competição tinha início previsto para o dia 26, mas devido à indefinição quanto à liberação dos recursos do Viva Nota ficou para uma outra data ainda a ser confirmada pela FMF. Pela manhã, conversei com o secretário de Fazenda, Cláudio Trinchão e pelo que entendi, o governo quer ajudar os clubes, mas precisa encontrar os meios legais. E este tem sido o grande problema devido à situação da FMF.
O quem ninguém poderia imaginar é que a Federação Maranhense de Futebol numa atitude de total irresponsabilidade pudesse chegar a confirmar o início da competição e não viabilizá-la financeiramente. Quer dizer então que, se não tiver o dinheiro do Viva Nota não tem mais futebol por aqui?
Não é o poder público que tem que bancar competições de futebol. O patrocínio e o incentivo por parte do governo do Estado com o Viva Nota são importantes, mas o futebol não pode depender apenas da verba pública.
Com o adiamento do início da competição é bem provável que nos próximos dias, outras equipes sigam o caminho de Santa Quitéria e Viana que já desistiram de participar da competição. Pelo visto, além da falta de recursos, essa competição está ameaçada também de ser realizada por falta de participantes.
Só resta perguntar agora como fica a situação dos clubes que confiaram na palavra dos dirigentes da FMF e montaram suas equipes para uma competição que pode até não acontecer? Quem sabe explicar?
Categoria Futebol
Por Zeca Soares • quinta-feira, 19 de julho de 2012
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) irá participar com um estande temático, da 64ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que acontece de domingo (22) a 27 de julho, no campus Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em São Luís. O evento terá como tema central “Ciência, Cultura e Saberes Tradicionais para Enfrentar a Pobreza”.
Durante a SBPC, a secretaria desenvolverá uma série de atividades em estante temática, instalado na SBPC Jovem, cuja programação é voltada para estudantes do ensino básico. A Seduc realizará nos seis dias de evento, videoconferências; oficinas de leituras e rodas de conversas e exposições de projetos educacionais como: “Amicro do Peito”; “Experimentoteca”.
Além disso, serão apresentados no estande temático da educação os programas Experimentoteca, Profuncionário, Proinfantil, Gestão Educacional, Programa Alfa e Beto, e Programa Brasil Alfabetizado.
Alunos da rede estadual de ensino também participarão do evento com visitações diárias agendadas pela Seduc e apresentarão projetos de iniciação científica.
Categoria Notícias
Por Zeca Soares • quinta-feira, 19 de julho de 2012
A Copa União vai começar no dia 26 de julho, mesmo sem a confirmação se teremos ou não o programa Viva Nota. Em contato por telefone, o secretário Cláudio Trinchão voltou a afirmar que o governo quer ajudar o futebol, mas precisa ter o aval da Procuradoria do Estado para a assinatura do convênio que prevê a liberação de recursos da ordem de R$ 2 milhões para os clubes de futebol e FMF.
“O assunto ainda está na Procuradoria. Eu acredito que até na próxima semana teremos o parecer jurídico. Posso adiantar a você que o governo quer dar a sua contribuição ao futebol, mas tudo deve ser feito dentro da lei”, afirmou Trinchão.
Mas qual é o problema? Até o ano passado, os recursos do Viva Nota eram repassados pelo Estado aos times por meio da Ama Clubes. No início deste ano, o presidente da FMF, Antônio Américo promoveu uma reunião e conseguiu com a participação dos clubes tirar o gerenciamento dos recursos da Ama.
Como a saúde financeira da FMF não é nada boa, pois como herança o ex-presidente Alberto Ferreira deixou um enorme débito de INSS, FGTS, dentre outros, a entidade anunciou a criação do Instituto de Futebol para receber a grana.
Este é o problema. A FMF garante que não há necessidade dessa entidade ter pelo menos um ano de existência como muitos, inclusive o titular deste blog entende. O assunto foi parar na Procuradoria que até agora não conseguiu chegar a uma conclusão.
Esta definição é esperada há mais de dois meses. E pelo andar da carruagem, tudo leva a crer que, se a Procuradoria não aceitar os argumentos jurídicos da FMF, os clubes não receberão este ano nenhum centavo do Viva Nota, a menos que encontrem outra saída.
Categoria Notícias
Por Zeca Soares • quinta-feira, 19 de julho de 2012
O promotor de Justiça Luís Fernando Cabral Barreto Júnior, titular da 5ª Promotoria de Justiça Especializada em Proteção ao Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís, esteve reunido ontem com o presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária, Osvaldo Rodrigues Serra, para tratar da retomada das vistorias a pet-shops, realizadas em conjunto pelas instituições.
Na reunião ficou acordado que as vistorias serão retomadas no mês de agosto e, inicialmente, serão realizadas em seis estabelecimentos que não haviam se regularizado quanto à necessidade da presença de um responsável técnico.
Os pet-shops serão informados das vistorias e dos itens mínimos para o seu funcionamento adequado. Também serão vistoriados pelo MPMA e CRMV os estabelecimentos que se dedicam à hospedagem de cães e gatos e clínicas veterinárias.
A questão dos pet-shops vem sendo acompanhada de perto pela 5ª Promotoria de Justiça Especializada em Proteção ao Meio Ambiente, Urbanismo e Patrimônio Cultural de São Luís e já foi, inclusive, tema de uma audiência pública realizada pelo MPMA em 21 de março desse ano. A audiência discutiu a ausência de médicos veterinários em pet-shops para orientação dos consumidores e realização de procedimentos com os animais.
“O responsável técnico é o principal instrumento para prevenir maus tratos. Também há procedimentos que, sem a presença de um veterinário, expõem os animais ao perigo e as pessoas que mantêm contato, como contaminação por raiva”, explicou, na audiência, o promotor Fernando Barreto.
Categoria Notícias
Por Zeca Soares • quinta-feira, 19 de julho de 2012
O Sampaio retirou do seu site as quatro repostagens publicadas sobre a campanha do presidente do clube à Câmara de São Luís. Pouco mais de 20 minutos após a divulgação da matéria aqui e no blog do Bruno Alves, a diretoria do clube entendeu que o site do clube não é o site do candidato.
Detalhe. O clube não poderia ter retirado todas as matérias do ar sem qualquer explicação. Se não há nada errado porque então o Sampaio retirou as matérias do ar? Verdadeiramente, o Sampaio erra ao se deixar ser utilizado desta maneira e por apagar a “marca do crime” deixando os vestígios que estão nas imagens postadas abaixo
Veja nesta postagem as matérias que foram excluídas do site do Sampaio
É por aí…
Categoria Futebol • Sampaio
Por Zeca Soares • quinta-feira, 19 de julho de 2012
Não gosto da relação entre políticos e times de futebol. Os políticos sempre se aproveitam dos clubes e depois pulam fora como se não tivessem se beneficiado de nada. Esse filme é velho por aqui e o final sempre é triste para o clube.
Fiquei estarrecido com o que acabei de ver no site do Sampaio. O clube entrou de vez na campanha do seu presidente que concorre a uma vaga na Câmara de São Luís. Não sei se estava vendo o site de um time de futebol ou do candidato. Uma confusão só!
Numa das reportagens publicadas, o site do clube diz até que a programação de treinamento do time de futebol foi modificado em função da possível participação de atletas numa atividade de campanha do candidato. Isto em plena campanha do Brasileirão! Ué, o foco não é a Série D.
Em outra, um candidato a prefeito é apresentado ao técnico do clube. Seria este o novo reforço para o Brasileirão?
Confesso que tudo isso chama bastante atenção. A pergunta que faço à Justiça Eleitoral isso pode?
Veja o site do Sampaio
Categoria Futebol • Sampaio